diy dicas de decoracao simples para fazer em casa

DIY: dicas de decoração simples para fazer em casa

Você gosta ou já pensou em redecorar a sua casa, mas nunca sobrou tempo ou dinheiro? Então, que tal aproveitar esse momento de quarentena para finalmente colocar em prática seus dotes DIY e deixar sua casa com ainda mais personalidade sem gastar muito para isso?
É isso mesmo: você pode renovar os ambientes do seu lar e deixá-lo do jeitinho que sempre sonhou gastando pouco! Basta soltar a criatividade e se divertir com as dicas que nós vamos compartilhar com você neste post.
Para se inspirar e descobrir dicas de decoração simples, mas que vão transformar a sua casa é só continuar a leitura!

Mas afinal, o que é DIY?

Segundo pesquisadores, o termo DIY (Do It Yourself), que significa “faça você mesmo”, nasceu nos Estados Unidos antes mesmo de 1920.
Naquele período, a população procurava por meios de melhorar suas casas sem gastar muito e, por isso, preferia reformar do que comprar. Porém, foi na década de 50 que o DIY realmente se consagrou.
Graças ao cenário punk underground que surgia trazendo ídolos musicais independentes, responsáveis pela criação de suas próprias canções, estilos e até mesmo de suas próprias roupas, o Do It Yourself caiu ainda mais no gosto das pessoas, permanecendo, inclusive, até hoje.
Agora a técnica de colocar a mão na massa e criar itens únicos com muito mais personalidade é muito utilizada para transformar a decoração. Esse momento de criação pode ser muito divertido e garante um espaço com detalhes que são a sua cara.

Como fazer?

É possível realizar um trabalho incrível usando criatividade e objetos que você já tem em casa – aqueles que você nunca pensou que fossem servir para alguma coisa, mas que ainda assim guardou.
A primeira coisa a ser pensada quando se quer decorar ou redecorar um ambiente é o estilo e a cara que você deseja dar a ele. O importante é seguir o seu gosto pessoal e uni-lo ao funcional e confortável.
Acompanhe abaixo algumas dicas incríveis para deixar seus ambientes ainda mais bonitos e personalizados:

1. Mude os móveis de lugar

Antes de começar a pintar e a transformar objetos em outros, que tal tentar mudar os móveis de lugar para dar uma cara nova aos ambientes?
Pode não parecer, mas a disposição dos móveis em um lugar faz toda a diferença e, às vezes, somente mudá-los de posição ou trocá-los de lugar já ajuda a dar outra cara para o espaço.
Uma simples mudança na disposição dos móveis pode fornecer mais espaço livre, melhorar o fluxo, deixar o ambiente com um ar mais limpo e arejado ou mesmo dar uma sensação de harmonia.

2. Reforme objetos e móveis

Se mudar os móveis de lugar ainda não foi o suficiente para você, dar uma nova cara a eles pode ser o que falta.
A reforma de móveis e objetos à mão, ou “handmade”, está em alta e faz sucesso até mesmo entre os arquitetos, afinal, é uma técnica que não requer muitos gastos e deixa o móvel ou objeto personalizado com a cara do dono!
Esse trabalho pode ser realizado de várias maneiras. As duas mais fáceis são:

  • Tinta:

Sabe aquela lata de tinta velha que sobrou da sua última pintura? Você pode utilizá-la para pintar aquele móvel antigo que já não cabe mais na sua decoração e transformá-lo em algo completamente novo!

  • Papel contact:

Papel contact é aquele papel incolor ou colorido muito utilizado para encapar cadernos escolares, sabe? Ele também pode ser usado para transformar o seu móvel!
É muito simples: basta medir direitinho a superfície daquilo que você pretende cobrir, recortar o papel utilizando as medidas e depois colar com a ajuda de uma régua. Simples assim! E se você quiser mais detalhes, existem inúmeros tutoriais na internet que ensinam o passo a passo. Mãos à obra!

3. Utilize vasos de plantas personalizados para decorar

As plantas deixaram de dar vida apenas ao quintal e passaram a alegrar também o interior das casas!
Se você possui vasos e plantas no exterior do seu imóvel, trazê-las para dentro de casa pode ser uma ótima maneira de dar um up no ambiente. Você pode até utilizar aquela mesma tinta que estava sobrando e também pintar os vasinhos antes de colocar os arranjos de plantas.
As opções para distribuir as plantas pela casa são muitas: pendurar nas paredes da sala, cozinha ou corredores, deixar vasos maiores no chão para dar uma cara ao espaço ou colocá-los em cima de móveis, pias ou bancadas.

