Conheça 11 motivos para adquirir a casa própria

11 motivos para comprar a casa própria e sair do aluguel

Falta de liberdade, autonomia e dinheiro comprometido todo mês: quem mora de aluguel sabe das limitações diárias dessa condição, por isso se você está se perguntando por que investir na casa própria, veio ao lugar certo!

Hoje, queremos compartilhar com você os principais benefícios da casa própria e te contar por que essa pode ser a melhor escolha para você. Continue a leitura para conferir!

Por que investir na casa própria?

A escolha do imóvel é uma das decisões mais importantes de nossas vidas, já que ali iremos colecionar diversas lembranças com amigos e familiares. Muito além do valor afetivo, a nossa casa carrega um valor financeiro e pode exigir um investimento bem alto.

Muitas pessoas ainda desconhecem como fazer um financiamento de imóvel, e por essa razão acreditam que não conseguem adquirir um imóvel próprio.

É por isso que ainda existem muitos brasileiros presos no aluguel, mas com o sonho da casa própria vivo dentro deles. Apesar do valor investido, uma casa toda sua pode trazer retornos muito mais positivos do que um imóvel alugado.

A decisão pelo tipo de moradia ideal deve levar em conta suas necessidades diárias, mas hoje nós vamos contar alguns benefícios da casa própria para você que ainda está em dúvida ou acha que nunca sairá do aluguel.

Benefícios da casa própria

A casa própria é uma das melhores opções de investimento do mercado financeiro e pode oferecer muito mais conforto e qualidade de vida a você e a sua família. Só isso já é o suficiente para pensarmos na ideia, não é mesmo?

Mas tem muito mais! Listamos 11 vantagens da casa própria para você entender por que o investimento vale a pena, confira:

1. Diga adeus ao aluguel

Se livrar desse gasto extra todo mês é o sonho de qualquer um que vive essa realidade, não é mesmo? O grande problema do aluguel é que ele não agrega nenhum valor para você ou para sua família: é um investimento sem retorno.

Além da despesa extra, um imóvel alugado nos deixa muito mais limitados com relação à autonomia para fazer reparos, obras ou até mesmo ter um bichinho de estimação ou decorar o local com o nosso jeito, isso tudo não será um problema com a casa própria, como falaremos mais abaixo.

2. Livre-se de inseguranças

Sabemos que existem muitas inseguranças atreladas ao fato de morar de aluguel, afinal, você não faz ideia se terá que devolver o imóvel de uma hora para outra.

E ter que se mudar repentinamente, sem um planejamento, gera muita dor de cabeça, estresse e, claro, muito gasto também, e pior, um gasto para o qual você não estava preparado.

Com sua casa própria, você não enfrentará problemas como esse.

3. Investimento certo

Ao contrário do aluguel, a casa própria é um investimento que oferece altas possibilidades de retorno financeiro. Quando bem cuidados, imóveis podem até ficar mais valorizados e aumentar o seu valor de venda, oferecendo um lucro muito positivo caso você queira vendê-lo no futuro.

A rentabilidade da casa própria tende a ser alta e boa liquidez no momento de venda também. É uma garantia financeira para o futuro.

Investir na casa própria também é um dos investimentos mais seguros, afinal, mesmo que você precise sair daquele local, você ainda poderá optar por alugar o imóvel, possibilitando que você tenha uma renda extra.

4. Segurança financeira para a família

Complementando o item anterior: bons investimentos significam segurança para você e sua família. A casa própria é uma das maiores garantias de um bom retorno financeiro, rendendo muitas vezes até mais do que a poupança.

No futuro você pode vender o imóvel ou até mesmo alugá-lo, garantindo assim uma renda mensal extra.

5. Gasto previsível

“Mas eu sei exatamente quanto eu devo pagar de aluguel”. Sim, porém, com o aluguel você está suscetível a sofrer com reajustes periódicos de aluguel, condomínio e IPTU, que aumentam todos os anos por conta da inflação, diferente do financiamento, do qual você já conhece as condições de entrada, prazo e juros da primeira à última parcela.

