Veja dicas para aumentar meu score de crédito

Como aumentar meu score de crédito? Confira 7 dicas valiosas!

Como aumentar meu score de maneira rápida? A princípio, elevar esse dado de forma instantânea é bem difícil, isso porque existem fatores que o Serasa avalia a longo prazo para determinar se você é um tomador de crédito responsável ou não. 

Antes de mais nada, o score de crédito é uma pontuação do Serasa que reflete sua capacidade de gerenciar o seu crédito e pagar suas dívidas. Um score mais alto geralmente resulta em maior limite de financiamento e melhores condições de crédito, como taxas de juros mais baixas. 

Leia também: O que é preciso para conseguir crédito imobiliário?

Pensando nas principais dúvidas sobre este tema, preparamos este post para esclarecê-las. Confira a seguir!

O que aumenta o meu score?

Desde já, vários fatores influenciam o seu score de crédito. Esses fatores são levados em consideração pelo Serasa ao calcular sua pontuação. Embora as fórmulas exatas usadas pelas agências de crédito sejam proprietárias, os principais fatores que geralmente afetam positivamente seu score de crédito incluem

1. Pagar suas contas em dia

Em primeiro lugar, o histórico de pagamentos é um dos fatores mais importantes que influenciam o seu score. Certifique-se de pagar suas contas de crédito, empréstimos e contas de serviços públicos pontualmente.

2. Manter baixo uso de crédito

Nesse sentido, manter o saldo total das suas dívidas de crédito (cartões de crédito, empréstimos, etc.) em relação ao limite total de crédito o mais baixo possível. Isso é conhecido como taxa de utilização de crédito e um valor abaixo de 30% é recomendado. 

3. Não abrir muitas contas em sequência

Abrir várias contas de crédito em um curto período de tempo pode indicar risco para os credores. Isso pode diminuir temporariamente o seu score. Abra novas contas apenas quando necessário.

Leia também: Qual banco financia 100% do imóvel? 

4. Mantenha contas antigas e em variedade

Do mesmo modo, o histórico de crédito mais longo é vantajoso para o seu score. Portanto, evite fechar contas antigas, mesmo que você não as utilize frequentemente. Além disso, ter diferentes tipos de contas e cartões de crédito de bancos diferentes pode ser benéfico. Isso mostra que você pode gerenciar diferentes tipos de dívida.

5. Monitore seu relatório de crédito

Regularmente, verifique seu relatório de crédito é uma prática importante para garantir que suas informações financeiras estejam precisas e para detectar qualquer atividade suspeita ou erros que possam afetar seu score de crédito e sua saúde financeira em geral. 

Leia também: Golpes imobiliários: veja 8 dicas para não ser enganado

6. Negocie dívidas antigas

Se você tiver dívidas antigas ou em coleções, considere negociar com os credores para pagar uma quantia reduzida ou estabelecer um plano de pagamento. Por exemplo, o “Programa Desenrola!” foi criado pelo Governo Federal para negociar débitos antigos dos consumidores com descontos de até 90% para quitar seus débitos

7. Seja consistente

Como mencionamos no início deste artigo, aumentar seu score de crédito mediante ao Serasa pode levar tempo em alguns casos. Mantenha hábitos saudáveis de crédito a longo prazo para alcançar resultados positivos.

Qual é o melhor score para financiamento?

Para um financiamento imobiliário, um score mais alto é geralmente desejável, pois os credores tendem a oferecer melhores condições de empréstimo, como taxas de juros mais baixas, a clientes com pontuações de crédito mais altas. No entanto, não existe uma pontuação específica que seja considerada “melhor” para um financiamento imobiliário, pois os critérios de aprovação variam de acordo com o credor e outros fatores.

Normalmente, um score acima de 700 ou 750 pode ser considerado bom o suficiente para obter condições favoráveis de financiamento imobiliário, mas isso pode variar dependendo das políticas do credor, da sua situação financeira geral e do valor do financiamento.

Se você é da região do interior paulista, a Cataguá Construtora oferece imóveis com boas condições de financiamento através do Programa Minha Casa Minha Vida. Da mesma forma, você pode entrar em contato conosco e falar com um corretor para realizar uma análise de crédito totalmente grátis. 

Clique aqui e confira nosso catálogo de imóveis!

É importante lembrar que o score de crédito não é o único fator considerado pelos credores ao avaliar um pedido de financiamento imobiliário. Eles também levarão em conta sua renda, histórico de emprego, relação dívida/receita e outras informações financeiras.

Conclusão

Lembre-se de que não existe uma solução rápida para melhorar drasticamente seu score de crédito. Leva tempo e disciplina para construir um histórico de crédito sólido. Consultar um consultor financeiro ou especialista em crédito também pode ajudar você a criar um plano personalizado para melhorar seu score.

Gostou do tema? Confira outros como este no blog da Cataguá!

Converse por Whatsapp
Rolar para cima
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.