decoração simples para casa

10 dicas de decoração simples para renovar o lar no novo ano!

Que tal aproveitar o clima de ano novo para transformar os ambientes da sua casa sem gastar muito? Sim, é possível renovar o seu lar sem sentir o peso no bolso! Existem diversos truques de decoração simples e práticos que podem te ajudar neste processo.
Neste post, nós vamos compartilhar 10 deles com você. Pronto para dar uma cara nova ao seu lar? Então vem com a gente conferir dicas de decoração exclusivas!

Anote essas 10 dicas de decoração

A decoração é o que dá vida aos ambientes da casa, mas com o passar dos anos alguns detalhes podem ficar cansativos, não é mesmo? É comum mudarmos de estilo ou simplesmente querer dar uma repaginada na casa, mas comprar móveis novos e reformar cômodos pode sair caro.
Se você também quer dar uma nova cara para alguns ambientes da sua casa, mas não pode investir muito dinheiro nisso agora, não se preocupe: nós estamos aqui para te contar que é possível transformar o seu lar sem gastar uma fortuna!
Confira algumas ideias para se inspirar:

1. Invista em objetos de decoração

Objetos simples e de baixo custo podem te ajudar a criar uma decoração incrível, além de dar uma cara totalmente nova aos ambientes. Trocar os tapetes, cortinas ou as capas das almofadas já faz toda a diferença e deixa o espaço muito mais aconchegante.
Além disso, você pode criar uma combinação de quadros nas paredes ou até mesmo fazer um mural de fotos com lembranças dos seus momentos favoritos. Outra dica legal para quem não pode investir em um sofá novo agora, por exemplo, é colocar uma manta no móvel. O mesmo raciocínio pode ser usado nos quartos: roupas de cama novas já dão um ar diferente ao ambiente.
Aproveite para investir em objetos que podem te ajudar na organização da casa. Caixas organizadoras, prateleiras e porta-trecos são espaços de armazenamento e vão contribuir para evitar a bagunça nos ambientes.

2. Pinte as paredes

Uma das técnicas mais comuns quando alguém quer renovar a casa sem precisar investir muito dinheiro é mudar as cores das paredes. A pintura é grande parte da composição de um cômodo, por isso uma mudança aqui já tem impacto significativo na decoração.
Você pode escolher uma nova cor para todas as paredes ou então pintar apenas uma para criar uma parede de destaque no cômodo. Se optar pela parede de destaque, vale a pena ousar e investir em tons mais vivos, sempre mantendo o equilíbrio no ambiente.
Cores mais claras trazem uma sensação de amplitude ao espaço, portanto podem ser uma boa escolha para ambientes menores. Outra opção interessante é pintar apenas metade da parede: o efeito é incrível, moderno e acolhedor.
Aqui no blog da Cataguá você encontra um post especial com um passo a passo para pintar paredes sem erros, aproveite para conferir.

3. Aplique papel de parede ou adesivos

Se você quer algo mais prático e rápido do que pintar as paredes, os adesivos e papéis de paredes são ótimas opções. Além de ter uma variedade de estampas, texturas e modelos, os produtos são fáceis de instalar e também de substituir no futuro.
Aqui vale apostar em adesivos com frases inspiradoras e acolhedoras na sala, no quarto e até mesmo na cozinha ou ainda apostar em papéis de paredes lisos e estampados para criar um ponto de destaque no cômodo. Essas são ótimas formas de decorar quarto infantil gastando pouco com praticidade e muita criatividade.
É possível encontrar também adesivos para os azulejos da cozinha e até mesmo para envelopar a geladeira. Pode parecer algo simples, mas isso já vai fazer toda a diferença no ambiente.

4. Dê uma nova vida aos móveis

Outra dica muito simples e econômica de decoração é renovar os seus móveis. Isso pode ser feito com pequenas reformas ou até mesmo com uma nova forma de usá-los.
Se você tem uma porta antiga, paletes ou pedaços de madeira em casa, é possível usá-los como tampo para criar uma nova mesa ou até mesmo outros móveis, como sofás, mesa de cabeceira, painel para tv, sapateiras, estantes, racks e prateleiras. Na internet, você encontra uma série de tutoriais para se inspirar e usar como base na hora de colocar a mão na massa.
Para quem busca mais praticidade, pintar ou usar papel contact é uma boa forma de dar uma nova cara aos seus móveis sem gastar muito ou precisar investir muito tempo.

