decoração para quarto

7 ideias econômicas de decoração para um quarto lindo!

O quarto é um cômodo em que podemos ter um espaço de relaxamento, repleto de personalidade e cheio de detalhes que acrescentam muito para ficar do nosso jeito. Pensando nisso, vamos compartilhar com você, algumas inspirações de decoração para um quarto simples e lindo, com ótimo custo-benefício.
Preparado para conferir as nossas dicas? Então é só acompanhar a leitura deste post com a gente até o fim!

Se inspire com essas dicas de decoração para quarto!

1. Abuse do DIY

O DIY (Do It Yourself), ou “Faça Você Mesmo” na tradução em português, é o melhor caminho para quem quer economizar na decoração sem abrir mão de detalhes funcionais e estéticamente agradáveis.
A internet guarda um amplo leque de tutoriais para todos os gostos, com vários objetos que você pode transformar ou criar em casa sem precisar gastar muito dinheiro com isso. Nós separamos algumas ideias para te inspirar, olha só:

  • Cama de pallet: os pallets são grandes aliados do universo DIY. Além de baratos, eles são muito versáteis e conferem um ar mais rústico aos ambientes com um toque de modernidade.
    Os pallets podem servir como painel para a TV, mesa de cabeceira, prateleiras ou para a criação de móveis, como é o caso do nosso exemplo de hoje. A cama de pallet é bem simples de fazer e você consegue encontrar diversos tutoriais com modelos diferentes, mas nós trouxemos uma inspiração bem simples que você pode acessar clicando aqui – esta ideia utiliza pallets pintados, mas você pode deixá-los naturais se quiser um visual mais rústico.
  • Cabeceira pintada na parede: as cabeceiras se tornaram uma grande tendência de decoração, mas nem sempre contam com um preço tão acessível, por isso a ideia de aplicar o DIY aqui representa uma grande economia.
    Existem vários modelos de cabeceira no estilo Faça Você Mesmo, mas para manter a praticidade decidimos trazer uma inspiração bem rápida e fácil: com uma simples pintura na parede, você pode fazer uma cabeceira muito estilosa e totalmente personalizada! Clicando aqui você encontra 15 opções diferentes e todas bem fáceis de fazer.
    Caso prefira, pintar a parede toda da cabeceira também é uma boa forma de criar um destaque no quarto. Aqui no blog da Cataguá você encontra um passo a passo para pintar paredes bem fácil de acompanhar.
  • Parede de tijolinhos com isopor: outra tendência de decoração, as paredes de tijolinho aparente dão um charme todo especial ao ambiente e você não precisa gastar uma fortuna ou se estressar com obras para conseguir esse visual.
    As técnicas de DIY te ensinam a fazer isso também com um material bem baratinho e fácil de encontrar: o isopor. Basta cortá-las do tamanho adequado e pintá-las depois, criando assim uma parede de destaque perfeita no seu quarto! Para conferir um tutorial completo é só clicar aqui.
  • Arara de cano PVC: além de ajudar a manter o quarto sempre arrumado, ter uma arara para roupas é uma ótima maneira de complementar a decoração. A melhor parte disso tudo é que você pode fazer uma usando canos de PVC. Incrível, não é mesmo? O material é bem barato, fácil de encontrar e basta uma simples pintura para dar outra cara ao produto.
    Pintá-los em tons metálicos, como o cobre, vai criar um visual mais industrial no quarto. Já cores neutras como o preto e o branco são perfeitos para compor uma decoração mais clássica, sendo a segunda opção ideal se você deseja um ambiente mais clean. Para completar, você pode acrescentar algumas tábuas na parte inferior para colocar sapatos e na parte superior para armazenar caixas organizadoras ou outros objetos.
    Existem muitos modelos com tutoriais disponíveis na internet, confira a nossa inspiração clicando aqui.

2. Aposte nas almofadas e tapetes

O quarto precisa ser um cômodo confortável e aconchegante para que você possa relaxar e ter boas noites de sono, certo? A decoração tem impacto direto nesses pontos, por isso existem alguns detalhes que você pode acrescentar ao espaço para garantir essas sensações.
A nossa primeira dica é escolher um tapete bem confortável, que combine com a decoração do quarto. Pode ser estampado, liso, colorido, neutro, felpudo, desde que traga aquela sensação de aconchego para o quarto: coloque-o ao lado ou na frente da cama para já pisar nele assim que acordar. Ah, um truque extra: um tapete de cor mais clara do que o piso ajuda a ampliar o ambiente.
Além dos tapetes, as almofadas são outro item essencial para garantir o conforto do quarto. Sendo assim, nossa segunda dica é apostar em almofadas na cama, em poltronas ou até mesmo no chão do quarto: essa ideia simples vai transformar o ambiente, ajudando a criar uma atmosfera muito mais acolhedora, perfeita para relaxar.

