apartamento na planta

Como funciona a compra de apartamentos na planta?

Você sabia que comprar um apartamento na planta pode ser muito mais vantajoso do que comprar um imóvel já pronto? O investimento traz muitos benefícios para o comprador, mas muitas pessoas ainda têm receio dessa aquisição por não conhecerem muito bem o processo de compra e construção.
Neste contexto, estamos aqui para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto e te mostrar por que a compra de apartamentos na planta pode ser muito mais econômica para você. É só continuar a leitura para conferir!

Entenda o que significa comprar um apartamento na planta

Ao comprar um apartamento na planta, você investe em um imóvel que ainda será construído. Para entender melhor o processo, vamos compartilhar com você as etapas da aquisição de um imóvel deste tipo:

  • Lançamento

Quando as construtoras anunciam um lançamento, muita gente acredita que já é um imóvel pronto, mas não é bem assim. Um imóvel lançamento é aquele que já está com o projeto concluído e pronto para venda, mas ainda será construído: assim funciona a primeira etapa de venda de uma casa ou apartamento na planta.
Nesta fase, você pode conhecer mais detalhes sobre o projeto, visitar o stand com o decorado, escolher a unidade de sua preferência e fechar negócio com oportunidades de pagamento bem atrativas. No lançamento, as construtoras oferecem condições facilitadas, por isso não perca a chance de negociar.

  • Construção

Após o lançamento, é hora de dar início a tão aguardada fase de obras. Neste momento, o projeto sai do papel e o empreendimento começa a tomar forma: fundação, estrutura, instalações e acabamentos são algumas das etapas da construção que você vai poder acompanhar ao longo da execução do projeto.
O tempo de construção pode variar de um empreendimento para outro de acordo com o tamanho e a complexidade de cada um, mas geralmente fica entre 18 e 36 meses.

  • Vistoria e Entrega das chaves

Agora sim chegamos ao momento mais esperado de todo o processo: a entrega das chaves! Após a conclusão das obras, a construtora vai agendar uma vistoria para que você possa conferir se o imóvel está dentro dos padrões prometidos e, se não houver nenhum problema, você recebe as chaves e já pode se mudar.
Durante a vistoria, analise tudo com bastante calma: instalações elétricas e hidráulicas, detalhes de acabamento, pisos, portas e janelas devem ser observados e testados. Ah, vale lembrar que você também deve pagar o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e fazer o registro do imóvel para regularizar a situação e se tornar o proprietário oficial.

Dúvidas sobre a compra de imóveis na planta

1 – Como comprar um apartamento na planta?

Já te contamos as etapas do processo de compra de um imóvel na planta, mas é importante compartilhar também as formas de pagamento disponíveis para este tipo de transação imobiliária. Confira quais são elas:

  • Pagamento à vista: se você tem dinheiro guardado para comprar o seu apartamento à vista, pode valer muito a pena optar por essa forma de pagamento. Isso porque ela te dá maior poder de negociação e você pode conseguir ótimos descontos na compra.
  • Financiamento imobiliário: apesar de ser uma ótima opção, a compra à vista não faz parte das possibilidades da grande maioria dos brasileiros, por isso existem outras ferramentas para facilitar o investimento, como o financiamento imobiliário – uma das mais utilizadas no país.
    No financiamento, o banco te empresta o dinheiro necessário e você devolve a quantia com alguns juros, mas de maneira parcelada e com prazo maior. Para imóveis na planta, o pagamento é dividido em duas partes: antes e depois da entrega das chaves, sendo a primeira parte normalmente voltada para o pagamento do valor de entrada.
  • Consórcio imobiliário: o consórcio imobiliário funciona de forma bem parecida com o financiamento, mas tem um sistema um pouco diferente de contemplação. Enquanto no financiamento você já sai com o dinheiro após a assinatura do contrato, no consórcio é preciso esperar até que você seja sorteado ou então fazer um lance ao longo dos meses de contrato.

2 – Quais as vantagens?

Até aqui já deu para conhecer algumas das vantagens de comprar apartamentos na planta, certo? Mas o investimento ainda inclui outros benefícios importantes, olha só:

  • Preços mais acessíveis para um imóvel totalmente novo e maior flexibilidade na negociação;
  • Ao adquirir um imóvel novo, você diminui drasticamente a necessidade de reparos e reformas maiores;
  • Grandes chances de valorização do imóvel e construção de patrimônio financeiro, proporcionando maior segurança para a família;
  • Tempo para se planejar e se organizar para a mudança: enquanto seu apartamento está em construção você pode comprar os móveis, eletrodomésticos e itens decorativos com mais calma, evitando o estresse e garantindo mais economia para o seu bolso.