4. Pendure objetos diferentes nas paredes

Trocar os velhos quadros de fotografias por barbantes ou fios de luzes natalinas, prendendo as fotos com prendedores, é uma bela forma de dar uma repaginada no ambiente sem perder as lembranças.
Criar uma galeria com diversos espelhos em tamanhos e formatos desiguais também é uma maneira de inovar. Se você quiser, pode colocar pratos diferentes, desenhos ou outros objetos que você considera a sua cara – e a do seu lar.

5. Use paletes para criar móveis incríveis

Os paletes são estrados de madeira que podem ser encontrados por um preço bem acessível ou até mesmo através de doações. Eles são muito versáteis quando deixamos a criatividade fluir e é possível transformá-los em racks, painéis de tv, mesas e até mesmo em sofás!
Você pode acrescentar rodinhas na mesa para deixá-la ainda mais funcional e movê-la com facilidade pela casa. No caso do sofá, basta usar os paletes como base e colocar almofadas bem confortáveis na parte superior.
Para personalizar ainda mais, você pode pintar os paletes da cor que desejar ou até usá-los naturais, mas neste caso a dica é lixá-los e passar um verniz para garantir a durabilidade das peças.

6. Faça um mural de fotos

Os murais de fotos são bem simples de fazer e deixam qualquer ambiente mais aconchegante, já que você pode deixar as suas melhores memórias em um lugar bem especial da casa. Este DIY pode ser feito de várias formas: com fotos coladas diretamente na parede, penduradas em fios de luzes ou em barbantes e até mesmo presas em isopor.
Você ainda pode reaproveitar alguns materiais que tem em casa, como por exemplo madeiras que sobraram de alguma reforma, suportes de metal ou um pedaço de cortiça. Use prendedores de roupa coloridos ou pintados por você para pendurar fotos.
Os murais também podem servir para colocar recados ou lembretes importantes. Os mesmos materiais funcionam muito bem na criação de um item só para este fim.

7. Imprima imagens para fazer seus quadros

Uma dica de decoração simples e que não demanda muitos dotes artísticos é a criação de quadros a partir de impressão de imagens. Basta comprar uma moldura de sua preferência e escolher algumas imagens que você gosta muito na internet.
Vale frases de inspiração, aquela foto da sua série ou filme preferidos, uma paisagem bonita ou qualquer outra imagem que faça você sorrir: imprima as imagens selecionadas e coloque-as nas molduras. A dica é escolher várias para fazer uma composição bem legal na parede.

8. Utilize caixotes de madeira como prateleiras

Assim como os paletes, os caixotes de madeira são bem acessíveis e muitas vezes são descartados por lojas ou nas feiras, por isso é fácil consegui-los. Apesar de parecerem simples, os caixotes podem ser utilizados de diversas formas na decoração, trazendo um ar mais intimista e rústico para o ambiente.
Você pode usá-los como prateleiras, sapateiros, mesas ou até criar um baú com pufe: basta colocar uma tampa de madeira e uma almofada. Bem legal, não é mesmo? Além de garantir um item único, você ainda consegue mais espaço de armazenamento para sua casa.
Se quiser manter o ar mais rústico, deixe a madeira natural ou com uma pintura mais “desgastada”. Já se preferir um visual mais clean, pinte os caixotes com cores neutras ou tons pastéis.

9. Reutilize embalagens para guardar objetos

Sabe aquela embalagem bonitinha, mas que você sempre joga fora por não saber o que fazer com ela? Ela pode virar um ótimo porta-objetos! Até mesmo potes de sorvete podem ser pintados ou revestidos com papel e tecido para ganhar uma nova cara.
Latas ou potes em formato mais comprido são perfeitos para armazenar pincéis de maquiagem, lápis, canetas ou outros itens de papelaria. Você ainda pode usar embalagens como porta velas, porta jóias ou para guardar maquiagem e outros produtos de beleza.

10. Dê nova vida para garrafas antigas na decoração

Garrafas de vidro são um complemento incrível para a decoração quando você acrescenta algumas plantinhas ou até mesmo um fio de luzes dentro delas. Para dar uma nova vida aos recipientes, a dica é pintar uma parte, enrolar fios de barbante ou de sisal para dar um toque rústico.
Já as garrafas pets podem ser cortadas pela metade e servem como vasos, porta objetos ou até para criar um jardim vertical. Pinte-as com uma cor de sua preferência ou faça desenhos para deixar a decoração mais alegre.

Gostou das dicas? Então agora é hora de colocá-las em prática, começar as mudanças e deixar a sua casa mais personalizada ainda!


Rolar para cima