como economizar

Dicas para economizar e comprar a casa própria

Segurança, estabilidade, conforto e realização são apenas algumas das muitas vantagens de comprar a casa própria, não é à toa que esse é um grande sonho para muitos brasileiros. Contudo, transformar esse sonho em realidade exige disciplina, organização financeira e muito foco.

Comprar um imóvel pode parecer complexo, mas a verdade é que com essas atitudes e um bom planejamento, você consegue realizar essa conquista sem ter problemas no orçamento – tanto no presente quanto no futuro.

Se está nos seus planos comprar a casa própria, temos algumas ações que vão ajudar a iniciar essa jornada e traçar um caminho tranquilo! Pegue lápis, caderno e fique atento às dicas compartilhadas neste post.

Realize o sonho da casa própria com essas dicas

1. Como me planejar para comprar um imóvel?

Como todo grande investimento, você precisa de um bom planejamento para conquistar a casa própria sem estresse e sem ultrapassar o orçamento. O passo a passo a seguir pode te ajudar nessa missão:

  • Avalie, detalhadamente, o que significa dar esse passo no seu momento de vida atual. Quanto você pode investir? Quais são as suas necessidades? Em quanto tempo você pretende comprar a casa própria? Quando sabemos o que queremos fica mais fácil manter o foco e guardar dinheiro.
  • Faça as contas e organize as finanças: descreva suas despesas e compare com seu rendimento mensal para entender se está gastando mais do que recebe. A partir daí, identifique com o que pode economizar e determine o valor que pode poupar mensalmente para compra da casa própria.
  • Crie planilhas para os gastos atuais – diários, sazonais e considerando a quantia que deseja poupar mensalmente para a casa própria. Lembre-se de separar um valor extra para eventuais problemas, evitando imprevistos que prejudiquem a sua renda.
  • Para manter o controle financeiro, anote todos os seus gastos, por menores que eles possam parecer. Existem vários aplicativos que podem te ajudar a manter a organização financeira de maneira prática e rápida.
  • Seja sincero, trabalhe com metas reais! Definir metas de economia é uma ótima maneira de conseguir poupar mais dinheiro, mas é preciso manter os pés no chão e traçar metas de acordo com a sua realidade financeira.
  • Administre com maturidade o fluxo do seu dinheiro. Analise mensalmente seus gastos, reveja as suas prioridades e distribua a sua renda de maneira inteligente, evitando aquele aperto no final do mês.

2. Quais cuidados devo ter na hora de comprar um imóvel?

O principal cuidado na hora de comprar um imóvel é assegurar que você realmente está adquirindo o que está sendo vendido. Isso significa conhecer o imóvel, verificar a empresa responsável pelo processo de compra e venda, ler o contrato com atenção e buscar o melhor negócio para você, sempre analisando os detalhes com calma.
Caso escolha comprar um imóvel na planta, conheça bem o projeto, tire suas dúvidas com a construtora, faça um tour pela região onde ele será construído e não deixe de visitar o decorado.

3. Como economizar para comprar a casa própria?

Além de reduzir aqueles gastos supérfluos, investir o seu dinheiro pode ser um bom passo para economizar. Confira as opções:

  • Poupança: é um dos investimentos mais seguros, porém o rendimento é baixo. A rentabilidade é definida pelo Banco Central, por isso todos os bancos oferecem o mesmo valor.
  • Investimentos: você desembolsa um valor e o dinheiro investido rende durante determinado período. Há diversas opções de investimentos com diferentes prazos, vai de você analisar aquele que melhor se encaixa no seu perfil e no seu objetivo, tanto em questão de rendimento, quanto de período para obter tal rendimento.
    Se você tem o perfil mais conservador, investir no Tesouro Direto pode ser uma boa opção, mas se você está disposto a se expor mais, ações podem ser bons investimentos, desde que você busque se aprofundar no assunto e entenda como elas funcionam.

4. Qual o melhor financiamento imobiliário?

Decidir qual é o melhor financiamento imobiliário é algo muito pessoal, já que pode variar de acordo com o perfil de cada um. Existem linhas disponíveis para todos os objetivos e bolsos, por isso a nossa dica é pesquisar muito e comparar as condições.
Analise os juros cobrados, valor financiado, prazo de pagamento e todas as taxas envolvidas no processo. Fechar o financiamento direto com a construtora pode ser uma boa opção, pois reduz a burocracia e facilita o pagamento do valor de entrada.
Agora você está preparado para transformar o sonho da casa própria em realidade de forma muito mais tranquila! Aproveite para conferir outras dicas exclusivas no blog da Cataguá.

 

Rolar para cima