viver melhor

7 dicas para viver melhor: deixe a casa mais aconchegante!

Ter uma casa aconchegante é a base para um dia a dia mais feliz e saudável, mas você sabe como trazer essa sensação para os ambientes? Com pequenos detalhes é possível deixar qualquer espaço muito mais confortável e charmoso, pronto para ser chamado de lar!
Pensando nisso, separamos algumas dicas para viver melhor que vão te ajudar a renovar a sua casa de forma econômica, mas com aquela sensação de aconchego garantida! Pronto para conferir? Então boa leitura!

Como deixar a casa mais aconchegante?

Quem não quer chegar em casa e relaxar, não é mesmo? O seu lar deve ser um espaço confortável, repleto de paz e aconchego para que você possa ter qualidade de vida, por isso é essencial criar ambientes que te façam se sentir bem.
Confira nossas dicas para viver melhor, transformando o seu lar com praticidade e sem gastar muito:

1. Aposte em aromas agradáveis

Chegar em casa e sentir aquele cheirinho gostoso é a melhor coisa, não é mesmo? Apostar em aromas agradáveis ajuda a deixar o ambiente mais tranquilo, fresco e, consequentemente, muito mais aconchegante.
Você encontra facilmente uma variedade de produtos para deixar o seu lar sempre com um cheirinho muito bom: velas aromáticas, incensos, perfumes próprios para casa e difusores de ambiente são excelentes opções. Existem algumas essências vendidas separadamente para que você possa espalhar pela casa da forma que preferir.
Lavanda, gerânio, alecrim, eucalipto e camomila são apenas alguns exemplos mais conhecidos, mas é possível encontrar combinações incríveis que com certeza vão deixar a sua casa muito mais confortável. Teste vários aromas e encontre os seus favoritos!

2. Plantinhas por todos os lados!

As plantinhas são perfeitas para conferir mais aconchego aos espaços da casa! Além de trazer a natureza para mais perto, elas garantem um visual todo especial e ainda podem exalar um aroma bem gostoso, deixando os ambientes repletos de frescor e conforto.
Para colocar plantas dentro de casa, a nossa dica é escolher com cuidado as espécies e conhecer bem os cuidados necessários para que elas cresçam saudáveis. Os cactos e suculentas são bem conhecidos pela manutenção fácil, mas existem outras plantinhas que se dão muito bem em ambientes internos.
Samambaia, jiboia, espada de São Jorge, aglaonema e clorofito são alguns exemplos de plantas que funcionam bem dentro de casa. Escolha um cantinho especial para elas e cuide com muito carinho: pode até ser um ritual do seu dia para relaxar.

3. Invista em tapetes confortáveis

Colocar os pés em uma superfície macia é tudo de bom, não é mesmo? Por isso os tapetes confortáveis não podem faltar na sua casa! Você encontra modelos de diversos tamanhos, cores, estampas, materiais e formatos por aí, mas o importante é procurar aquele que se encaixa no seu estilo e é capaz de despertar a sensação de aconchego.
Os modelos mais felpudos são excelentes escolhas para quem busca conforto, assim como os pelegos. Grande tendência no universo da decoração, os pelegos são uma espécie de manta bem peluda feita com material sintético: item perfeito para colocar no sofá, na beira da cama ou naquela poltrona do home office.
Além de trazer o aconchego, esses itens também ajudam a compor toda a decoração do ambiente e podem criar visuais incríveis. Tudo isso por preços bem acessíveis: vale a pena pesquisar bem os valores e a qualidade do produto antes de comprar.

4. Se joga nas almofadas!

As almofadas são itens indispensáveis para trazer mais conforto em casa e a escolha das estampas pode contribuir ainda mais. Combiná-las com a decoração do ambiente e com seu gosto pessoal vai deixar qualquer cantinho muito mais aconchegante.
Espalhe o acessório pelo sofá, poltrona, na cama e até mesmo no chão: almofadas de tamanhos maiores são perfeitas para acrescentar um espaço extra para sentar no chão, dando um toque de charme todo especial.

5. Mural de fotos para sempre lembrar os bons momentos

Espalhar fotos com pessoas que você ama é uma forma simples de deixar qualquer ambiente muito mais aconchegante. Além de colocar alguns porta retratos pela casa, você pode criar um mural com registros de momentos especiais – aqueles que deixam o coração cheio de felicidade, sabe?
Selecione as fotos e escolha um local bem especial da casa para colocá-las. Você pode comprar um mural ou fazer um você mesmo: fios de barbante, telas aramadas ou um pedaço de cortiça já são o suficiente para criar quadros incríveis.
Busque inspirações e tutoriais de DIY na internet, escolha seu modelo preferido e coloque a mão na massa! Quando estiver estressado por algum motivo, olhe para o seu mural e lembre-se dos momentos felizes: não tem receita melhor do que essa para recarregar as energias.

6. Escolha cores agradáveis para as paredes

Se você está sentindo falta dessa sensação de aconchego, colocar novas cores nos ambientes é uma excelente forma de renovar o ambiente sem precisar gastar muito. A escolha das cores pode influenciar muito no conforto do seu lar e a boa notícia é que você mesmo pode pintar as paredes de casa!
Cores mais neutras e claras – como os tons pastéis – são conhecidas por contribuir para a iluminação do ambiente, criar uma sensação de amplitude e também por serem ótimas para trazer mais aconchego. Isso não significa que você não pode usar tons mais fortes: cores mais vivas podem sim trazer essa sensação de conforto, desde que sejam bem combinadas com a decoração.
A dica é balancear as cores mais fortes com itens decorativos de tons mais neutros, assim o ambiente não fica pesado e o efeito de aconchego é garantido. Pesquise tutoriais com um passo a passo para pintar as paredes do jeito certo e coloque a mão na massa! É uma ótima oportunidade para se divertir e ainda economizar bastante.

7. Crie um cantinho para relaxar

Seja para ler, meditar, tomar um café, um chá ou simplesmente sentar e relaxar: criar um espaço confortável e aconchegante para descansar tanto o corpo quanto a mente com certeza vai te ajudar a viver melhor. Ah, e montar esse ambiente pode ser muito mais fácil do que você imagina, viu?
Você não vai precisar de muitos metros para fazer isso e também não precisa gastar uma fortuna. Com uma poltrona, pufe ou até mesmo almofadas jogadas no chão combinadas com um tapete bem confortável você já consegue criar um cantinho perfeito para renovar as energias!
Procure um espaço da casa em que você se sente muito confortável e crie este espaço do seu jeitinho com tudo que te faz bem. Vale colocar algumas luminárias, velas aromáticas, apostar em objetos com cores que você ama – solte a imaginação e personalize o seu cantinho relax.

Pronto para colocar as nossas dicas em prática? Conta aqui nos comentários se você tem outra dica incrível para deixar a casa ainda mais aconchegante.
Ah, aproveite também para conferir outras dicas exclusivas aqui no blog da Cataguá sobre decoração para compor os ambientes de forma prática, elegante e acessível!


Rolar para cima