Horta caseira: veja o passo a passo para começar a sua

Horta caseira: veja o passo a passo para começar a sua

Antes de mais nada, cultivar uma horta em casa é uma ótima opção para pessoas em busca de um estilo de vida mais saudável e natural. Se engana quem pensa que é preciso uma grande varanda ou quintal para começar, qualquer espaço em sua casa ou apartamento já é o suficiente para plantar a sua.

Ter uma horta caseira é excelente para quem deseja diminuir o consumo de alimentos com agrotóxicos e alimentos industrializados sem comprometer parte do orçamento mensal com essa mudança de dieta. Afinal, com ela você também diminui os gastos, já que poderá plantar temperos, hortaliças e até frutas. Além disso, produtos orgânicos não são baratos, não é mesmo?

Leia mais: Saiba como escolher a paleta de cores de casa e acertar na decoração

As vantagens não param por aí, já que além dos benefícios físicos de consumir alimentos naturais, também existem benefícios emocionais em se ter uma horta caseira, sendo o principal deles a diminuição do estresse. Afinal, além de adquirir um hobby, que será cuidar das suas plantas, a presença do verde deixará o ar de seu lar mais fresco e limpo.

Benefícios de se ter uma horta em casa

Ter sua horta caseira é muito mais do que apenas cultivar sua própria comida. Podendo também vir a ser um hobbie para você e sua família, além de um grande aliado a uma melhor educação alimentar.

  • Mais contato com a natureza;
  • Relaxa o corpo e a mente;
  • Alimentação saudável;
  • Ótima decoração para o ambiente;
  • Redução de gastos em feiras e hortifrutis.

No entanto, por mais que possa parecer difícil começar sua própria horta, não é. São necessários apenas alguns conhecimentos básicos para que suas plantinhas cresçam saudáveis, bonitas e nutritivas. Então, criamos um passo a passo especial. Confira abaixo:

1. Escolha do local

A escolha do local pode variar. Normalmente, horta no quintal é mais apropriada. No entanto, apartamentos com varandas poderão dispor suas plantações em vasos maiores e no chão.

Até mesmo lugares com pouco espaço poderão aproveitar as janelas ou paredes para hortas verticais, por exemplo.O ideal é que haja incidência de luz solar durante quatro horas por dia no local escolhido.

O Condomínio Reserva Taquaral II, localizado em Piracicaba, possui casas na planta com terrenos a partir de 160 m², ideal para ter uma horta caseira com diversas opções. O empreendimento ainda conta com uma área de lazer completa, imóveis modernos, excelente localização, segurança e muito conforto para toda a família. Clique aqui e saiba mais!

2. Escolhendo as espécies de plantas

Após a definição do ambiente em que a horta será montada, é a hora de escolher as espécies que serão cultivadas.

Alguns grupos de plantas são mais fáceis de cultivar, como:: verduras e folhas (plantas de pequeno e médio porte e rápido crescimento), temperos, ervas e plantas medicinais (que crescem em espaços pequenos ou em vasos dentro de casa) ou frutas como limão, jabuticaba, morango e melão, que podem ser cultivadas em vasos pequenos.

No caso dos legumes, que possuem um ciclo mais longo, são necessários vasos mais profundos para um bom enraizamento. Entretanto, isso não significa que não possam ser plantados em casa.

No início, opte por hortaliças, que são fáceis no manuseio e têm o resultado mais rápido,hortaliças com ciclo rápido, como alface, cebolinha, manjericão e salsinha, podem ser plantadas em qualquer época do ano.

No caso de escolha por sementes, será necessário germiná-las. Recomenda-se que sejam feitos pequenos furos na terra, sempre com o dobro do tamanho da semente, adicionando duas a três sementes em cada buraco. Após esse procedimento cubra com terra, deixando o solo úmido para que possam germinar.

3. Escolhendo dos recipientes:

Vasos são uma boa escolha para quem mora em casa ou apartamento. São práticos para locais com pouco espaço e podem ser movidos para diferentes locais, além de participarem da decoração do ambiente.

Por outro lado, reutilizar embalagens recicláveis também é uma opção. Garrafas pets, latas de alimentos, caixas de leites podem ser utilizados como vasos de planta. Floreiras e caixas de madeira também são ótimas opções pois oferecem um bom espaço para o crescimento das plantas e suas raízes.

4. Colocando as mãos na massa

Primeiramente, para uma horta em vasos, a melhor opção é escolher um recipiente feito de barro ou fibra de coco, pois por serem recipientes de origem natural, não há riscos de haver contaminação do solo.

Escolha bem o local e defina um espaço ventilado, acessível e que receba luz solar por, ao menos, quatro horas diárias. Depois, selecione as espécies que serão plantadas na horta de acordo com a disponibilidade de espaço. Por exemplo, hortelã, orégano e alecrim são indicados para lugares pequenos. Em contrapartida, alface, pepino e beterraba podem ser cultivados em locais maiores.

Sendo assim, garanta que os recipientes escolhidos tenham furos no fundo para drenar o excesso de água. No vaso, misture serragem e folhas secas à terra, que também podem ter compostos orgânicos.

Agora é só adicionar o substrato. Caso esteja usando mudas, adicione terra o suficiente para receber as raízes da planta. Tente inseri-la de modo que fique firme na terra.
Caso esteja iniciando com sementes, adicione o substrato até uns 2 ou 3 dedos abaixo da borda do vaso. Use o borrifador para umidificar o substrato antes de plantar.

A embalagem das sementes irá trazer algumas informações sobre o plantio, como espaçamento e profundidade. Por fim, faça um pequeno espaço na terra com o auxílio de alguma ferramenta e despeje as sementes conforme a indicação da embalagem. Cubra-as e borrife bastante água para umedecer o solo.

Vale lembrar que, no momento de plantio, não é recomendado o uso de regadores ou copos d’água, pois podem fazer com que as sementes afundem, impedindo seu desenvolvimento.

Conclusão

Por fim, podemos constatar que, além dos benefícios em relação à qualidade de vida e das diversas opções de usos estéticos, também vimos como começar a horta caseira de forma bem simples!

Ah, e se você gostou do texto, confira mais dicas no blog da Cataguá!


Converse por Whatsapp
Rolar para cima