As principais formas de realizar o sonho da casa própria

As principais formas de realizar o sonho da casa própria

Comprar um imóvel é um grande investimento e exige planejamento, assim como conhecimento sobre o processo de aquisição. É essencial saber quais são as opções disponíveis para a realização do sonho da casa própria. 

Por se tratar de um bem de alto valor, muita gente acaba deixando esse sonho adormecido, mas nós vamos te mostrar que existem caminhos para facilitar a compra, mesmo quando você não tem muito dinheiro guardado para investir. 

Se você também tem o sonho de encontrar um lugar para chamar de lar, continue a leitura deste post para descobrir as melhores maneiras de transformar o desejo em realidade! 

Como conquistar a casa própria?

A primeira coisa que você precisa saber é que conquistar a casa própria pode estar mais próximo do que você imagina, mas é preciso conhecer os agentes facilitadores que podem te ajudar nesta jornada. De qualquer forma, planejamento é a palavra-chave para qualquer um dos métodos escolhidos para a compra do seu novo lar, ok?

Com um bom planejamento, você consegue investir de forma tranquila, segura e sem sentir o peso financeiro. Para te ajudar, temos algumas dicas importantes – e bem simples – que vão fazer toda a diferença no processo, anota aí:

    • Organize-se financeiramente: entenda seus rendimentos e seus gastos, corte custos desnecessários e defina metas para economizar
    • Mantenha o foco: disciplina é muito importante para quem deseja conquistar a casa própria, por isso mantenha o foco no seu objetivo para não acabar se enrolando com as finanças, ok?
    • Invista seu dinheiro em aplicações: CDB, Tesouro Direto e LCA são alguns exemplos de aplicações que podem fazer seu dinheiro render significativamente, contribuindo para construção de um fundo voltado para a compra do seu imóvel
  • Pesquise muito para encontrar a opção mais vantajosa para você: cada pessoa vive uma realidade, por isso a forma de compra do imóvel que funciona para o seu amigo pode não funcionar para você e está tudo bem. Existem muitas maneiras de realizar esse sonho, basta pesquisar para encontrar a que melhor se encaixa na sua realidade: financiamentos imobiliários e a compra de imóveis na planta podem ser interessantes para quem não tem muito dinheiro guardado. 

 

5 maneiras de realizar o sonho da casa própria

1. Pagamento à vista

O pagamento à vista é um dos melhores cenários para quem não quer se comprometer com pagamentos por um prazo maior. Para isso é preciso juntar uma boa quantia em dinheiro, o que exige muita disciplina e nem sempre é acessível para todos.

A opção de pagamento à vista é ótima para quem já possui algum dinheiro guardado, investido em aplicações, por exemplo. Se você tem algum bem a ser vendido, como um carro, o processo também pode ficar mais fácil. 

Mas não se preocupe: nós sabemos que juntar essa quantia é difícil, por isso temos outras opções para que você possa comprar um imóvel sem ter dinheiro guardado, então continue a leitura para conferir a melhor oportunidade para você.

2. Junte dinheiro para uma boa entrada

Se você não quer comprometer a sua renda por muito tempo, mas não possui o valor completo para comprar um imóvel, oferecer uma boa entrada pode ser o melhor caminho. Para dar certo, a nossa dica é definir uma meta e juntar uma quantia por mês para esse fim.

Quanto mais você conseguir juntar, maior será a sua entrada e menor será o valor do imóvel a ser financiado. Isso significa que você vai passar menos tempo pagando as prestações e pode até conseguir condições de pagamento bastante atrativas. 

3. Financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário é um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros na conquista da casa própria e realmente é um caminho repleto de vantagens, desde que você escolha a linha de crédito adequada para você. Os bancos oferecem condições de pagamento e taxas de juros diferentes, por isso é importante estar atento e pesquisar muito antes de assinar o contrato.

Comparar as ofertas de cada instituição é fácil, mas exige um pouco de paciência: é essencial ouvir as propostas com atenção e esclarecer todas as suas dúvidas para obter todas as informações necessárias e tomar uma decisão mais assertiva. 

A nossa dica para começar – e também facilitar essa busca – é fazer simulações online nos portais dos bancos. Esse estudo vai te ajudar a definir qual é o melhor caminho para a realização deste sonho. 

4. Consórcio imobiliário

O consórcio imobiliário é uma alternativa ao financiamento imobiliário com taxas mais baixas, mas que demanda mais paciência. Isso porque você pode não conseguir o seu imóvel tão rápido quanto em um financiamento.

Calma, nós explicamos melhor: o consórcio reúne um grupo de pessoas e, mensalmente, sorteia um dos participantes a ser contemplado com a aquisição do imóvel. O sorteado tem a sua carta de crédito liberada, correspondendo ao valor total do consórcio e possibilitando a compra da casa própria.

Pode ser que você seja sorteado ainda no início do consórcio ou só no final do prazo estipulado. Caso não queira esperar, você também tem a opção de dar um lance: aqui você oferta uma quantia para adiantar as parcelas do consórcio imobiliário e, se o lance for o maior, você pode adquirir o seu imóvel. 

5. Saldo do FGTS

Você sabia que é possível utilizar o saldo do seu FGTS para facilitar a compra da casa própria em qualquer uma das opções já explicadas acima? Pois é, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pode ser um grande aliado na realização deste sonho!

É possível utilizá-lo na entrada do imóvel ou ainda para amortizar parcelas do financiamento imobiliário, quitá-lo ou pagar o valor de entrada também. Bem interessante, não é mesmo? 

O benefício pode ser muito vantajoso, mas é necessário preencher alguns requisitos para conseguir usar o FGTS para comprar imóveis. Veja quais são eles:

  • Ter, no mínimo, três anos de carteira assinada. Vale lembrar que este período não precisa ser contínuo e nem da mesma empresa
  • Não pode ter um financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) ou ser proprietário de um imóvel 
  • No caso do financiamento, o solicitante deve ser o mesmo para quem será concedido o crédito

Agora que você já tem essas informações, é hora de se planejar e pesquisar mais sobre as opções que pareceram mais adequadas ao seu perfil. Aqui no blog da Cataguá você pode encontrar outras dicas para conquistar a casa própria, aproveite para conferir


Rolar para cima