O segredo não está em escolher o financiamento mais barato, mas sim o modelo que é melhor para você, inclusive, clicando aqui você pode conferir o artigo que já trouxemos no blog sobre os diferentes tipos de financiamento.

6. Possibilidade de adaptação

Conforme falamos no primeiro item, uma grande desvantagem do aluguel é a falta de liberdade para alterar o imóvel e deixá-lo com a sua cara. Na casa própria você tem total autonomia para fazer mudanças e adaptar espaços conforme a sua necessidade.

Ampliação, reformas, pintura, decoração: tudo isso só depende de você na casa própria e com certeza deixa o local mais personalizado, com uma sensação de aconchego muito maior.

7. Independência

Essa é uma palavra e um sentimento muito almejado por quem mora com os pais ou parentes. Porém, é um sentimento que as pessoas de fato adquirem quando conquistam a tão sonhada casa própria.

Afinal, sim, naquele espaço que é seu, são as suas regras que ditam.

Ainda neste tópico, podemos ressaltar a liberdade que você terá para receber seus amigos e fazer aquele almoço em família, detalhe que nos leva ao próximo ponto.

8. Espaço maior

Com as facilidades que são oferecidas atualmente, você pode sair do aluguel e de um lugar pequeno para morar, pode mudar para um apartamento de dois quartos,por exemplo, pagando no financiamento o que você costuma pagar na mensalidade.

A diferença é que o financiamento tem fim e o espaço é todo seu para que você possa deixá-lo com a sua cara, ah, isso também me lembra de outra coisa.

9. Sua casa, suas regras, e claro, seu jeito

Sabe aquela parede que está te incomodando, ou o banheiro que você enjoou e quer mudar, ou então, você resolveu fazer uma horta vertical na varanda e precisa acrescentar alguns furos à parede para que você possa acomodar suas plantinhas?

Você pode tudo isso! Não precisa mais ficar pedindo para o locador, afinal, a casa é sua, e caso você enjoe de suas mudanças, você pode transformar tudo de novo, e o melhor de tudo: com a sua cara, o seu jeito.

10. por que não adotar um pet?

Muitas vezes, locatários deixam de adotar um pet ou de trazer seu pet para morar consigo porque o dono do imóvel não permite animais. Mas, com a casa própria, você pode ter quantos pets quiser, desde que o condomínio permita, é claro!

Imagina poder receber o carinho do seu melhor amigo ao chegar em casa do trabalho?

11. É muito fácil começar

Para começar a colocar o sonho da casa própria em prática, é preciso muita pesquisa, para que você encontre o imóvel ideal para você e para o seu bolso, e você pode começar essa pesquisa clicando aqui.

Nesse momento de pesquisa, é importante se informar também sobre as questões burocráticas que envolvem a aquisição do próprio imóvel. Inclusive, em nosso blog você encontra diversos artigos sobre os temas que envolvem a compra de sua casa própria, basta clicar aqui para ver.

E com as facilidades apresentadas pelas diversas linhas de financiamento, você não precisa ter todo o dinheiro da compra no ato, muitas vezes nem mesmo todo o valor total da entrada, visto que muitas construtoras apresentam a possibilidade de você parcelar a entrada do financiamento durante o período de obras.

Facilidades no pagamento da casa própria!

Além dessas 11 vantagens listadas, decidimos falar sobre um outro benefício para quem ainda acha que a casa própria é um sonho muito distante: alternativas para facilitar o pagamento!

Hoje, o sonho da casa própria ficou muito mais próximo com os financiamentos imobiliários, por exemplo. Confira alguns exemplos de recursos que podem te ajudar a conseguir o seu novo lar:

  • Crédito imobiliário
  • Consórcio imobiliário
  • Programa Minha Casa Minha Vida
  • Saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)

Viu só por que investir na casa própria é uma ótima opção para você e sua família? Nós da Cataguá temos a missão de te ajudar na realização desse sonho.

Para isso, construímos empreendimentos totalmente planejados para oferecer conforto, qualidade de vida e infraestrutura completa para você. Tudo isso com um preço que cabe no seu bolso.

Acesse o site para conhecer nossos lançamentos em Rio das Pedras, Limeira e muito mais!


Rolar para cima