Mercado Imobiliario E Coronavirus

Mercado imobiliário e coronavírus: porque investir é uma boa ideia

Em meio a pandemia do coronavírus, surgiu um questionamento importante: será que investir em imóveis é uma boa ideia neste momento? A dúvida é muito natural, mas nós viemos te tranquilizar: comprar imóveis agora vale a pena sim!

Nós não queremos que você desista e nem postergue do sonho da casa própria, por isso vamos compartilhar alguns benefícios de investir em imóveis mesmo neste momento tão desafiador. Continue a leitura para conferir!

Mercado imobiliário e coronavírus: o que mudou?

O coronavírus está diretamente relacionado à área da saúde, mas não foi só ela que sentiu os impactos da pandemia. A economia global também foi afetada e por isso muita gente tem receio de fazer grandes investimentos, como a compra de imóveis.

Não há dúvidas de que o COVID-19 pegou todo mundo de surpresa, mas apesar desse receio normal em um cenário de crise, viemos te trazer uma boa notícia: o investimento imobiliário pode ser uma excelente opção de investimento para você.

Existem muitos argumentos que comprovam os benefícios do investimento imobiliário mesmo em meio ao cenário atual. Dentre eles temos as taxas de juros reduzidas, medidas facilitadoras nos financiamentos imobiliários e outros destaques que apresentaremos ao longo deste post.

É possível comprar imóveis mesmo na quarentena?

Se você tem o sonho da casa própria, pode estar pensando que será preciso adiá-lo mais uma vez em meio a este novo cenário, mas nós vamos te tranquilizar: você pode sim comprar o seu imóvel na quarentena!

Com o isolamento social passamos muito mais tempo em casa e conseguimos entender ainda mais a importância de ter um cantinho só nosso para viver com conforto e tranquilidade. Por isso é importante trazer essa boa notícia de que comprar um imóvel agora é sim uma boa ideia.

Mesmo com o isolamento social, existem muitas formas de conhecer imóveis e pesquisar as melhores opções de investimento para você. Construtoras e imobiliárias estão preparadas para te atender mesmo à distância, de forma online, e vão te ajudar a encontrar a casa perfeita para você.

Motivos para investir em imóveis agora

Se você ainda está com receio de investir em imóveis neste momento, a lista abaixo é para você. Separamos alguns benefícios que o investimento imobiliário traz, confira:

1. Construção de patrimônio pessoal

Investir em imóveis é um dos principais passos para construir o seu patrimônio pessoal, o que proporciona maior segurança financeira a longo prazo. Vamos falar mais sobre potencial imobiliário depois, mas você pode vender sua casa no futuro por um valor bem maior do que aquele pago por você para adquiri-la.

Vale lembrar também que este imóvel ainda pode ser deixado como herança, assim você garante não só a sua segurança financeira, mas também a das próximas gerações da sua família. 

2. Segurança

Segurança em meio a um momento de crise como este que vivemos agora? É isso mesmo! Pode não parecer, mas o investimento imobiliário é o mais seguro entre os investimentos e nós vamos te explicar a razão.

Quando passamos por uma crise econômica, os reflexos normalmente se dão nas instituições financeiras, por isso os investimentos bancários – como poupança e CDBs – são os primeiros a sentir os impactos de forma negativa.

Ao contrário destes investimentos, um imóvel não tem diretamente grandes oscilações de valor, não possuem riscos no caso de quebra desses bancos e também não é um bem que pode ser congelado pelo governo, por exemplo.

3. Valorização do imóvel

Lembra quando falamos sobre o potencial imobiliário lá no primeiro item desta lista? Pois é, agora vamos explicar melhor este conceito para que você possa entender como é possível ter uma grande valorização financeira do seu imóvel.

Não importa o período, a valorização dos imóveis com o tempo é incontestável. Ao adquirir uma casa ou um apartamento agora, pode ter certeza de que ele valerá bem mais do que o valor pago por você daqui a alguns anos. 

Você pode ter um ótimo lucro com a venda desse imóvel no futuro, principalmente no cenário atual, que favorece ainda mais essa valorização. Isso porque as construtoras e imobiliárias tendem a baixar os preços e oferecer opções facilitadas de pagamento diante de uma crise para impulsionar mais o mercado.

4. Opção de investimento mais vantajosa

Já comentamos logo no segundo item desta lista que o investimento imobiliário oferece maior segurança, mas as vantagens não param por aí. Outro ponto muito positivo é a alta demanda de imóveis no Brasil.

Ainda uma significativa parcela da população vive de aluguel, portanto ainda há potencial de muitas pessoas procurarem por imóveis, o que mantém o mercado imobiliário aquecido, ao contrário do que pode acontecer com outros investimentos. Além disso,  retorno financeiro pode ser maior.

Para se ter uma ideia, um imóvel rende mais do que a poupança atualmente: a rentabilidade anual da caderneta de poupança é de 6,17%, um valor bem baixo, principalmente se compararmos com o potencial de valorização de uma casa ou um apartamento.

5. Financiamentos imobiliários facilitados

O financiamento imobiliário é uma das principais formas de acesso à compra de imóveis exatamente por apresentar condições facilitadas de pagamento. Isso continua sendo uma realidade em meio a pandemia do coronavírus e até está ainda mais vantajoso. 

Isso tudo porque diversos bancos anunciaram a pausa das parcelas do financiamento imobiliário e uma carência de até 6 meses nas linhas de crédito para quem comprar imóveis agora. 

Antes mesmo do isolamento social começar, a Caixa Econômica Federal havia anunciado outras vantagens como juros fixos para financiamento imobiliário e agora também liberou R$43 bilhões em novas linhas de crédito como forma de minimizar os impactos da pandemia. 

Viu só quantas vantagens você pode ter se investir em um imóvel agora? Nós sabemos que o momento é de cautela e totalmente diferente de tudo que já vivemos, mas você ainda pode realizar o sonho da casa própria com segurança, tranquilidade e muitas vantagens.

A nossa dica é organizar as finanças, se planejar e investir sem medo! Os benefícios são muitos como você pode conferir ao longo deste conteúdo e ter uma casa para chamar de sua não tem preço, não é mesmo? 

Aproveite para conferir outras dicas aqui no blog da Cataguá sobre como adquirir o seu imóvel de forma segura e sem sentir o peso no bolso.


Rolar para cima