Depois de conquistar o sonho da casa própria, o que muita gente já começa a pensar é como mobiliar e decorar o seu lar, sempre pensando em uma forma para deixar os ambientes mais bonitos, amplos e aconchegantes.
Mesmo diante de uma situação de falta de espaço, tempo ou dinheiro, é super possível expandir a sua casa gastando razoavelmente pouco, utilizando os espaços disponíveis e deixando-a do jeitinho que você sempre quis. Quer apostar? Acompanhe abaixo nossas 10 dicas!
Inspire-se com essas 10 formas de ampliar a casa!
1. Utilize divisórias de madeira e vidro
Quando falamos de reformas e ampliação, integrar cômodos nem sempre é uma boa estratégia, afinal, a privacidade pode ser perdida.
Uma boa dica para separar ambientes, organizar e ainda dar a sensação de amplitude é utilizar divisórias para segmentá-los. Além de serem alternativas práticas, as divisórias também permitem a passagem de luz natural e a circulação de ar, diferente das paredes.
Se o ambiente que você quer separar for na parte de dentro, como sala e cozinha, dê preferência para as divisórias de madeira. Dessa forma, você mantém a privacidade, separa os ambientes – dando a impressão de mais espaço – e deixa seu lar com mais personalidade.
Agora, se o ambiente for externo, como quintal, por exemplo, investir em divisórias de vidro é uma excelente ideia para separar os espaços sem que se perca a vista.
2. Prefira cores claras
Você sabia que as cores claras são capazes de dar a sensação de que os ambientes são maiores? Sim! Para que esse truque funcione, tudo o que você precisa fazer é evitar utilizar cores escuras ou fortes demais em áreas centrais da sua casa, como parede, teto e chão.
Por isso, se o seu desejo é dar mais espaço para algum ambiente sem precisar quebrar paredes ou comprar divisórias, invista em uma pintura clara para iluminar o seu lar.
3. Utilize espelhos
Já pensou em utilizar espelhos nos ambientes da sua casa? Não? Então chegou o momento!
Muito versáteis, os espelhos podem ser peças coringas na hora de decorar e ampliar ambientes. Para isso, é importante que você preste atenção aos detalhes, em especial ao que será refletido pelo espelho ao pendurá-lo ou apoiá-lo no chão. Prefira ressaltar pontos importantes da decoração e com mais itens para criar uma sensação de profundidade.
Outra dica muito bacana é apostar em molduras que combinem com o espaço escolhido e investir na iluminação no ponto em que o espelho for instalado.
4. Dê vida ao seu quintal
A sua casa tem um espaço reservado para o quintal e você não sabe o que fazer para aproveitar? Que tal fazer um lindo jardim?
Para criar um jardim, não é preciso muito: um espacinho livre na varanda já é o bastante. Porém, se você dispõe de um quintal, investir em plantas grandes, como palmeiras ou mesmo árvores frutíferas, pode ser uma alternativa válida.
Construir uma horta para plantar seus próprios legumes, vegetais e condimentos também é uma excelente ideia para dar uma cara nova ao seu quintal e ainda ter alimentos fresquinhos!
5. Iluminação certa é tudo
Quando bem planejada, a iluminação dos ambientes é capaz de dar a sensação de mais amplitude. É um truque simples, mas muito eficaz para fazer com que os cômodos pareçam mais espaçosos, além de aumentar o conforto também.
Para que isso aconteça, invista em iluminação indireta, como arandelas e painéis iluminados nas paredes dos ambientes. Outra alternativa para ampliar os espaços e ainda dar um charme a mais é utilizar molduras de gesso, spots embutidos e lustres pequenos.
6. Invista em nichos e prateleiras
Espaços para armazenamento são necessários para organizar as coisas, mas pode ser difícil colocar móveis com essa finalidade em cômodos menores. Por isso, a dica é investir em locais para armazenagem nas paredes, como nichos e prateleiras.
Além de dar um toque todo especial para a decoração, eles são excelentes para guardar os mais variados itens sem entulhar o espaço, deixando a área do chão livre para circulação. Isso ajuda a manter o ambiente mais amplo e espaçoso.
7. Escolha o tamanho certo para os móveis
Móveis grandes não combinam com ambientes pequenos. Além de ocupar o espaço, eles vão fazer o cômodo parecer ainda menor e podem até atrapalhar a circulação das pessoas. A boa notícia é que resolver este problema é simples: basta comprar móveis adequados para o tamanho do ambiente. Parece óbvio, mas muita gente esquece de verificar as medidas das peças (principalmente em compras online) e acaba adquirindo mobiliários que mal cabem no espaço, por isso é importante medir a área do cômodo e checar as medidas dos móveis antes de comprá-los.
8. Mantenha o ambiente organizado
Outra grande vilã daquela sensação de amplitude que você deseja criar é a desorganização. Objetos desarrumados e fora do lugar só entulham o ambiente e vão fazer com que o cômodo parece ainda menor.
Manter a organização é fundamental e pode ser mais simples do que parece. Além de ter espaços de armazenamento (como as prateleiras), tente colocar os objetos que auxiliem na organização, como cestos e caixas, assim fica fácil de manter a organização e deixar os objetos em seus devidos lugares logo após o uso.
9. Móveis multifuncionais são muito úteis
Escolher um móvel com mais de uma função pode ser uma forma de ganhar mais espaço ou ainda garantir um ponto extra de armazenamento. Sofás-cama ou móveis-baú são perfeitos para este objetivo.
A dica é buscar por peças que complementam a decoração e imprimam a sua personalidade no ambiente. Assim você pode aliar praticidade e funcionalidade sem perder a estética.
10. Utilize o mesmo piso nos ambientes
Criar uma sensação de continuidade – como acontece quando colocamos os espelhos em pontos estratégicos – ajuda muito a criar uma sensação de amplitude no espaço. Neste contexto, utilizar o mesmo piso nos ambientes vai contribuir para a composição de um cômodo mais espaçoso.
Lembrando das dicas anteriores: pisos mais claros aumentam ainda mais essa sensação, assim como a integração de ambientes também colabora para a amplitude.
Utilize nossas dicas para deixar a sua casa com ainda mais personalidade e depois nos conte como ficou!