Dicas de economia: gás de cozinha

Dicas de economia: saiba como economizar o gás de cozinha

Com os recentes reajustes no preço do gás de cozinha, muitas famílias têm buscado por dicas de economia para fazê-lo render. Primordialmente, seu uso dia a dia é uma das principais despesas das famílias, pois está diretamente ligado ao preparo de alimentos, seja o gás em botijão ou encanado.

Ficar de olho no desperdício é então essencial. Afinal, se tratando de um gasto fixo, a opção de diminuí-lo traz a oportunidade de mensalmente economizar um valor que poderá ajudá-lo na realização de suas metas e sonhos pessoais, como comprar um carro ou financiar um apartamento.

Leia mais: Como saber a hora de comprar meu primeiro imóvel

Por esse motivo, preparamos este post para falar sobre dicas de como economizar o gás de cozinha. Acompanhe a leitura para começar a ver o resultado em seu bolso. Confira a seguir!

1. Mantenha o fogão limpo

Em primeiro lugar, a manutenção do fogão é indispensável quando falamos em economizar o gás. Uma simples boca entupida pode fazer o gás sair de forma imperfeita, aumentando o tempo necessário para a panela atingir e manter determinada temperatura e assim gastando mais gás.

Outro ponto a se observar é caso as chamas estejam amarelas e não azuis (que é a cor que a chama de fogão deve ter), isso significa que outra coisa além do gás está sendo queimada, como por exemplo sujeiras ou gordura, assim desperdiçando gás.

Caso a panela comece a ficar preta, é outro sinal de que a queima está incompleta. O preto é fuligem, e isso não deveria acontecer. Por último, as chamas devem sempre ser uniformes ao redor da boca, caso ela apresente diferenças, significa que a boca do fogão está entupida.

2. Manter as panelas fechadas

O ato de ficar abrindo constantemente as panelas para verificar o cozimento do alimento faz com que o interior da panela perca calor e precise ficar mais tempo no fogo para recuperar esse calor perdido, gastando assim mais gás.

3. Priorize panelas de pressão

Opte por utilizar panelas de pressão sempre que possível, ela foi criada para diminuir o tempo de cozimento, utilizando menos gás. E no caso de grãos, como feijão, feijão fradinho e grão-de-bico, deixá-los de molho por ao menos 12 horas, dessa forma a água amolece os grãos e torna o cozimento mais rápido.

4. Diminua o fogo após a água atingir o ponto de fervura.

Quando a água na panela atingir o ponto de ebulição o gás passará a estar sendo usado para mudar o estado da água, e nós não queremos isso ao cozinhar um alimento, logo, assim que a água atingir o ponto de ebulição e começarem a aparecer bolhas, diminua o fogo para que o gasto de gás seja menor. Outro aliado é não exagerar na quantidade de água utilizada para cozer os alimentos, quanto mais água mais gás será gasto para esquentá-la.

5. Faça do vapor dos cozimentos um aliado.

Você também pode utilizar o vapor das panelas durante o cozimento de alimentos para cozer outros alimentos por cima. Por exemplo, utilizar o vapor do cozimento de uma batata para por cima cozinhar cenouras, cortando pela metade o gás usado para uma refeição.

Esse vapor também pode ser utilizado para requentar comidas, dispensando o uso do microondas ou forno elétrico, economizando também na conta de energia elétrica. Para isso existem panelas específicas embora um escorredor metálico também sirva perfeitamente para o caso.

6. Corte os alimentos em pedaços menores.

Quanto menores forem os pedaços, mais rápidos os mesmos irão cozinhar, gastando menos tempo para o preparo e consequentemente economizando gás.

Leia mais: Controle financeiro em 2023: veja 5 dicas para alcançar seus objetivos

7. Mantenha a porta do forno fechada.

Não abra o forno a gás enquanto estiver assando algum alimento. Cada vez que a porta do forno é aberta, calor é perdido e mais gás é gasto para que o forno retorne à mesma temperatura. Cada vez que a porta for aberta, o forno precisará regular sua temperatura interna e consequentemente irá gastar mais gás.

8. Desligue o fogo antes do tempo

Sim. Você pode aproveitar a temperatura da panela para terminar o cozimento do alimento. Nesse sentido, desligue o fogo um pouco antes do término do cozimento e deixe a panela fechada, fazendo com que o calor termine de cozer o alimento. Isso pode gerar uma economia de pelo menos 25% no uso de gás.

9. Planeje sua alimentação

A última dica, mas não menos importante é preparar alimentos em grande quantidade para fracioná-los em quantidades menores e os guardar no congelador. Depois você pode utilizar o microondas para esquentar a comida e evitar o gasto de gás toda hora.


Converse por Whatsapp
Rolar para cima