5. Use a iluminação ao seu favor

Muita gente não sabe, mas a iluminação pode afetar diretamente a atmosfera do ambiente, tanto de maneira positiva quanto de maneira negativa, por isso é importante saber usá-la a seu favor.
Para quem busca renovar a casa, investir em luminárias e abajures para reforçar pontos mal iluminados é uma ótima forma de transformar o espaço sem gastar muito e ainda conseguir um ambiente muito mais acolhedor e funcional. Além disso, as luminárias são ótimos objetos decorativos.
Outra opção é simplesmente trocar a lâmpada de um ambiente: os modelos mais amarelados trazem uma sensação mais acolhedora e íntima para os cômodos, por isso são uma boa pedida para os quartos.

6. Reorganize o espaço

Agora uma dica que não vai tirar nenhum centavo do seu bolso: reorganizar o ambiente. E como fazer isso? Bom, o simples ato de mudar os móveis de lugar e se livrar de itens que não fazem mais sentido para você e estão simplesmente ocupando espaço na sua casa já faz uma diferença enorme.
Mudar um móvel de lugar já vai fazer o cômodo parecer totalmente novo e ainda pode contribuir para melhorar a circulação do espaço, por exemplo. Essa dica se estende também para a organização: é hora de se livrar de toda a bagunça!
Ambientes bagunçados passam uma sensação de falta de espaço e desconforto, por isso criar o hábito de manter cada coisa em seu lugar é muito importante.

7. Plantas trazem vida ao ambiente

As plantinhas ganham cada vez mais espaço dentro dos lares brasileiros. Além de serem uma ótima composição para a decoração, elas também contribuem para um ambiente mais leve e até mais saudável.
A melhor parte é que existem diversas formas de utilizar as plantas dentro de casa, nos mais variados tipos de ambientes e sem precisar desembolsar uma fortuna ou criar um grande jardim para isso.
Para quem não tem muito espaço em casa, cactos e suculentas são boas opções, assim como plantas pendentes que podem ser penduradas no teto, ou ainda o jardim vertical, que virou uma grande tendência nos últimos anos.
A nossa dica é pesquisar as espécies que se adaptam melhor em ambientes internos e no clima da sua região. Lembre-se também de checar todos os cuidados necessários para manter a sua plantinha sempre saudável.

8. Aposte em móveis multifuncionais

Essa dica é para quem precisa trocar algum móvel, mas não quer gastar muito ou então para quem não tem muito espaço em casa: os móveis multifuncionais são muito práticos e têm excelente custo-benefício.
Escrivaninhas com estantes são ótimas para um home-office compacto e funcional, já o sofá-cama pode ser uma ótima solução para receber os hóspedes sem ocupar muito espaço. Móveis com gaveteiros e baús, como camas, sofás e puffs, são uma boa maneira de ganhar espaço de armazenamento.
Outra opção para otimizar espaço em ambientes pequenos são os móveis retráteis ou desmontáveis, como mesas, escrivaninhas e até mesmo varais.

9. Pinte uma cabeceira na parede

Quer uma cabeceira cheia de estilo para compor a decoração do quarto? Você pode fazer isso sem gastar muito, basta pintar uma cabeceira na parede. É isso mesmo: existem vários modelos na internet para se inspirar e o resultado é incrível.
Se não quiser pintar, na internet você também encontra tutoriais bem completos para fazer uma cabeceira com materiais acessíveis, como madeira e até mesmo isopor. Outra opção interessante é usar adesivos ao invés de tinta para criar a sua cabeceira.
Usar tapetes e bandeiras é outra forma econômica de ter uma cabeceira e renovar o seu quarto. Além de barata, a instalação é prática e você pode substituir sempre que quiser com facilidade.

10. Espelhos trazem charme e amplitude para os ambientes

Os espelhos são sem dúvidas um dos objetos decorativos mais clássicos. Mudam os estilos, formatos e tamanhos, mas eles sempre conseguem compor a decoração e transformar o ambiente de maneira prática e sofisticada.
Muito além da estética, os espelhos também podem trazer uma sensação de amplitude para os ambientes, basta utilizá-los da maneira correta. Sempre que for posicionar o objeto em um cômodo, lembre-se de verificar o que ele vai refletir e busque um local estratégico para ele.
Fique atento também ao modelo do espelho para conseguir o efeito desejado: espelhos verticais aumentam a altura dos ambientes, já os horizontais ampliam a largura. Apoiar o espelho no chão é uma ótima opção para conseguir um ar mais moderno e despojado.

Viu só como é possível transformar a sua casa sem gastar muito? Agora que você já conferiu todas essas dicas de decoração, é hora de buscar inspirações e colocar a mão na massa!
Aqui no blog da Cataguá você encontra outros conteúdos com dicas exclusivas sobre decoração para renovar o seu lar de maneira prática e econômica, não deixe de conferir!


Rolar para cima