Ideias práticas para montar horta em apartamento

Ideias práticas para montar horta em apartamento

Sempre quis ter uma horta em casa, mas acha que é impossível montar este espaço dentro de um apartamento? Nada disso: mesmo em espaços pequenos, as hortas podem sim ser instaladas e ainda podem trazer muitas coisas boas para o seu lar!

Além de complementar a sua decoração com muito charme, montar uma horta em apartamento vai te ajudar a manter hábitos muito mais saudáveis no dia a dia, aumentando assim a sua qualidade de vida e de toda a sua família.

Pensando nisso, vamos compartilhar tudo o que você precisa saber para montar a sua horta em casa aqui neste post! Pronto para começar? Então boa leitura!

Conheça as vantagens de ter uma horta em casa!

Ter uma horta dentro de casa pode parecer uma tarefa difícil, mas o processo é muito mais simples do que você imagina e ainda pode trazer diversos benefícios para você! Dá só uma olhada nas principais vantagens:

  • Alimentos frescos e livre de agrotóxicos sempre a mão
  • Estimula a alimentação saudável
  • Menos gasto com legumes, temperos, frutas e verduras no mercado
  • Complemento para a decoração do apartamento
  • Muito mais qualidade de vida para você e para a família

Você pode ter tudo isso no seu dia a dia sem precisar de muito espaço no apartamento ou de cuidados muito complexos. Basta garantir a montagem no local correto e conhecer as necessidades de cada espécie escolhida para a sua horta, assim como você faria ao escolher uma planta para ambiente interno para complementar a decoração do seu lar. 

Ah, e o momento não poderia ser melhor, não é mesmo? Com o isolamento social, passamos mais tempo dentro de casa e percebemos ainda mais a necessidade de manter hábitos saudáveis, assim como de ter um ambiente mais aconchegante. Se você já se perguntou o que fazer na quarentena, montar uma horta no apartamento – e cuidar dela depois também – pode ser uma ótima atividade para passar o tempo. 

Como montar uma horta em apartamento?

Apesar de ter se tornado uma grande tendência nos últimos anos, a montagem de uma horta em casa ainda gera muitas dúvidas. A verdade é que o processo é simples, mas existem alguns truques importantes para fazer esse cantinho especial ser bem sucedido.

Mas não se preocupe: vamos compartilhar algumas dicas valiosas com você e ainda te ajudar a economizar na montagem. Confira a resposta para algumas dúvidas frequentes sobre o assunto e saiba o que você precisa para que suas plantas cresçam de forma saudável:

1. O que preciso para fazer uma horta?

O primeiro passo é escolher o local do apartamento em que a horta será instalada e quais temperos, vegetais ou frutas você deseja plantar. Depois disso o processo é bem simples: basta comprar as mudinhas e colocar a mão na massa!

Com as mudinhas em mãos, é hora de colocar a terra nos vasos ou jardineiras e adicionar as plantas, mas com muito cuidado no manuseio, ok? Depois você pode regar um pouco e colocar os recipientes no local determinado. 

Os outros materiais utilizados vão depender da forma escolhida por você para montagem da horta. Aqui vão algumas dicas para economizar e ainda decorar gastando pouco sem perder o charme:

  • Madeiras
  • Garrafas pet para usar como vasinhos ou jardineiras
  • Latas e embalagens antigas
  • Caixotes ou paletes de madeiraO que plantar?

Existem muitas plantas que podem ser cultivadas tranquilamente no apartamento, sem exigir cuidados muito complexos. As mais comuns são a cebolinha, o manjericão, o hortelã, o alecrim, a salsinha e a pimenta, mas aqui vai uma listinha com outras opções tão legais quanto essas: 

  • Tomilho
  • Sálvia
  • Coentro
  • Boldo
  • Tomate cereja
  • Morango
  • Alface baby 

Lembre-se de pesquisar sobre os cuidados e o processo de desenvolvimento de cada planta, assim você consegue planejar a sua horta deixando espaço suficiente para que cada espécie cresça sem problemas e de forma saudável. Fique atento também a possíveis pragas que podem prejudicar a saúde das plantinhas, como os pulgões. 

2. Quais são os tipos de horta?

Você pode montar a sua horta de diversas maneiras, mas alguns modelos são mais indicados para apartamentos, principalmente se o ambiente é mais limitado. As hortas verticais são perfeitas, pois ficam na parede e não vão ocupar espaço na casa. 

Fazê-las é bem simples: é possível usar caixotes de madeira e até mesmo garrafas pet, optar por jardineiras ou ainda usar um painel de metal ou de madeira. Você também pode reaproveitar potes e embalagens e colocá-los em algum cantinho da cozinha, como a bancada. 

As jardineiras também podem ser colocadas no chão, o que é uma ótima opção para quem tem uma sacada no apartamento. Que tal combinar as jardineiras com uma horta vertical e criar ainda mais espaço para o plantio?

3. Quais são os cuidados?

Os cuidados podem variar de acordo com as espécies que você escolher plantar na sua horta, mas algumas dicas são sempre válidas. Colocar a sua horta em um local com incidência solar é uma delas, pois grande parte dos vegetais necessita dessa luz natural para se desenvolver.

Outro ponto importante é a escolha dos vasos: dê preferência para aqueles com profundidade entre 15 e 17 cm para que a planta possa crescer de forma saudável e para modelos com furos para escoamento da água. Uma boa forma de facilitar o trabalho é buscar pelos vasos autoirrigáveis, mas lembre-se de verificar a necessidade de rega de cada espécie. 

A terra também é essencial para o desenvolvimento dos vegetais, por isso é preciso escolher com atenção. Você encontra terras específicas para o plantio – enriquecidas com os nutrientes certo – nas lojas de jardinagem: peça ajuda para o atendente para levar os componentes adequados. 

Viu só como é muito mais fácil do que parece? Agora que você já sabe como fazer, é hora de colocar as nossas dicas em prática e montar uma horta do seu jeitinho, com os temperos e vegetais que você mais ama!

Ah, depois compartilha com a gente quais plantinhas você colocou na sua horta, ok? 


Rolar para cima