decoração para quarto infantil

Descubra aqui como decorar quarto infantil gastando pouco

Os quartos são um cantinho de refúgio na casa, por isso devem oferecer conforto e para as crianças isso se torna ainda mais essencial: os pequenos precisam ter um espaço aconchegante, seguro e funcional para que eles possam brincar tranquilamente. Se você imaginou que precisa gastar muito para criar um ambiente assim, está enganado: decorar quarto infantil gastando pouco é possível e nós vamos te ajudar!
Ao longo deste post você vai conferir 10 dicas para criar um ambiente criativo, divertido, confortável e seguro para a criançada sem precisar gastar uma fortuna. Pronto para conferir? Então boa leitura!

10 dicas de decoração para quarto infantil

1. Aposte nos adesivos, pinturas ou papéis de parede

O quarto dos pequenos precisa ser divertido e criativo, por isso você pode apostar sem medo nas paredes mais vivas para compor a decoração. Os adesivos e os papéis de parede são excelentes opções para trazer mais personalidade ao espaço sem precisar gastar muito.
Vale escolher estampas mais neutras e minimalistas, como formas geométricas ou listras, por exemplo, ou partir para desenhos, animais ou outros detalhes que representam o gosto da criança. Outra opção são as pinturas feitas diretamente nas paredes: se você gosta de se aventurar na pintura, compre um estêncil com o formato de sua preferência e crie você mesmo a composição.

2. Deixe tudo ao alcance dos pequenos

Uma ótima maneira de estimular a autonomia e até mesmo o hábito de organização é adaptar o quarto para que tudo fique ao alcance dos pequenos. Livros, brinquedos e jogos podem ser posicionados em uma altura mais baixa para que a criança consiga alcançar: é possível encontrar móveis desenvolvidos especialmente para os pequenos, o que facilita esse acesso, mas você pode adaptar espaços no quarto de acordo com as suas possibilidades.
Colocar alguns brinquedos em uma caixa ou em um cesto, por exemplo, é uma ótima maneira de fazer isso e ainda vai ajudar a manter o ambiente organizado. Cuide apenas para não deixar ao alcance objetos pontiagudos, que possam ser engolidos ou que possam machucar a criança de alguma forma.

3. Móveis multifuncionais são ótimas opções

Os móveis multifuncionais são ótimos aliados para quem deseja criar uma decoração gastando pouco e as vantagens aumentam quando eles compõem um espaço para crianças. Isso porque os pequenos crescem e os gostos mudam, por isso pode ser necessário fazer algumas adaptações no quarto.
A grande vantagem dos móveis multifuncionais é exatamente se adaptar a esse processo: uma penteadeira que também é escrivaninha, por exemplo, será muito útil para os momentos de estudos. Além disso, essas mobílias são excelentes para quartos menores, pois agregam mais de uma função em um mesmo item, o que contribui para economizar espaço e ainda aumenta a praticidade.

4. Escolha um tapete bem aconchegante

O tapete é um item essencial para a composição do quarto infantil, principalmente para as crianças que ainda estão aprendendo a dar seus primeiros passinhos. Nessa fase, engatinhar, cair e andar descalça fazem parte do dia a dia dos pequenos, portanto é importante criar um ambiente em que eles possam fazer tudo isso com segurança e conforto.
Para os mais crescidinhos, o tapete continua tendo a mesma função: com ele, as crianças podem brincar no chão de maneira totalmente segura e com muito mais conforto. Os tapetes emborrachados e lúdicos são excelentes opções para os pequenos, mas os modelos mais fofinhos também cumprem a função muito bem e ainda trazem um toque especial de charme e aconchego para a decoração.

5. Utilize nichos e prateleiras divertidos

Os nichos e as prateleiras são espaços de armazenamento no quarto, mas eles também podem ser itens de destaque na decoração. Para compor o quarto das crianças com mais criatividade, a dica é buscar produtos com formatos divertidos.
Nuvens, casinhas, peças coloridas, em formato de letra ou com formatos geométricos são algumas opções de modelos que você pode encontrar nas lojas, inclusive por preços bem atrativos. Para economizar, vale a pena aproveitar algum material que você já tenha em casa: pedaços de madeiras podem ser pintados e transformados para ganhar um novo significado na decoração para quarto infantil.
Uma boa dica é pintar diretamente na parede um formato de sua preferência para funcionar como uma espécie de fundo para a prateleira. Você pode comprar um estêncil de nuvem e pintá-lo no local onde pretende instalar a peça, por exemplo.

