Quer conseguir aprovação no financiamento imobiliário e ter seu sonho realizado? A princípio, sair do aluguel e comprar a casa própria é um dos principais objetivos de muitas pessoas. E se você é uma dessas, é importante saber que controle financeiro em 2023 é necessário, pois o processo pode ser demorado.
Entretanto, existem programas de financiamento que facilitam a compra e venda de imóveis para movimentar a economia e contribuir com o desenvolvimento habitacional, como o Programa Casa Verde e Amarela, antigo Minha Casa Minha Vida, que pode financiar um imóvel em até 35 anos.
Por isso, a Cataguá preparou este post para te auxiliar neste momento mágico. Leia este artigo e confira as informações e os documentos necessários para comprovar a renda e ser aprovado no financiamento imobiliário.
Leia mais: Como saber a hora de comprar meu primeiro imóvel
1. Confira o seu score
Em primeiro lugar, entre os vários critérios que bancos e financeiras podem ou não usar para aprovar um financiamento está o score. Uma dica é consultar seu score antes de pedir o financiamento.
Vale ressaltar que o financiamento imobiliário pela Caixa Econômica Federal é o que oferece as menores taxas de juros do mercado. Além disso, existe a possibilidade de você conseguir o subsídio habitacional através do programa do Governo Federal.
Assim, você mesmo pode verificar qual é a sua pontuação e o que pode fazer para aumentar o seu score. Você pode até usar o seu score como argumentação para melhorar as condições oferecidas pelo banco.
2. Faça o Cadastro Positivo do Serasa
Do mesmo modo que é recomendado que você tenha uma conta no banco que irá solicitar financiamento, existe outra forma de facilitar a realização do seu sonho.
O Serasa Experian oferece a possibilidade de você fazer um cadastro para consultar suas dívidas. Além disso, essa é uma ferramenta utilizada por bancos e instituições na hora de avaliar a aprovação do pedido de financiamento.
A plataforma permite que você consiga alguns benefícios através do cadastro positivo, como juros mais baixos e crédito fácil, por exemplo.
3. Encontre o melhor tipo de financiamento para você
Atualmente, existem diferentes formas de financiamento da casa própria, oferecidas por diversas instituições bancárias. É preciso se informar e conhecer os detalhes de todas as suas opções.
Dessa maneira, você poderá avaliar qual é a melhor para o seu caso. Por falar nisso, se você procura por imóveis no interior de São Paulo, a Cataguá Construtora oferece ótimos empreendimentos com boas condições de financiamento. Clique aqui e confira nosso catálogo de imóveis.
Além disso, nossos corretores estão preparados para te dar o melhor suporte, esclarecer todas as suas dúvidas e te orientar na hora de juntar os documentos para análise de crédito.
Clique aqui e fale com um corretor!
4. Tenha conta no banco que vai pedir financiamento
Em seguida, este é outro ponto fundamental para conseguir aprovação no financiamento imobiliário. Isso porque, quanto mais tempo você é cliente do banco, maior o histórico de crédito que você tem com a instituição financeira.
Dessa forma, o banco saberá de toda a movimentação de dinheiro circulou na sua conta e poderá avaliar melhor seu potencial para pagar o financiamento.
5. Tenha a documentação para comprovar a renda
Depois, é necessário se preparar para a burocracia e começar já a juntar os documentos para a solicitação e proposta de financiamento. A lista pode variar de banco para banco, mas alguns são sempre pedidos, como:
- RG e CPF
- Carteira de Trabalho
- Comprovante de Residência
- Certidão de Casamento ou União Estável
- Holerites e/ou outros comprovantes de renda
- Extratos bancários
- Declaração de Imposto de Renda
Eventualmente, o banco poderá solicitar outros documentos, a depender do andamento do processo de aprovação. Esteja preparado para essa possibilidade e mantenha à mão todos os documentos que conseguir.
6. Regularize seu negócio
Caso você tenha seu negócio, é imprescindível que deixe a informalidade e se torne um MEI (Microempreendedor Individual) para ser aprovado na análise de crédito. Além disso, você também passará a ter benefícios como aposentadoria e auxílio doença.
O financiamento imobiliário para MEI é uma realidade. Se você possui um CNPJ regularizado, paga as contas em dia e possui a movimentação bancária desejada, maiores as suas chances de conseguir financiar um apartamento sem dor de cabeça.
Leia mais: Sou MEI, posso financiar um imóvel? Entenda como funciona!
Conclusão
Por fim, agora que você já conferiu as dicas para conseguir comprar a renda e ser aprovado no financiamento imobiliário, escolha a modalidade que melhor se adapta à sua realidade para financiar seu sonho da casa própria!
Se você procura imóveis no interior paulista, conte com a Cataguá para te ajudar a conquistar seu sonho. Clique aqui e confira nosso catálogo de imóveis!
Gostou do texto? Confira o blog da Cataguá!