Como fazer uma decoracaoo incrivel sem gastar muito

Como fazer uma decoração incrível sem gastar muito? Saiba aqui!

Fazer uma boa decoração com pouco dinheiro parece uma missão muito difícil, não é mesmo? Mas não precisa ser.  Com um pouco de criatividade e um bom planejamento você pode montar uma decoração digna de capa de revista e a melhor parte é que você nem precisa sentir o peso no bolso para isso!

Quer descobrir como decorar a casa gastando pouco? Então continue a leitura deste post para se inspirar com dicas valiosas!

Como decorar a casa gastando pouco?

Quem não quer chegar em casa e encontrar um ambiente acolhedor, charmoso e tão lindo que parece ter saído de uma novela, não é mesmo? Nós viemos te contar que isso é possível e não é tão difícil quanto parece. 

Com alguns passos simples você pode ter a decoração que sempre sonhou. E quer saber a melhor parte disso tudo? É possível fazer essas mudanças na sua casa gastando bem pouquinho! 

A nossa dica número um para economizar na decoração é bem simples: procure olhar para todos os objetos de um jeito diferente, mesmo aqueles que parecem muito antigos. Eles podem acabar como um dos seus itens de decoração preferidos. 

A grande vantagem de reutilizar materiais é ter a liberdade para transformá-los como você quiser, o que garante peças personalizadas que ninguém vai achar em nenhuma loja por aí.

Dicas para decorar casas gastando pouco

1. Use papel de parede e adesivos

Precisa dar mais vida a um cômodo da casa, mas não quer ter muito trabalho e muito menos se preocupar com obras e reformas? O papel de parede e os adesivos são uma solução barata e criativa para isso! 

Além de serem bem fáceis de colocar, você pode encontrar diversas estampas e desenhos por um ótimo preço. Eles são muito versáteis e podem ser usados em várias áreas da casa, trazendo um toque todo especial ao ambiente. 

Outra dica para renovar o cômodo de forma prática, rápida e sem obras é colocar quadros na parede: você encontra modelos de vários tamanhos e com preços bem acessíveis por aí, inclusive online. Você ainda pode optar por fazer os quadros em casa, imprimindo imagens e emoldurando ou até mesmo soltando o seu lado artista e criando um do zero com tintas, recortes de revistas e outros materiais.

2. Dê uma nova utilidade a itens sem uso

Lembra quando falamos sobre olhar para todos os objetos de um jeito diferente? Pois é, ao fazer isso você consegue trabalhar a sua criatividade e imaginar novas utilidades para eles, podendo assim criar itens únicos e totalmente personalizados para a sua decoração. 

Aqui a ideia é aproveitar aqueles objetos que estão parados por aí ocupando espaço e você não sabe o que fazer com eles: agora é a hora de apurar o olhar e imaginar esses objetos para além do seu uso comum. Vale a pena buscar inspirações na internet para começar. 

Portas antigas podem virar lindas mesas, garrafas de vidro podem compor a decoração da sala como vasos ou até mesmo como luminárias, caixotes podem virar nichos e assim por diante. Basta deixar a imaginação livre e ideias incríveis surgirão!

3. Se joga no DIY!

O famoso Do It Yourself, ou Faça Você Mesmo em português, é uma das formas mais divertidas e eficientes de economizar na decoração. Os paletes e madeiras, por exemplo, são uma ótima opção para fazer novas peças e também são uma grande tendência no universo da decoração. 

Você encontra tutoriais bem fáceis na internet para soltar a imaginação: vale fazer um sofá, uma cama, prateleiras, mesas ou até mesmo uma piscina! Mas o mundo do DIY vai muito além dos paletes e você pode se aventurar por muitas criações, desde prateleiras até uma cabeceira incrível para a sua cama.

A dica é pesquisar inspirações e buscar utilizar materiais que você já tem em casa para economizar ainda mais.

4. Aposte nas plantinhas

Trazer a natureza para dentro de casa é uma ótima forma de tornar o espaço mais acolhedor e ainda economizar na decoração. Isso porque, além de ser um hobbie, as plantinhas são um complemento incrível para a composição dos ambientes do seu lar.

Você pode espalhar vasinhos em prateleiras, estantes e mesas ou ainda criar uma urban jungle, que consiste em uma área dedicada especialmente para montar uma espécie de jardim dentro de casa. Se não tiver muito espaço, as plantas pendentes (como samambaia e jiboia, por exemplo) e os jardins verticais são ótimas opções para colocar mais verde nos cômodos.

