projeto

5 coisas que definem um bom projeto arquitetônico!

Para realizar o desejo da casa própria, além de questões financeiras e de planejamento, você deve apostar em um bom projeto arquitetônico. Para isso, é necessário que você busque uma boa construtora que respeite todas as fases de obras do empreendimento.

Quais são as fases de obras?

Concepção do projeto

No estudo preliminar do projeto, a construtora definirá quais os recursos serão utilizados, as restrições que existem para levantar o plano e como elaborar o empreendimento. Então, se você está em busca de um novo lar, confie em empresas que apresentem o programa de necessidade e o estudo de viabilidade.

O que é o programa de necessidade?

É o arquivo em que a construtora define os principais objetivos por exemplo, se é comercial ou residencial, quantos cômodos têm e outras informações para iniciar os primeiros desenhos.

Como é o estudo de viabilidade?

Para fazer o estudo de viabilidade, a construtora e o arquiteto precisam analisar o Plano Diretor e o Código de Obras. O Plano Diretor define qual é a política de desenvolvimento de um município, isso ajuda o poder público e a iniciativa privada nas construções, pois define altura máxima, taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento. Já o Código de Obras determina quais são as normas técnicas para garantir conforto ambiental, conservação de energia, acessibilidade e bem-estar.

Pré-projeto

Nesse momento, o estudo estabelece quais são as principais características técnicas do projeto. Isso é: planta baixas, cobertura, cortes, fachadas, localização do terreno, planta da situação e maquete 3D final.  E também os pontos estruturais, hidrossanitário e elétrico.

Aprovação legal

Antes de começar as obras, a construtora deve obter a aprovação legal do município. Novamente, se você está em busca de uma nova casa, veja se o projeto tem autorização da prefeitura.

Projeto básico

Aqui é o momento em que a construtora define quais são os ambientes que sua casa vai ter, como será a fachada, como será o processo construtivo e qual será o custo do empreendimento.

Projeto executivo

Como uma obra tem diferentes momentos e processos é necessário que as informações sejam claras e concisas. No projeto executivo a construtora alinha as plantas, cortes, fachadas, detalhes construtivos, materiais, acabamentos, telhados e outros detalhes. Só depois de tudo alinhado o projeto pode ser iniciado!

Quais são os benefícios de uma boa obra?

Quando você compra um apartamento ou casa que passou por todas estas fases você está amparado legalmente e estruturalmente em um empreendimento de qualidade. Então, realize o sonho da casa própria sem dor de cabeça.

Confira a Cataguá Construtora!

Com empreendimentos nas cidades Piracicaba, Limeira, Mogi Guaçu, Sta. Bárbara D’Oeste, Rio das Pedras, e Pirassununga. Entre em contato conosco!

 

Rolar para cima