rotina, lazer, trabalho

Como ter uma rotina diária organizada e equilibrada com o trabalho e momentos de lazer?

O equilíbrio entre o trabalho e o lazer é o segredo para um home office de sucesso. Por isso, separamos aqui algumas dicas para você aproveitar tudo o que tem direito nas áreas de lazer do seu condomínio.

Ter o equilíbrio em todos os setores da sua vida é fundamental para poder aproveitar cada segundo e tudo que está disponível no seu condomínio. A organização deve sempre ser a raiz de todo o equilíbrio, a otimização do tempo e o melhor uso das horas de trabalho são elementos fundamentais para essa organização dar certo.

O que é uma rotina produtiva?

Para quem trabalha, estuda, cuida de casa, dos filhos e da carreira uma rotina produtiva, focada é muito importante para que todas as obrigações sejam cumpridas. Ter um dia produtivo não quer dizer ter um dia cheio de coisas para fazer, mas sim ter cumprido seus objetivos do dia.

Pense assim, quanto maior for a sua organização, mais fácil será alcançar uma boa produtividade diária. Isso porque uma rotina é fundamental para se manter a disciplina e para que tudo saia conforme o necessário.

Nesta fase podemos enfatizar a necessidade de um bom planejamento diário, das suas tarefas, das suas prioridades e claro do seu tempo livre. Caso ache importante, pode até usar alguns sistemas de autogestão como Google Agenda, trello, entre outros.

A administração de tempo é sempre um problema para a maioria das pessoas que buscam fazer algo em casa. Até porque as distrações são muitas, como: televisão, celular, serviços de casa, entre outros imprevistos que podem surgir.

Por isso, sempre tenha um planejamento e busque segui-lo, isso vai te ajudar muito a estar no trabalho no horário de trabalho e aproveitar o lazer quando tiver o seu tempo totalmente livre.

A rotina está ligada ao desenvolvimento pessoal:

Uma rotina diária tem muito a ver com o autoconhecimento, portanto, saiba seus limites e sempre baseie sua rotina nestes momentos de disposição.

Muitos psicólogos e médicos acreditam que o ser humano possui momentos de alto pico de produtividade. Se entendermos quais são os nossos, conseguimos aproveitar muito mais e produzir muito neste meio tempo.

Por isso enxergue as oportunidades de tempo na sua rotina, quais são os horários que você consegue trabalhar melhor e como aproveitar esse pico o máximo possível para conquistar os melhores resultados.

Para entender todos esses pontos você precisa se conhecer e analisar cada um dos seus horários de mais baixa produção, para poder otimizá-los e fazer deles também um momento produtivo.

Para isso divida o seu dia e siga mais algumas dicas que colocamos aqui.

Tempo de lazer é a hora de esvaziar a cabeça.

Muitas pessoas que trabalham em casa, se sentem culpadas por esvaziar a cabeça ou por ficarem cansadas. Mas acredite, o lazer é algo bastante necessário, principalmente para quem tem o home office permanentemente.

Por esse motivo, vale dizer que no momento em que você estiver na piscina ou no playground do condomínio, esteja por inteiro e busque sempre esvaziar a mente para aproveitar seus momentos de lazer do jeito certo.

Reservar um tempo só para curtir com os amigos ou com a família é uma boa solução. Por isso, alinhe uma hora por dia ou um dia na semana para fazer apenas aquilo que você gosta com quem você gosta.

Além disso, escolher um exercício rotineiro pode ser tornar um hobbie e vai te ajudar a começar o dia cheio de energia e com muita disposição. Então, busque colocar exercícios na sua lista.

Organize sua jornada de trabalho.

Acredite, mais vale o trabalho em dia do que as horas cumpridas, não adianta você cumprir o horário, entrar em sair na hora e não conseguir produzir o suficiente. Portanto, organize sua jornada de trabalho para que você conquiste seu desempenho máximo.

Trabalhar em casa não é fácil, existem várias distrações e boa parte delas vêm da família, muitos não compreendem que apesar de estar em casa você está trabalhando. Esse é um ponto que precisa ser salientado com seus familiares.

Assim, você organiza sua jornada de trabalho, os horários de entrega e os prazos que você precisa cumprir. Tudo isso bem definido, pode gerar mais produtividade e muito mais eficiência.

Agora se você só pensar em cumprir os horários isso pode ser muito prejudicial para o seu dia, pois pode causar ansiedade e também para o seu desempenho, pois você acumula muitas coisas e não consegue realizar nada com excelência.

Tenha definido suas prioridades:

Definir as prioridades é muito importante para que você saiba o que precisa ser entregue primeiro e o que precisa ser feito a longo prazo. Desta forma você poderá distribuir a demanda no seu dia a dia e conseguir ajustar cada um dos seus objetivos diários conforme a sua necessidade.

Vale salientar que não existe essa que tudo é prioridade, essa frase é um grande erro quando falamos em organização e otimização de tempo. Tudo ser prioridade pode resultar em um tempo mal dividido, trabalhos atrasados e metas não batidas.

Então, sente e coloque tudo em um ambiente de organização para não sobrecarregar nem você nem ninguém que esteja trabalhando com você, isso causa frustração e um alto nível de insatisfação para todos ao seu redor.

Cuide da sua mente:

Cuidar da mente ajuda e muito na organização diária, deixa as ideias mais claras e proporciona uma otimização do seu tempo. Sempre procure colocar metas por horário e, além disso, estabelecer limites de horários para trabalho.

Isso também é cuidar da saúde mental, sem deixar de fazer o que é necessário, para refrescar a mente sempre estabeleça um horário de entrada e saída nas suas tarefas, estipule metas de horários para cumprir as tarefas e sempre analise se fez tudo do jeito certo.

Cuidar da mente também significa reservar um tempo só para você, como: assistir um filme, ler um livro e até mesmo conversar com as pessoas que você gosta. Tudo isso é fundamental para você recarregar as energias e conseguir realizar melhor suas atividades.

Conclusão:

Buscar a estabilidade entre as horas de trabalho e as horas de descanso pode resultar em mais qualidade de vida. Fato que muitos esquecem por acreditar que priorizando tudo, será perfeito. Porém não funciona assim, quando priorizamos tudo sem planejamento ou organização a qualidade fica de lado e não chega aos padrões reais de desempenho. Portanto, foque na produtividade e no quanto você pode fazer melhor, não apenas nas horas que você cumpriu.


Rolar para cima