calor, dicas, casa fresca

Veja como deixar a sua casa mais fresca em dias quentes

Nos dias quentes o que nós mais queremos é deixar a casa mais fresca e ainda mais arejada. Por isso, separamos algumas dicas para refrescar a sua casa e deixá-la mais confortável. Confira os detalhes neste artigo.

Invista em cores claras:

Ambientes mais claros dão a sensação de mais espaço e menos calor, quanto mais forte a cor, mais aquecimento ela proporciona para o ambiente. Inclusive existem muitos decoradores que falam sobre as cores quentes em ambientes domiciliares e como elas podem prejudicar.

Claro, que não obrigatoriamente você irá mudar as cores da sua parede a cada estação, mas você pode equilibrar o ambiente com alguns acessórios de tons mais claros, que harmonizam com as cores que sua casa já tem.

Vale dizer que almofadas, cortinas, tapetes e capas de sofá já podem ajudar nesta diminuição de temperatura no ambiente. Por isso, invistam em tons brancos, marfim e pastel.

Ventiladores podem ajudar:

Para deixar o seu apartamento mais fresco você pode investir em um ventilador, além disso, existem alguns truques que podem ser usados no ventilador e proporcionar um frescor extra para sua casa.

Os ventiladores de teto podem ser ligados sem preocupação com a criançada e com os amiguinhos de quatro patas. Portanto, investir em um pode ser uma boa solução para sua casa ficar fresca e segura.

Não esqueça dos circuladores de ar, esses são os mais buscados, por proporcionar um frescor maior ao ambiente, muitos inclusive gelam o ambiente como o ar-condicionado com algumas dicas do próprio fabricante.

Ar-condicionado:

O ar-condicionado é uma solução bastante eficaz, pode ser instalado em pontos estratégicos e deixar a casa toda geladinha. Vale dizer ainda, que os mais tecnológicos podem ser programados.

Um exemplo, você pode deixar seu ar-condicionado programado para ligar com determinada temperatura interna, ou quando conectado à assistente virtual, pode ser ligado como horário programado.

Além disso, já existe ar-condicionado portátil que pode ajudar muito, você pode transportá-lo por vários cômodos da casa, deixando os ambientes mais frescos para enfrentar o calor.

Existem vários modelos eficientes, que podem ser dos menores com alta potência até os maiores que gelam a casa toda exatamente como o tradicional.

Troque as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED.

As lâmpadas de LED emitem muito mais luz, consumindo muito menos energia do que outros modelos. São, portanto, a melhor opção em termos de eficiência e economia para iluminação Essa dica não é apenas para deixar sua casa mais fresca, mas para ajudar na conta de luz também.

Plantas ajudam a refrescar.

Além de deixarem o ambiente bem mais decorado, as plantas proporcionam uma maior umidade e frescor para os ambientes internos. Por isso, achar aquele cantinho estratégico para adicionar uma planta à sua decoração pode ajudar muito na umidade e no frescor dos dias quentes.

Separamos aqui algumas plantinhas que vão deixar a sua sala ou quarto bem mais aconchegante e muito mais fresco.

  • Dracena: é indicada para ambientes com poucas aberturas, já que cresce melhor em ambientes com baixa iluminação
  • Espada de São Jorge: resistente e durável, ela sobrevive a ambientes extremos, seja de calor ou de frio;
  • Samambaia: excelente opção para casas e apartamentos pequenos, já que pode ser pendurada no topo da parede;
  • Lírio da Paz: além de ser uma flor que chama atenção pela sua beleza e purifica o ar, ela também se destaca pela excelente absorção de fumaça de cigarro.

Tudo aberto:

Sim, nos dias quentes, quanto mais tempo deixar a casa ventilar, mais fresca ela ficará. Por isso, se você puder deixar as janelas e portas a maior parte do dia abertas, isso vai ajudar muito.

Além disso, as janelas abertas permitem a renovação do ar, diminuindo o risco de permanência de bactérias, vírus ou até mesmo sujeiras vindas do ar. Essa umidade natural faz muito bem para manter os ambientes frescos a noite toda.

Andar mais alto, mais vento:

Se você morar em um prédio saiba que quanto mais alto for, maior será a quantidade de vento entrando pelas janelas. Isso proporciona ambientes bem mais frescos e gostosos nos dias quentes.

Portanto, se você estiver prestes a comprar o seu apartamento, lembre-se que os andares mais altos são os mais frescos!

Banhos frios:

Já que estamos falando de dias quentes, calor e muito suor, que tal um banho gelado? Sim, deixar o chuveiro no modo “verão” pode ser uma solução bem eficiente para melhorar o calor.

Tomar um banho com água fria traz inúmeros benefícios para a pele, cabelo e também para umidificar o ar da sua casa.

Conclusão:

Nos dias quentes o melhor é investir em tudo que possa tornar o ambiente mais claro e mais refrescante. Vale dizer ainda que as plantas, são muito refrescantes, pois trazem mais umidade ao ar, ou seja, disponibilizam ao ambiente exatamente o que precisamos. Quanto mais plantinhas, mais fresco.

Por fim, invista em um ventilador ou ar-condicionado, eles são feitos para gelar a casa toda com segurança. A última dica é apagar as luzes durante o dia, além de economizar, o ambiente terá menos fatores de aquecimento.

Agora é só aproveitar o calor da melhor forma possível.


Rolar para cima