Outra tendência é montar hortas dentro de casa para cultivar temperos, verduras e legumes. Na internet você encontra diversas inspirações com tutoriais bem simples para criar o seu espaço no jardim, dentro de casa ou até mesmo para montar uma horta em apartamento.

5. Invista em móveis e objetos usados

Garimpar móveis e itens de decoração em lojas de usados pode render incríveis surpresas. É possível encontrar lindas peças vintage em excelente estado de conservação ou ainda alguns objetos que podem ser restaurados e até ganharem um novo significado.

Além de ter grandes chances de encontrar peças únicas, você ainda vai economizar muito comprando móveis e objetos usados. Outra dica que vai te ajudar a economizar é verificar com amigos e familiares se eles não têm alguns itens parados em casa para doação: depois é só usar as dicas deste post para renovar cada peça e colocar a sua personalidade nos detalhes.

6. Pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença

Enjoar da decoração é normal com o passar do tempo, mas isso não significa que você precisa quebrar tudo e fazer uma grande reforma para transformar o ambiente. Muitas vezes, bastam pequenas mudanças para renovar a casa e criar uma atmosfera totalmente nova.

Mudar os móveis de lugar, acrescentar novos objetos de decoração, trocar as capas das almofadas ou dar uma nova utilidade a uma peça já pode ser mais do que suficiente para dar uma cara nova ao seu lar. São os pequenos detalhes que ajudam a criar uma boa decoração, por isso tente fazer essas mudanças menores quando cansar da composição dos espaços e não quiser investir em reformas.

7. Espelhos ajudam a ampliar o espaço

O espelho é um dos melhores truques para criar uma sensação de amplitude em espaços menores e ainda é um ótimo objeto decorativo, com bom custo-benefício para o seu bolso. É uma boa saída para otimizar espaços em apartamentos pequenos, por exemplo. 

Uma das escolhas mais comuns é o uso do espelho na sala de jantar, refletindo a mesa e criando assim a sensação de um ambiente muito mais amplo. É possível encontrar espelhos de vários tamanhos, formatos e molduras, o que torna o objeto muito versátil: a dica é combiná-lo com o estilo da decoração e usá-lo também como complemento nas paredes.

8. uma boa iluminação pode transformar o espaço

A iluminação é parte muito importante da decoração: com as estratégias corretas, você consegue valorizar pontos específicos dos ambientes, torná-los mais acolhedores e muito mais funcionais. O ideal é aproveitar o máximo de luz natural em casa, mas a iluminação artificial também é essencial para compor a decoração. 

Luzes mais difusas são ideais para iluminar o ambiente de maneira uniforme, por isso são ótimas opções para a sala de estar. Já as técnicas de iluminação mais focais são ideais para destacar detalhes arquitetônicos e decorativos: aqui as fitas de led têm feito muito sucesso para valorizar pontos específicos da casa.

9. Pinte paredes e móveis antigos

Além do papel de parede e dos adesivos, você tem a opção de pintar as paredes para renovar o cômodo: vale pintar tudo, criar uma parede de destaque, fazer desenhos e formatos geométricos com stêncil ou com o auxílio de uma fita crepe, ou dividir a parede e pintar as metades de cores diferentes, por exemplo. 

A dica de pintura vale também para móveis antigos, que podem ganhar uma cara nova com uma cor diferente. Existem também adesivos para envelopar os móveis de maneira mais prática.

10. Busque por materiais alternativos

Se você vai renovar um ambiente e precisa comprar materiais de construção, o primeiro passo é pesquisar muito. Muitas vezes, é possível encontrar um material muito parecido com o que você deseja por um preço bem mais baixo e a troca compensa.

Pisos vinílicos apresentam bom preço, são fáceis de instalar e não exigem grandes obras, por exemplo, já a tinta epóxi pode ser aplicada em azulejos e dar uma cara totalmente nova a espaços como banheiros e cozinhas. Vale destacar aqui que é importante avaliar o custo-benefício, considerando sempre a qualidade dos produtos para não sair no prejuízo depois.

E então, pronto para decorar a sua casa? Com essas dicas vai ficar fácil transformar o seu lar sem precisar investir uma fortuna em itens de decoração. Além de ser um processo divertido, você vai conseguir objetos únicos e cada detalhe vai ganhar um significado ainda maior. 

Se precisar de mais inspiração, aqui no blog da Cataguá você encontra outros conteúdos com dicas exclusivas sobre decoração e outros truques para deixar a sua casa do jeitinho que você sempre sonhou de uma forma prática e econômica.


Rolar para cima