casa sustentável

Tecnologias e Dicas Sustentáveis para sua casa

A sustentabilidade imobiliária é um assunto que está sempre em alta, neste artigo falaremos sobre como as construtoras aplicam a sustentabilidade nos imóveis do futuro e como você pode colocar em prática no seu imóvel.

Com o aumento das preocupações com mudanças climáticas, esse tipo de investimento está cada vez mais ganhando força entre as construtoras e investidores. A habitação sustentável tem sido cada vez mais procurada e desperta o interesse de entusiastas do design e da sustentabilidade.

Você também pode dar o primeiro passo em direção a um mundo mais sustentável.Quer saber como? Confira neste artigo mais informações sobre o assunto.

O que é uma construção sustentável?

Uma construção autossuficiente é um imóvel que não terá um impacto significativo no meio ambiente quando for projetada. Ou seja, aplicam-se tecnologias e inovações que têm como objetivo reduzir o desperdício e reduzir os custos de energia.

O principal objetivo desses imóveis é contribuir para o meio ambiente e proporcionar retorno financeiro, através de economia nas contas de luz e água.

Os imóveis sustentáveis podem gerar recursos próprios, que vão desde a instalação de sistemas solares fotovoltaicos, ou até mesmo podem partir de ações habituais simples, como desligar luzes quando não forem necessárias e fechar torneiras enquanto escova os dentes, por exemplo, reduzindo o consumo de água.

Tecnologias para deixar sua casa mais sustentável

Confira algumas dicas de como deixar a sua casa mais sustentável através de algumas dicas, tecnologias e inovações do mercado.

1- Energia solar:

A energia solar residencial é uma excelente opção para projetos sustentáveis. Os painéis solares são capazes de gerar, a partir da irradiação solar, energia elétrica suficiente para manter a casa.
As placas fotovoltaicas que ficam sobre o telhado absorvem a luz do sol e convertem em energia elétrica. Essa energia é direcionada para o quadro de luz e, então a partir dali, é distribuída para o resto da residência.
Apesar do sistema solar fotovoltaico ser um investimento alto, os benefícios a longo prazo compensam e valem a pena.

2- Redução da geração de resíduos:

Pensar em desenvolver uma casa sustentável envolve também encontrar formas de minimizar a produção de resíduos. Isso pode ser feito por meio de diversas formas, como o reaproveitamento de materiais por meio de reciclagem e compostagem, por exemplo.

3- Tijolos e concreto ecológicos:

Também é possível construir um imóvel de forma sustentável! Para isso, é possível utilizar concreto reciclado com materiais da própria estrutura, devendo também focar na redução do uso de materiais, evitando desperdícios.

Além disso, hoje também é possível utilizar o tijolo ecológico, esse material é feito com cimento, água e terra e, diferente de outros tipos de cimento, dispensa o cozimento em forno. Assim, não há o consumo de madeira e nem a emissão de gases poluentes.
Outra vantagem do tijolo ecológico para uma casa sustentável é que ele reduz o consumo de concreto, argamassa e aço, diminuindo a geração de entulho.

4- Cisterna:

Cisterna nada mais é do que um reservatório para coletar e armazenar a água da chuva. A sua instalação não necessita sequer de obras ou remodelações no imóvel. A utilização de um depósito permite-lhe reduzir a sua conta de água até 50%.
Um reservatório também pode ser usado para reutilizar a chamada água, que vem de banheiras, pias e máquinas de lavar. É importante lembrar que a água do reservatório, mesmo da chuva, não é potável e não deve ser consumida. Assim, alguns exemplos de usos da água são:

  • lavagem de quintais e calçadas;
  • lavagem de carros;
  • rega de plantas;
  • descargas.

O tanque reservatório ajuda a coletar e armazenar a água da chuva de forma totalmente segura. A água da chuva é levada das calhas do telhado para um filtro. Esse filtro elimina mecanicamente as impurezas, tais como folhas e pedaços de galhos.O sistema conta ainda com um freio d’água que impede que a entrada de água na cisterna agite o seu conteúdo e acabe suspendendo partículas sólidas depositadas no fundo.

A cisterna pode ou não estar ligada diretamente à rede de encanamentos do imóvel, conforme o proprietário do imóvel achar melhor.

5- Aproveitamento da iluminação natural

Usufruir da iluminação natural é uma ótima forma de economizar energia em uma residência. Sem dúvidas, investir em grandes janelas ou áreas de luz nos ambientes vai possibilitar uma boa economia no uso de luzes artificiais durante o dia.

Vantagens de optar por uma casa sustentável

Uma casa sustentável faz bem, não somente ao meio ambiente, mas também é benéfica para quem mora nela. Um local com uma acústica adequada, ar puro e boa iluminação, favorece o descanso e o conforto, além de melhorar o sono e a disposição para um dia de trabalho.
Além disso, uma outra vantagem é a economia gerada. Alguns exemplos são: um imóvel com cisterna consegue armazenar cerca de 5.000 litros de água da chuva que podem ser direcionados para a lavagem de roupas, louças ou vasos sanitários, por exemplo. Reduzindo o consumo em até 70%. Já o uso de captação de energia solar pode gerar uma economia de até 95%.

Conclusão

Ao longo deste conteúdo você pode conferir diversas vantagens de construir uma casa sustentável e formas de adaptar o seu atual imóvel, através de tecnologias e inovações que contribuem para o meio ambiente.

Uma casa sustentável é sinônimo de vida melhor para os moradores e para a natureza.
Gostou dessas dicas? Então, compartilhe este artigo com mais pessoas e promova essa ideia!


Rolar para cima