6. Crie um cantinho da leitura

Desenvolver o hábito da leitura nos pequenos é uma ótima maneira de estimular o aprendizado e de criar uma criança mais interessada nos livros, por isso montar um cantinho da leitura no quarto é uma excelente opção para compor a decoração.
Deixe os livros em uma altura acessível e monte um espaço confortável com almofadas, cadeiras, pufes e uma mesinha para que as crianças possam ler tranquilamente. Atente-se também à iluminação: escolha um local do quarto com boa entrada de luz natural e deixe uma luminária na mesinha para quando houver necessidade de reforçar a iluminação, assim os pequenos não precisam forçar a vista.

7. Invista em luminárias criativas

Já que estamos falando sobre iluminação: apostar em luminárias criativas e divertidas é uma ótima maneira de decorar quarto infantil gastando pouco. Pode parecer um detalhe simples, mas elas fazem toda a diferença na decoração e ainda contribuem para a iluminação do ambiente.
O ideal é aproveitar a luz natural o máximo possível, mas, para os momentos em que a iluminação artificial for necessária, contar com um item mais lúdico vai deixar o ambiente mais atrativo para os pequenos e ainda vai criar uma atmosfera mais aconchegante.
É possível encontrar uma grande variedade de modelos de luminárias, com diferentes cores e formatos, mas você ainda pode apostar em outros itens para reforçar a iluminação. Pisca-piscas, spots embutidos, mangueira luminosa com cores diferentes e pendentes são algumas ideias.

8. Quadros lúdicos e porta-retratos dão um toque especial ao ambiente

Quadros e porta-retratos são itens de decoração simples, econômicos e perfeitos para trazer mais vida ao quarto dos pequenos. Você encontra modelos variados por preços bem acessíveis, mas também pode criar quadros com desenhos próprios, colagens, fotos ou imagens impressas.
Se quiser um visual mais minimalista, aposte em imagens e molduras com cores mais neutras, já se preferir uma decoração mais viva, se jogue na combinação de tons mais fortes e bem equilibrados. O importante é incluir detalhes que sejam do gosto dos pequenos, como quadros do desenho preferido, de animais ou daquele filme que o seu filho adora assistir.
As fotos são perfeitas para criar um ambiente mais aconchegante e podem não apenas serem colocadas em porta-retratos, como também em painéis: combine registros de momentos especiais ao lado da família, dos amiguinhos e de lembranças com o pequeno para compor esse detalhe.

9. Dê uma cara nova para móveis antigos

Uma das melhores maneiras de economizar é reaproveitando coisas que já tem em casa: aquele móvel antigo e já sem uso pode se transformar em uma bela peça para compor o quarto das crianças, por exemplo. Se a mobília estiver bem preservada, uma pintura nova ou um adesivo já serão suficientes para renovar o item.
Aposte em cores mais fortes para dar mais vida ao móvel ou pinte detalhes coloridos, combine tons diferentes ou crie padrões na superfície da peça para deixá-la mais divertida.

10. Traga vida ao ambiente com roupas de cama estampadas

Quem disse que as roupas de cama precisam ser neutras e sem graça? Elas também podem fazer parte da decoração, trazendo um toque de criatividade ao espaço, principalmente no quarto dos pequenos.
Aposte nas estampas e em uma boa combinação de cores, procurando equilibrar tudo com a temática escolhida para a decoração. Aliás, os tecidos estampados são excelentes escolhas no geral quando o assunto é decoração para quarto infantil: almofadas coloridas ou desenhadas também trazem mais vida ao ambiente e acrescentam conforto.

O que analisar antes de decorar quarto infantil?

No momento de decorar o quarto do seu filho é preciso pensar não apenas no visual, mas também em alguns outros fatores para criar um ambiente adequado. Confira os principais:

  • Segurança: deixar a casa mais segura para crianças é uma preocupação constante dos pais e com o quarto não seria diferente. Instalar rede de proteção na janela, protetores de tomada e de quina são algumas medidas básicas e indispensáveis. Pisos antiderrapantes também são boas opções para aumentar a segurança do cômodo;
  • Conforto: tapetes fofos, almofadas, uma cama aconchegante e móveis ergonômicos adequados para os pequenos são essenciais para criar um quarto confortável;
  • Funcionalidade e praticidade: móveis multifuncionais e espaços de armazenamento são outro ponto a ser pensado para garantir a praticidade no dia a dia. Além disso, posicione os itens do quarto de maneira estratégica para manter uma boa circulação e garantir a funcionalidade.

Economizar na decoração sem abrir mão de um quarto incrível para os pequenos ficou bem mais fácil depois dessas dicas, não é mesmo? No blog da Cataguá você encontra outras dicas exclusivas de decoração para transformar não só o cantinho das crianças, mas todos os cômodos da casa, não deixe de conferir!


Rolar para cima