Decorar Gastando Pouco

8 ideias incríveis para decorar gastando pouco

Uma das grandes vantagens de conquistar a casa própria é poder decorá-la da maneira que você quer, não é verdade? A decoração de um ambiente vai muito além de querer deixar a casa mais bonita e agradável aos olhos. Na verdade, decorar um ambiente é personalizá-lo para poder mostrar quem somos, transmitir determinados sentimentos ou mesmo para melhorar nossa sensação de bem-estar.

É possível conseguir transmitir todos esses sentimentos e sensações apenas utilizando elementos fáceis de serem encontrados em qualquer lugar, até mesmo em casa, como objetos, tintas usadas, móveis antigos e iluminação. Pode acreditar: é possível realizar uma grande transformação no seu lar gastando menos do que você imagina.

Muitas vezes a decoração de interiores é deixada de lado por ser considerada algo que foge do orçamento, ainda mais em situações de crise como a que vivemos atualmente. Porém, diferente do que muitos imaginam, para decorar uma casa e deixá-la com a sua cara não é preciso ter muito dinheiro, só é necessário ter criatividade, bom gosto, paciência e um pouquinho de tempo para colocar a mão na massa!

Situações que demandam grandes reformas, como a ampliação de um cômodo, por exemplo, podem ser facilmente resolvidas com a ajuda da decoração de ambientes e da sua criatividade para mudar os móveis de lugar.

Para ajudar você a se inspirar e começar a decorar a sua casa hoje mesmo, selecionamos neste post 8 ideias incríveis para decorar gastando pouco. Continue com a gente e boa inspiração!

1) Parede bicolor

Se você pensa que para dar mais vida à sua casa é necessário pintar todas as paredes de todos os cômodos e, para isso, gastar muito dinheiro com latas e mais latas de tinta, saiba que você está redondamente enganado. Existe um jeito de deixar os ambientes do seu lar com um visual renovado, menos óbvio e sem a necessidade de comprar muita tinta: a parede bicolor.

Parede bicolor é a técnica de pintar apenas a metade de uma parede e é a tendência da vez quando falamos sobre decoração de interiores. Ela é capaz de criar alturas, dar um acabamento diferenciado ao ambiente e pode ser feita utilizando diferentes formas geométricas, conforme seu gosto e personalidade mandarem.

E o melhor é que você não vai precisar gastar quase nada para levar essa técnica até o seu lar, afinal, tudo que você precisará será de um pincel específico para pintar paredes, fita adesiva e a cor que você quer para o seu ambiente. Se você já tiver alguma tinta de cor diferente sobrando por aí, pode utilizá-la! O importante aqui é deixar o cômodo com a sua personalidade.

2) Reaproveitar móveis antigos

Muitas vezes deixamos de valorizar um ambiente ou de dar início a uma nova decoração porque achamos que móveis novos são essenciais para isso. Mas não se engane: é possível sim deixar os ambientes com cara de novo sem precisar investir em móveis, apenas utilizando aquilo que você já tem na sua casa! Que tal tirar o dia de hoje para dar uma analisada nos móveis e objetos que você já tem em casa? 

Aquela mesinha de canto que ninguém mais usa e está encostada em algum lugar da casa ou está em algum ambiente destoando completamente da decoração, pode se transformar e virar um móvel moderno somente com a ajuda de tintas; o armário antigo com cor de marfim que ninguém mais gosta pode virar um closet lindíssimo em apenas alguns passos!

3) Urban jungle

A tendência urban jungle (floresta urbana, em português) tem como premissa aproximar a natureza e os moradores da área urbana. 

Muito bonita e prática para ser aderida, a urban jungle chegou com tudo, virando moda entre os mais ligados à decoração de interiores ou mesmo daqueles que querem deixar o ambiente mais verdinho e arejado.

Fazer parte dessa nova tendência é muito mais fácil do que parece, basta investir em plantas próprias para decorar cada pedacinho do lar, da sala de estar, até o banheiro.

Espécies grandes como a Costela de Adão, Dracena, Bambu Mossô e Cacto são perfeitos para decorar salas e quartos, enquanto as menores, como Violetas, Samambaia, Begônia e Bromélias são perfeitas para ficar em cima de mesas ou mesmo penduradas na sala, quarto, cozinha e banheiro.