3. Crie padrões com fita isolante

Assim como a cabeceira pintada diretamente na parede, criar diferentes padrões geométricos ou imagens são excelentes maneiras de ter um ponto de destaque no quarto. Para economizar e garantir um processo prático, a dica está na escolha do material: a chamada Tape Art é uma grande tendência e usa fita isolante como matéria prima para formar diversos desenhos.
Vale fazer silhuetas, diferentes formas geométricas, escrever frases ou até mesmo compor o contorno de uma cidade, como foi feito neste exemplo que trouxemos na imagem abaixo. Você pode até pintar o interior desses contornos depois para criar uma imagem totalmente personalizada.

whatsapp image 2021 03 15 at 142256 1

Outra opção é criar esses desenhos na porta do quarto, como cabeceira ou para delimitar algum espaço, como a área de home office, por exemplo. Ah, também vale usar fitas coloridas para um visual mais alegre: em quartos infantis, o uso de cores é a combinação perfeita!

4. Utilize papel de parede

Caso você não tenha tanta habilidade para trabalhos manuais ou não acha que a ideia da fita isolante vai combinar com a sua decoração, uma boa alternativa é apostar nos papéis de parede: práticos e versáteis, você encontra muitas opções de cores, estampas e texturas do produto, que consegue agradar todos os gostos e estilos.
Você pode criar uma parede de destaque ou colocar um papel de parede em todo o quarto, mas lembre-se de manter o equilíbrio para não pesar o ambiente, ok? Se você optar por um papel de parede estampado, coloque-o em apenas uma parede e equilibre com cores neutras nas outras.
Seguindo a mesma linha do papel de parede, os adesivos prontos também são uma opção prática e acessível capaz de transformar totalmente o seu quarto sem que você precise gastar uma fortuna com os detalhes decorativos.

5. A iluminação pode fazer toda a diferença

Um jeito muito simples de decorar gastando pouco é utilizar a iluminação ao seu favor. Antes de mais nada, a entrada de luz natural é essencial para criar um ambiente aconchegante e saudável, principalmente se você tem um espaço para trabalhar ou estudar no quarto.
Por outro lado, a iluminação artificial é um excelente reforço e ainda pode contribuir para dar um charme extra ao seu quarto. Você pode optar por pendentes, luminárias ou abajures, colocando-os em pontos chaves do quarto para melhorar a iluminação.
A iluminação em trilho é tendência no universo da decoração e traz um toque de modernidade ao quarto. Além dela, os pendentes ao lado da cama também conquistaram muitos corações e podem ser feitos com materiais bem simples, como este com palitinhos de churrasco.

6. Faça um mural de fotos

Quer maneira melhor de ficar perto de quem você ama do que por meio das fotos? O mural de fotos é a forma perfeita de deixar os momentinhos especiais sempre à vista, para aquecer o coração a qualquer hora do dia. Separe os seus registros preferidos e crie você mesmo um expositor com base nos tutoriais da internet.
Para te ajudar a despertar a criatividade por aí, separamos três modelos bem simples de fazer, dá só uma olhada:

  • Mural de fotos na moldura: aqui a ideia é bem simples, basta pegar uma moldura de quadro comum e distribuir fotos por ela. Para dar um charme especial, escolha molduras com um toque vintage e aposte nas imagens em formato polaroid – alguns sites já fazem a impressão nesse estilo, você nem precisa de câmera!
    Se quiser, também vale a pena pintar a moldura ou fazer algumas colagens para personalizar ainda mais a sua criação. Combine vários quadros neste estilo para fazer uma composição incrível!
  • Painel com fita isolante: olha a fita isolante aqui de novo! O material mais uma vez mostra a sua versatilidade, sendo perfeito para compor o seu mural de fotos de uma maneira bem simples: você pode fazer uma simples linha reta e colar suas imagens ou ainda soltar a criatividade e criar padrões diferentes como mapas, molduras ou formatos geométricos. A ideia também funciona com barbante.
  • Painel tipo cortina: a ideia do painel de fotos estilo cortina pode ser reproduzida com diversos materiais, desde barbantes e fios de nylon até pisca-piscas. A nossa dica aqui é inovar: que tal comprar uma planta artificial e utilizá-la como fios da cortina, assim como foi feito na imagem abaixo? Para completar o visual rústico, use madeira ou até mesmo um galho pintado para pendurar suas folhas.

whatsapp image 2021 03 15 at 142256

Você ainda pode seguir essa mesma ideia para os painéis em formato de varal, criando diversas fileiras no local de sua preferência.

7. Use espelhos para ampliar o ambiente

Quando falamos em expandir o ambiente, logo vem à mente aquela bagunça de obras, mas e se te contarmos que dá para fazer isso sem derrubar nenhuma parede? O velho truque do espelho é simples, econômico e vai transformar o seu quarto!
Quando posicionados corretamente, eles contribuem para essa sensação de amplitude e ainda podem melhorar a iluminação do quarto: a dica é posicioná-lo no local onde bate mais luz solar.

E então, gostou das nossas dicas? Conta nos comentários qual delas você vai colocar em prática!


Rolar para cima