Financiamento de imóveis

Financiamento de imóveis: 5 dicas para financiar um apartamento

Se você, assim como muitos brasileiros, quer realizar o sonho de conquistar a sua casa própria e sair do aluguel, com certeza já deve ter pesquisado bastante sobre maneiras de alcançar esse objetivo o mais rápido possível, certo?

Apesar de ser muito procurado e conhecido por quem quer comprar um apartamento ou uma casa, o financiamento imobiliário ainda gera bastante questionamento, por isso, não fique triste ou envergonhado se você ainda não souber ao certo como funciona ou como conseguir financiar um imóvel, pois as dúvidas são totalmente normais.

No post de hoje, separamos 5 dicas muito úteis que irão ajudar você a entender melhor sobre o financiamento de imóvel e como garantir que tudo correrá bem. Vem com a gente saber mais!

Mas afinal, o que é um financiamento imobiliário?

É chamado de financiamento imobiliário o programa disponibilizado por bancos para que pessoas interessadas possam comprar a casa própria, através de construtoras, com mais facilidade.

Para conseguir uma aprovação de financiamento, não é preciso ser cliente do banco escolhido. Porém, se você for cliente, todo o processo pode ser muito mais rápido, pois você precisará ter crédito aprovado, o que significa que o banco precisa saber se você tem condições de arcar com as despesas do financiamento – processo que é feito através da análise de documentos e também da sua movimentação bancária.

A maioria dos bancos oferece a opção de financiamento de imóveis, a diferença – às vezes grande – está nas condições de pagamento, taxas cobradas, duração dos contratos firmados e quanto do valor do imóvel pode ser financiado. Para saber qual banco oferece as melhores condições de financiamento para você, fazer uma pesquisa bem detalhada é essencial.

Depois que você já tiver escolhido o banco com as melhores condições, é hora de conversar com um gerente para que as etapas de liberação de crédito sejam iniciadas.

5 dicas para conseguir financiar um apartamento

Alguns cuidados básicos podem ser cruciais na hora de procurar por um financiamento imobiliário, seja para ser aprovado ou para fechar um bom negócio. Por isso, agora que você entendeu melhor o que é o financiamento imobiliário, acompanhe abaixo as 5 dicas para conseguir financiar um apartamento! 

1) Antes de tudo, planejamento é essencial

Nós sabemos que você deve estar ansioso para finalmente conquistar a casa própria e comprar o seu apartamento, não é mesmo? Porém, esse grande passo requer muito cuidado, atenção e planejamento para que nada saia dos trilhos e prejudique sua vida financeira – e consequentemente a realização do seu grande sonho.

O primeiro passo importante é encontrar um apartamento que seja compatível com o que você sonha conquistar e que também se adeque à sua renda, afinal, não adianta você investir em um imóvel que consumirá mais da metade do seu salário, deixando você apertado durante o mês, certo? Por isso, tenha em mente que o empréstimo não deve comprometer mais que 30% do seu orçamento.

Para encontrar o apartamento perfeito, você pode contar com o auxílio da construtora ou de um agente financeiro, eles saberão auxiliá-lo e ajudá-lo a encontrar opções do seu agrado e que também caibam no seu bolso. 

2) Separe com antecedência a documentação necessária

Para agilizar o processo, procure providenciar a documentação antes mesmo de ir até a instituição escolhida para realizar o financiamento, pois dessa forma você ganha tempo e elimina aquela etapa de ter que voltar em casa para pegar documentos que esqueceu.

Apesar de cada banco ter a sua política, de maneira geral a documentação para solicitar um financiamento de imóvel não costuma variar muito, por isso, utilize a internet para saber quais são os documentos mais solicitados pelos bancos. 

Já adiantamos que entre os documentos necessários com certeza estarão cópia do RG, CPF, comprovante do estado civil, comprovante de endereço e também comprovante de renda. 

3) Utilize o Cadastro Positivo a seu favor

O Cadastro Positivo do Serasa funciona como um currículo de pagamentos feitos pelo usuário. Nele, todas as contas que você paga em dia são consideradas para construir o seu perfil de pagador, que pode ser bom ou ruim, dependendo de como você administra o pagamento das suas contas.

Ao realizar o cadastro no site e pagar suas contas sem atrasos, você permite que empresas possam visualizar o seu bom histórico financeiro. Quanto mais alto for o seu perfil como bom pagador, maiores são as chances de conseguir mais aprovação de crédito na hora de financiar o seu apartamento, conseguir melhores taxas e até mais facilidade para parcelar outras compras.

4) Considere utilizar seu FGTS como parte do pagamento

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é constituído pelos depósitos mensais totais que o empregador depositou em contas abertas na Caixa em nome do empregado. O valor depositado corresponde a 8% do salário do funcionário.

O FGTS visa proteger o trabalhador que é demitido sem justa causa e pode ser utilizado em algumas ocasiões especiais, sendo uma delas a aquisição da casa própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Para comprar um imóvel utilizando o FGTS, existem algumas regras, uma delas é sobre a localização do imóvel desejado: ele deve estar localizado no mesmo município onde você trabalha ou municípios que integram a mesma região metropolitana. Outra possibilidade é comprar o imóvel no mesmo município onde você comprove residência há mais de um ano ou municípios da mesma região metropolitana.  

Você pode acessar o site oficial da caixa para saber mais sobre as regras!

5) Faça uma simulação antes de fechar o contrato

Se você não quer ter surpresas desagradáveis e quer ter um planejamento mais detalhado e certeiro, o melhor a se fazer antes de assinar o contrato é uma simulação do financiamento imobiliário.

A simulação do financiamento imobiliário é uma excelente ferramenta que ajudará você a analisar melhor as vantagens de fechar o negócio, além de mostrar através de dados qual é o programa mais adequado para você obter o crédito imobiliário.

Essa simulação pode ser feita de maneira fácil, rápida e prática, tanto online – a maioria das instituições financiadoras disponibiliza essa opção em sites oficiais –, como presencialmente.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais sobre financiamento, dicas para sair do aluguel e conquistar a sua casa própria? É só acessar nosso blog completo!


Rolar para cima