3 – Por que o preço é mais acessível?

Como o investimento aqui é em um imóvel que ainda não está pronto, as construtoras costumam oferecer um preço mais acessível e condições de pagamento diferenciadas exatamente para atrair os compradores. Se você escolhesse um apartamento já pronto, teria que pagar cerca de 30% do valor total como entrada: na compra de imóveis na planta, essa quantia pode ser diluída em parcelas até a entrega das chaves.
Normalmente, o cenário da compra de um imóvel na planta é o seguinte: 30% do valor total do imóvel deve ser pago até a conclusão da obra, podendo ser diluído em parcelas e os outros 70% podem ser financiados e pagos após a entrega das chaves.

4 – Como funciona o financiamento direto com a construtora?

Antes de explicarmos o processo de financiamento com a construtora, vale a pena ressaltar que o pagamento do valor de entrada (mesmo diluído em parcelas) é feito diretamente à incorporadora, portanto essa negociação não envolve bancos. Para pagar os 70% restantes, você tem algumas opções: pagar à vista, fazer um financiamento com instituições financeiras ou diretamente com a construtora.
A grande vantagem aqui é a isenção de juros durante a construção do imóvel: nesta fase, a construtora corrige os valores de acordo com o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção). Para descobrir qual é a melhor opção para você, a nossa dica é simular os financiamentos e analisar com atenção as condições de pagamento disponíveis.

O que analisar na compra de apartamentos na planta?

Para finalizar esse conteúdo, decidimos trazer algumas dicas valiosas que vão te ajudar a escolher o apartamento certo e evitar estresse durante o processo de aquisição de um imóvel na planta. Confira esses passos:

1- Conheça bem o projeto

O primeiro passo é conhecer todos os detalhes do projeto. Já que você não pode ver todo o empreendimento pronto antes da compra, utilize todas as ferramentas disponíveis ao seu favor: visite o decorado, tire suas dúvidas sobre o projeto e verifique todo o material de apoio oferecido pela construtora.
No plantão de vendas você consegue encontrar todo esse material de divulgação, que pode contar com imagens, dimensões, detalhes do empreendimento e até mesmo uma maquete do projeto completo.
Esses elementos são essenciais não apenas para verificar se o empreendimento atende suas necessidades, mas também para te ajudar a entender o que esperar no momento da entrega e conferir se os detalhes estão compatíveis com o prometido.

2- Pesquise projetos anteriores da construtora

É muito importante analisar o histórico da construtora antes de fechar negócio: se ela tiver uma coleção de obras atrasadas ou até mesmo embargadas, não pode ser um bom sinal, certo? Pesquise na internet a credibilidade da empresa, verifique depoimentos de outros clientes e certifique-se de que as obras anteriores foram entregues sem problemas.
Se ficar com alguma dúvida, não hesite em contatar a empresa e conversar com os funcionários para entender mais sobre o processo de compra, construção e também sobre as condições oferecidas pela construtora.

3 – Não deixe de analisar prazo de entrega e condições de pagamento

Verificar o prazo de entrega é outro passo essencial que você não pode deixar passar batido. Analise com calma para entender se você está disposto a esperar por aquele período e se as condições de pagamento oferecidas de acordo com o prazo são interessantes para você.
Falando em condições de pagamento, um dos primeiros pontos a analisar durante a sua busca por apartamentos é o preço e as oportunidades de negociação disponibilizadas pela construtora. Tenha um orçamento definido e saiba quanto pode pagar nas parcelas para conseguir buscar o imóvel com melhor custo-benefício para você.

Com essas dicas você vai encontrar o apartamento dos seus sonhos e ainda garantir o melhor negócio para o seu bolso! Ah, não deixe de ler o contrato com muita atenção assim que fechar a compra, ok?
Esperamos que este post te ajude a conquistar o seu novo lar. Aqui no blog da Cataguá você ainda pode encontrar outros conteúdos sobre financiamento imobiliário e compra de imóveis, vale a pena conferir!


Rolar para cima