como economizar

Dicas para economizar e comprar a casa própria

Muita gente deseja ter o próprio imóvel. É o tipo de conquista que traz mais segurança, estabilidade financeira e, claro, mais conforto.

Contudo, para ter esse poder de compra existe um processo que exige de você muita disciplina, organização financeira e maturidade, tudo para não ter problemas no orçamento – tanto no presente quanto no futuro.

Se está nos seus planos comprar a casa própria, embora ainda não saiba como começar essa jornada, temos 4 dicas que vão ajudar! Pegue lápis e caderno e mãos na massa!

Confira as 4 dicas para realizar o sonho da casa própria!

Planejamento

Como todo grande investimento, você precisa de muito planejamento. O passo a passo a seguir pode ajudar:

avalie, detalhadamente, o que significa dar esse passo.

Que tipo de imóvel é ideal para você? Quando sabemos o que queremos fica mais fácil guardar dinheiro.

Faça contas: determine o valor que pode poupar mensalmente.

crie planilhas para os gastos atuais – diários, sazonais e com as parcelas para a casa própria. Separe uma quantia extra para eventuais problemas. Existem vários aplicativos de controle financeiro, pode te ajudar também!

seja sincero, trabalhe com metas reais!

administre com maturidade o fluxo do seu dinheiro.

Junte dinheiro

Quem tem uma vida financeira saudável, sabe que o ideal é separar em torno de 30% do salário. Entretanto, não deixe esse dinheiro parado, aplique-o. Pode ser até em uma poupança, mas idealmente fazendo investimento que renda um pouco mais que a poupança, sem correr grandes riscos. Confira como funciona:

Poupança: é um dos investimentos mais seguros, porém o rendimento é baixo. A rentabilidade é definida pelo Banco Central, por isso todos os bancos oferecem o mesmo valor.

Investimentos: você desembolsa um valor, na expectativa futura de um retorno. Há investimentos com diferentes prazos, E há três perfis de investidores: o conservador, aquele que não tolera riscos e tem objetivos de curto e médio prazo; o moderado, que tolera riscos controlados; e o agressivo, que deseja ganhos maiores, por isso se expõem mais aos riscos.

Fuja das dívidas

Se você comprar um imóvel sem ter uma boa relação com seu dinheiro, isso pode gerar muitas dívidas. Para evitá-las, recomendamos que analise:

  • Valor do imóvel;
  • Taxas administrativas;
  • Seguro residencial;
  • Valor do despachante.

Tudo, claro, de acordo com o que você ganha. O seu dinheiro é suficiente?

Em muitos casos, não há outro jeito de poupar sem cortar gastos como passeios de fim de semana, viagens, entre outros gastos de lazer e até de manutenção do estilo de vida.

Encontre a casa própria

Por fim, se você economizou e conseguiu fugir das dívidas, agora é hora de encontrar um empreendimento. Analise a construtora, as facilidades que ela oferece, e confira a região do projeto e escolha o que melhor se encaixa nos seus sonhos e no seu bolso também. É fundamental escolher uma casa onde os gastos sejam compatíveis. Parece uma dica óbvia, mas às vezes a vontade pode falar mais alto do que a realidade permite.

Se você busca bons projetos – e que cabem no seu bolso – confira os que a Cataguá Construtora vem oferecendo no interior paulista. São os melhores empreendimentos e com os melhores valores. Tudo para você ter a sua própria casa, sem grandes sacrifícios!

 

Rolar para cima