O home office ou trabalho remoto, dois termos utilizados para nomear o ato de trabalhar fora do escritório – na maioria das vezes em casa – não era tão comum assim no Brasil. Todavia, ganhou diversos adeptos e tende a crescer mais ainda no decorrer deste e do próximo mês.
Esse aumento na adaptação das empresas ao home office se deu devido à expansão do novo coronavírus no país, levando empresas que podem se adaptar a preferirem esse método de trabalho, afinal, quanto mais ficarmos em casa neste momento, melhor para a saúde de todos, não é mesmo?
Neste contexto, vamos ajudar você a ter um melhor rendimento trabalhando em casa, sem estresse, sem fugir da rotina e, é claro, cuidando da sua saúde – e a dos outros também. Acompanhe o conteúdo abaixo!
É possível ter bom rendimento trabalhando remotamente?
A resposta para essa pergunta é: sim. Apesar de não ser um modelo de trabalho muito utilizado no Brasil, o home office é algo natural em outros países. Para que ele funcione, tudo o que você precisa fazer é se organizar e otimizar o seu tempo.
Abaixo, você pode conferir algumas dicas para passar por esse processo da melhor maneira possível! Anote:
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Tenha um local especial para trabalhar
Para começar é muito importante que você reserve um ambiente exclusivo para o seu trabalho em casa: precisa ser um local onde você possa de fato se concentrar, ou seja, que não tenha tantas distrações.
Se possível, crie um espaço no quarto ou em algum cômodo com porta para aumentar a privacidade. Caso isso não seja viável para você, tente encontrar um espaço mais reservado da casa, sem muita movimentação de pessoas.
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Se possível, melhore sua internet fixa
A não ser que seu trabalho não demande muita conexão e sua equipe consiga resolver tudo pelo telefone, é imprescindível que sua internet esteja funcionando perfeitamente para evitar frustrações e estresse desnecessário.
Por isso, confira como anda a sua conexão: se não estiver boa, ligue para a operadora e tente melhorá-la. Se for possível para você, aumentar o seu pacote de internet pode ser uma ótima pedida, vale a pena buscar promoções ou conversar com a sua operadora para tentar conseguir condições especiais.
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Cumpra seu horário e mantenha uma rotina
Uma das melhores maneiras de não se perder no home office é mantendo a sua rotina, como se estivesse trabalhando na empresa normalmente. Se você tinha um horário fixo na empresa, cumpra o mesmo horário em casa!
Sem ter que se locomover, você ganha tempo, mesmo fazendo o horário habitual e pode aproveitá-lo de forma mais otimizada garantindo um tempo de lazer – muito necessário para manter a saúde mental em dia. Para isso é importante ser disciplinado, ok?
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Nada de trabalhar de pijama
A gente sabe que estar em casa e usar pijama o dia inteiro é muito tentador, não é mesmo? Porém, para manter o ritmo e também auxiliar seu cérebro a associar que, mesmo em casa, você está trabalhando, trocar o pijama por roupas habituais de trabalho é uma ótima solução.
Por isso, mais uma vez, mantenha a sua rotina: acorde, lave o rosto e faça o seu cronograma de sempre, inclusive o de se arrumar como se fosse sair de casa para ir ao trabalho! Isso também pode dar um gás extra e estimular a produtividade ao longo do dia, afinal ficamos muito mais motivados quando estamos bem com nós mesmos, certo?
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Mantenha sua família avisada
Por último, mas não menos importante, se você não mora sozinho e sua família está em casa no horário do seu expediente, avise que você está trabalhando e mantenha a porta do cômodo sempre fechada. Dessa forma, você evita distrações e consegue se concentrar melhor.
Caso você esteja trabalhando em um cômodo comum a todos, sem a possibilidade de fechar a porta, esse ponto é ainda mais importante. Converse com todos da casa e avise antecipadamente quando tiver uma reunião, por exemplo, assim ninguém vai atrapalhar sem querer.
Como criar um espaço de home office em casa?
1. Invista em uma cadeira confortável
Passar muitas horas sentado trabalhando em uma cadeira desconfortável não é nada bom, certo? Além de prejudicar a sua produtividade, isso pode afetar a saúde da sua coluna, por isso ter uma boa cadeira para o home office é essencial.
Este talvez seja o investimento mais importante para garantir um ambiente de trabalho adequado dentro de casa: procure opções em lojas online e encontre o melhor custo-benefício para você, mas não abra mão do conforto e da sua saúde, ok?
2. Mantenha o espaço organizado
Não encontrar um documento urgente, objetos importantes ou um simples lápis para anotar um recado rápido: quanto mais bagunçado o espaço, mais suscetível ao estresse você vai ficar. Manter o home office organizado vai garantir que você encontre tudo o que precisa de forma prática e rápida, além de estimular a produtividade.
A dica para manter essa organização é bem simples: não procrastine e deixe para guardar as coisas depois! Guarde os objetos em seus devidos lugares assim que terminar de utilizá-los.
3. Tenha um quadro de tarefas
Essa é mais uma dica para ajudar na organização, desta vez das suas tarefas. Um quadro para anotar os compromissos profissionais da semana – ou até do mês – vai te ajudar a organizar melhor o seu tempo para cumprir as tarefas dentro do prazo sem acumular um trabalho em cima do outro.
Existem várias opções no mercado e muitas com preço bem acessível. Lousas, quadros de cortiça, aramados ou criados propriamente para a anotação de tarefas são facilmente encontrados online, assim como tutoriais para que você mesmo faça o seu quadro.
4. Espaço de armazenamento é essencial
Lembra da nossa dica sobre guardar as coisas logo após usá-las para manter o home office organizado? Para cumpri-la você precisa ter espaços de armazenamento disponíveis.
Caso a sua mesa não tenha gavetas, você pode apostar em caixas organizadoras ou até mesmo investir em um gaveteiro a parte para colocar abaixo da mesa. Se o ambiente for pequeno, a dica é focar o armazenamento em nichos e prateleiras, que vão deixar mais espaço livre.
Gostou dessas dicas? Aproveite para colocar tudo em prática, garantindo um espaço mais confortável e uma rotina muito mais produtiva!