descubra como escolher o melhor modelo de box para o seu banheiro

Descubra como escolher o melhor modelo de box para o seu banheiro!

Você sabe como escolher box para banheiro? Pode parecer uma decisão fácil, mas é importante lembrar que você precisa considerar fatores como a segurança, o espaço do banheiro, a estética e a qualidade do material escolhido.
Analisar estes detalhes no momento da compra faz toda a diferença, pois garante a aquisição do produto adequado para compor um banheiro muito mais funcional sem deixar de lado o conforto e a beleza do ambiente.
Pensando nisso, separamos dicas valiosas para você não errar na escolha! Continue a leitura para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto e encontrar o box ideal para o seu banheiro.

Como escolher box para banheiro?

Na hora de construir, reformar ou mobiliar o imóvel é preciso tomar muitas decisões importantes que envolvem não só a estética, mas também a funcionalidade e a segurança da casa. A escolha do box do banheiro é uma dessas decisões.
Por se tratar de uma área molhada, o primeiro ponto a se considerar deve ser a segurança e a durabilidade do material escolhido. Uma vez que o box entrará em contato com a água constantemente, é preciso encontrar um produto resistente a este fator para que você não precise se preocupar com a manutenção tão cedo.
Já para garantir a funcionalidade, é importante verificar a área disponível no seu banheiro. Este detalhe é importante para garantir que você escolha um box de tamanho adequado para a metragem do seu banheiro, sem prejudicar o espaço disponível.
A decoração também não pode ser deixada de lado, afinal o box é um item complementar: escolha um material que combine com a proposta estética do seu banheiro.

Dúvidas frequentes na hora de escolher o box

Existem algumas dúvidas muito comuns sobre a instalação do box, combinações de materiais e acabamentos. Mas não se preocupe: nós respondemos essas questões para você!
Quando você finalizar a leitura deste post vai saber tudo o que precisa para escolher o box ideal para o seu banheiro. Confira esses detalhes importantes:

1. Quais os formatos disponíveis?

Existem muitos formatos e tipos de aberturas disponíveis no mercado. A escolha deve ser baseada no layout e tamanho do seu banheiro, confira nossas indicações:

  • Box de canto: se você mora em um apartamento pequeno e seu banheiro é mais compacto, por exemplo, este é o formato de box ideal para você. As portas de correr também ajudam a economizar espaço e são bem mais práticas.
  • Box sanfonado: este formato funciona com duas partes móveis, que correm em trilhos fixos na parte superior e inferior. São uma ótima opção para ambientes bem pequenos.
  • Porta de abrir: essa porta abre para dentro ou para fora com dobradiças, como uma porta convencional. Por ocupar mais espaço, este modelo é mais indicado para banheiros médios e grandes.
  • Box em ângulo: com design bem moderno, este modelo forma um ângulo de 90º em um dos cantos do banheiro. Indicado para banheiros com bastante espaço.
  • Do chão ao teto: banheiros com janelas basculantes são perfeitos para o box que vai do chão até o teto. Este modelo é ideal para decorações mais modernas e elegantes, além de contribuir para o conforto térmico do espaço, mantendo a temperatura mais agradável.

2. Qual é o melhor material?

A escolha do material depende de diversos fatores, como gosto pessoal, segurança e a decoração. Normalmente, o vidro é o modelo mais escolhido de box para banheiro, mas existem outras opções como o acrílico e até mesmo as cortinas.
Neste último caso, é importante estar atento aos fungos que podem se acumular no material plástico. As cortinas têm uma vida útil mais curta, por isso é preciso trocá-las com mais frequência.

3. Qual a altura ideal?

A altura padrão do box costuma ser de 1,90 m, mas nada te impede de ter um modelo mais alto, principalmente se a ideia for fazer um box do chão ao teto. Nestes casos, é preciso fazer um produto sob medida para o seu banheiro.

4. Como fazer o acabamento do box?

Os acabamentos também são uma parte muito importante do box e podem dar aquele toque que faltava na decoração. As ferragens brancas e cromadas são mais comuns, mas você pode variar conforme o seu estilo pessoal.

5. Qual a melhor opção para espaços pequenos?

Se você tem um banheiro pequeno, sabe que cada detalhe precisa ser otimizado para aproveitar o espaço da melhor maneira possível, certo? Por isso a escolha correta do box faz toda a diferença.
Para espaços pequenos, o melhor modelo é o box com porta de correr. Ele não precisa de um ângulo de abertura – aquela área livre para abrir a porta –, por isso economiza muito mais espaço no seu banheiro.
O box que vai do chão até o teto também pode ser um complemento interessante para ambientes menores, trazendo um charme especial. Se você optar por um desses, não se esqueça de que é necessário ter uma janela dentro do box para garantir a entrada e saída de ar.

6. Como fazer a limpeza de boxes?

O ideal é que a limpeza do box seja feita semanalmente para evitar o acúmulo de sujeira e fungos trazidos pela água. Para limpar é só utilizar uma esponja macia e detergente neutro.
Cosméticos utilizados no banheiro como os shampoos, condicionadores e sabonetes são gordurosos, por isso é importante usar o detergente ou um desengordurante para garantir a limpeza completa, evitando manchas nas superfícies.

7. Qual tipo de revestimento devo usar?

Existem diversos tipos de revestimento e a maioria funciona muito bem com todos os modelos de box, o que conta na hora da escolha é o seu gosto pessoal e a decoração que deseja criar. Revestimentos de cores neutras são ideais para criar um visual mais clean e clássico.
Azulejos coloridos podem criar um ambiente mais diferenciado e personalizado, já os porcelanatos em formato geométrico formam uma composição bem moderna e interessante. Outro revestimento muito procurado são os famosos azulejos de metrô, que são perfeitos para uma decoração urbana.
Gostou das dicas? Conta aqui nos comentários qual foi o seu modelo preferido!


Rolar para cima