decoração, 2022, tendências, sustentáveis

DYF – Tendências de decoração sustentável para 2022

Quando pensamos em decorar a casa nem sempre colocamos como prioridade a reutilização de objetos ou até mesmo um método mais sustentável de decoração. Para nossa surpresa, em 2022 a principal tendência de decoração é essa, a decoração sustentável.

Portanto, preparamos um texto bem completo para você conhecer melhor esse perfil de decoração e como você pode aplicar de forma simples na sua casa. Veja!

Sustentabilidade e decoração:

Para 2022 muitos arquitetos e decoradores acreditam que a revolução da sustentabilidade pode ser o segredo para uma casa bem decorada, com elementos minimalistas e sofisticados.

A mistura de plantas e objetos rústicos na decoração irão compor um cenário muito atrativo, extremamente moderno e aconchegante. Trazendo para as decorações do dia a dia elementos industriais e com acabamentos bem simples como: prateleiras em caixotes, camas em pallets e até prateleiras feitas de madeira de reciclagem.

Todos esses acessórios decorativos compõem um ambiente completo para você e sua família, com muita sustentabilidade, reutilização de vários objetos e respeito com a natureza.

Algumas pessoas acreditam que a decoração minimalista é exclusivamente feita por pequenos acessórios e móveis de cores neutras em ambientes amplos e abertos. Contudo, conceitos como esses podem cair na monotonia quando falamos de ambientes.

Pense bem, se você decorar sua sala de jantar com cadeiras de madeira aparente, com uma mesa mais rústica de concreto, terá dois elementos sustentáveis que harmonizam entre si, sem necessariamente precisar estar em um ambiente aberto ou ao ar livre, por exemplo.

Vale dizer que a decoração sustentável não é só para o jardim ou para a sacada, ele pode estar na sua sala, no seu escritório ou até mesmo na sua cozinha, tudo depende da sua criatividade e adaptação do espaço.

Levando a decoração de fora para dentro:

Com a chegada do distanciamento social, vimos muitas pessoas optarem por melhorarem ambientes como cozinha, varanda gourmet ou escolherem condomínios com churrasqueiras.

Mudanças como essas foram o estopim para que muitos elementos, anteriormente usados fora de casa, estivessem presentes na sua cozinha, por exemplo. Como a utilização de caixotes suspensos para acomodar utensílios de cozinha.

Ele pode ser usado tanto como prateleiras como artigos decorativos para plantas e vasos na sua cozinha. Essa é uma forma muito sustentável de levar um pouco do seu ambiente externo para dentro de casa.

Acessórios em palha ou em renda:

A renda é um clássico nas decorações, nisso podemos incluir mantas, toalhas e até mesmo a rede. A combinação de acessórios de renda e palha dão uma sensação de frescor e podem ser adaptados para qualquer ambiente.

No seu quarto você pode adaptar luminárias feitas de sisal ou até mesmo em palha com base de material reciclável como: potes que já não são mais usados, algumas panelas adaptadas com sisal em volta, podem se tornar ótimos cachepôs de plantas ou suporte para velas.

A combinação destes materiais com artigos de renda como: toalhas ou até mesmo como um revestimento interno da luminária, além de deixar o acessório super diferente, deixa seu ambiente muito sofisticado.

Artigos produzidos em casa:

Aposto que você já viu algum daqueles vídeos bem rápidos ensinando a fazer mesinhas de centro, de canto, paradouros e até mesmo raques em casa mesmo com móveis usados. Essa novidade tem a missão de dar uma cara nova a algo antigo e está crescendo muito na área da decoração.

A inovação daquilo que já temos, além de proporcionar economia, ainda proporciona um artigo exclusivo, feito sob medida para sua casa e claro, combinando perfeitamente com a sua decoração.

Se você gosta de ideias como essas, saiba que essa é uma forma super sustentável de decorar, ou redecorar a sua casa ou apartamento. Pois, assim, você poderá deixar o móvel “novo” do seu jeito e sem gastar muito.

Essa modalidade de inovação não é novidade entre decoradores, eles já aplicam essa técnica há tempos, mas agora, você pode começar a colocar em prática na sua casa também.

Tendência não é seguir tudo à risca:

Uma dica importante é dizer que tendência é algo que está em alta no mercado, mas nem sempre é necessário seguir tudo à risca, na maioria das vezes um toque pessoal pode personalizar o ambiente e deixá-lo incrível.

Trabalhar com tendências consiste em conhecer a ideia central do que está em alta, mas sempre focar no que você quer para sua casa. Considerando sempre as peculiaridades da sua residência como: espaço, área de decoração e qual a proporção da mudança.

Saber tudo isso sobre a sua casa vai te ajudar a harmonizar os ambientes e compreender melhor como essa decoração ficará na sua casa. Claro, que não é necessário mudar toda a casa, mas que dar um toque pessoal e acoplar artigos sustentáveis, ou personalizados por você pode ser interessante, isso com toda a certeza!

Aposte em artigos revitalizados, móveis produzidos por você, ou até mesmo algum acessório de produção própria com a sua criatividade para que sua casa tenha a sua cara!

Conclusão:

Para ter uma decoração sustentável para sua casa você não precisa de muito, basicamente é enxergar novas possibilidades para algo que está encostado lá no canto. Muitas vezes apenas pintando e revitalizando uma mesinha ou cadeira, você já mudará completamente o ambiente.

Portanto, aposte primeiro no que você já tem, depois veja em artigos rústicos novas possibilidades. Para adaptá-las à sua decoração basta dar o seu toque pessoal, uma boa lixada, um verniz e pronto.

Por fim, não pense que as tendências ditam o que você tem que ter em casa, tenha elas sempre como inspiração, mas lembre-se que quem conhece sua casa é você. Por isso, sempre dê o seu toque pessoal, assim você deixará sua decoração na moda e com a sua cara.


Rolar para cima