4) Espelhos para decorar

Os espelhos deixaram há muito tempo de ser apenas acessórios e se transformaram em itens praticamente essenciais para destacar, diminuiu ou mesmo aumentar a sensação de espaço dos ambientes – além de ficarem lindos como parte da decoração de um cômodo.

Bastante funcionais e versáteis, os espelhos podem ser escolhidos conforme modelo, formato e cor que você deseja para decorar um ambiente. Para fazer com que seu ambiente pareça menor e mais aconchegante utilizando espelhos, basta instalar um espelho levemente inclinado no alto da parede. Já para deixar o espaço mais amplo, escolha espelhos grandes e de preferência verticais para ambientes com pé-direito alto e horizontais para pé-direito baixo.

Para uma decoração mais sóbria e formal, você pode optar por espelhos quadrados, retangulares para espaços pequenos e espelhos redondos para um acabamento mais descontraído e atual. Agora, se você faz questão de um cômodo mais elegante, os espelhos grandes são as peças mais recomendadas.

5) Parede de tijolos falsos

A decoração que pega apenas uma parede inteira, deixando-a diferente das demais, também está muito em alta e você pode fazer sem gastar tanto, apenas utilizando EVA, régua, tesoura e fita dupla face. 

Para começar, basta escolher o EVA na cor que você quer dar para a parede em questão. Depois de escolhido, você deve cortá-lo em tiras conforme o tamanho da sua parede (as tiras servirão para cobri-la) nas medidas de 16 cm x 16 cm.

Quando você terminar de cortar as tiras, poderá começar a colar na parede. Para isso, o ideal é que você utilize fita dupla face, pois assim você não machucará a parede. Defina uma distância de aproximadamente 0,5 cm entre cada tira e pronto! 

O resultado é uma parede que parece feita com tijolos de verdade, mas sem ter passado por todo o processo de sujeira e bagunça que uma reforma faria!

6) Objetos diferentes

Objetos diferentes dispostos nos ambientes podem ser o charme que faltava para a sua decoração. E não precisa ser nada muito elaborado ou caro, viu? Muitos itens que você nem imaginava podem virar um objeto de decoração que deixará seu ambiente moderno e autêntico.

Antiguidades que estão paradas na sua casa ou mesmo na casa de parentes, como máquinas de escrever e máquinas fotográficas que já não são mais utilizadas, podem servir pra decorar uma mesa de canto ou mesmo uma parede. Você pode acessar mais dicas aqui!

7) Almofadas combinando

Além de deixar o sofá ou a cama com um ar muito mais aconchegante, as almofadas são itens atemporais capazes de transformar o ambiente e deixá-lo muito mais bonito dependendo dos tamanhos, cores e estampas escolhidas.

Para conseguir um efeito harmônico com as almofadas, procure escolher estampas que combinem com a decoração do ambiente escolhido. Algumas estampas, como figuras geométricas, folhagens, cores fortes e pelúcia, estão na moda e podem deixar o seu espaço com um ar mais moderno. Aqui o que vale é a sua criatividade e aquilo que você quer transmitir.

8) Tambor de decoração

Usar peças mais rústicas, chamadas de decoração industrial, ou transformá-las para serem utilizadas na decoração é algo que tem sido muito feito na decoração de interiores atual. Um exemplo perfeito disso são os tambores decorativos.

Peças para decoração industrial, como o tambor decorativo, estão muito em alta e por isso costumam custar caro. Porém, é possível ter um tambor para chamar de seu – e sem gastar tanto assim. 

Para conseguir criar o seu próprio tambor decorativo, primeiramente você vai precisar de um tempinho livre, afinal, construir algo do zero e economizar requer tempo. Depois, basta encontrar um tambor – se você não conseguir uma doação, é possível comprá-los na internet mesmo por um valor em torno de R$ 30,00 –, providenciar uma lixa e tinta em spray na cor que você preferir! E pronto. Seu tambor decorativo está pronto para ser utilizado.

Além de ser utilizado como mesa, o tambor também pode servir como banco – dependendo do tamanho –,  até mesmo armário! É só deixar a sua imaginação voar!

Gostou das nossas dicas para decorar sem gastar muito? Aproveite para conferir nosso blog completo e ficar por dentro de outras dicas valiosas para viver bem!


Rolar para cima