apartamento, decoração, plantas, flores

Aprenda a decorar seu apartamento com plantas.

Decorar o apartamento com plantas pode ser uma boa dica para quem quer um ambiente aconchegante e bem decorado. A decoração com plantas pode conferir também um ambiente mais limpo, pois a decoração com plantas pede cores claras e tons amadeirados.

Porque a decoração com plantas combina com qualquer ambiente?

A decoração com plantas traz mais vida ao ambiente e fica ainda mais bonito, o fato de morar em um apartamento ou em uma casa, não quer dizer que não possa investir neste perfil de decoração.

Para decorar pequenos espaços com plantas, o segredo está na escolha das plantas, no local onde elas serão colocadas e qual o porte do vaso que a planta estará. Vale lembrar que já existem sementes e plantas que não crescem muito, específica para um jardim vertical ou para uma sacada.

Além disso, vale dizer que várias adaptações podem ser feitas para você ter o verde da natureza nos ambientes do seu apartamento. Por esse motivo, fizemos um artigo completo para você aproveitar essas dicas de como decorar o seu apartamento com plantas e ainda conhecer as melhores espécies para ter aí na sua casa.

Dica 1 – Utilize prateleiras e nichos:

Para você adaptar o espaço para receber as suas plantinhas basta usar prateleiras, assim você conseguirá criar um espaço para as plantas e o ambiente poderá ter um ar mais clean!

Para este tipo de adaptação você pode usar várias plantas como cactos, suculentas, entre outras plantas de pequeno porte que não são muito pesadas. Temos que pensar que as prateleiras geralmente também são artigos decorativos e apesar de serem projetadas para suportar peso existe um limite.

Portanto, foque em plantas de fácil acomodação e que não sejam pesadas, assim você conseguirá decorar o ambiente com as plantinhas sem correr o risco de acidentes.

Além disso, uma boa dica é reunir várias suculentas em apenas um vaso grande, assim você terá uma boa variedade de plantas e este vaso pode tanto ficar na prateleira como também em uma bela mesinha de centro na sua sala de estar ou escritório.

Outra boa dica é usar nichos ou divisórias para as suas plantinhas, desta forma é possível ter várias plantas de diferentes espécies organizadamente, também há a possibilidade de fazer uma horta vertical com vários legumes adaptados e até mesmo de pequeno porte como couve, alface e até temperos.

Dica 2 – Faça uso de cachepôs:

Se você tem um espaço pequeno a sujeira pode ser sua inimiga, portanto pense neste detalhe quando for colocar suas plantinhas nos ambientes da casa. Utilize um pratinho plástico ou até mesmo um cachepot para acomodar a sua planta decorativa muito bem.

Essa dica é valiosa até para quem tem um espaço maior, mas coloca uma planta no canto da sala, ou ao lado sofá. Sim, essa dica vai te ajudar a não apenas manter a sua casa limpa, mas também evitar alguns insetos indesejáveis, que podem aparecer por conta da terra.

Por isso, se quer sempre o ambiente organizado e limpinho, incorporando plantas na decoração, dicas como essa são fundamentais para você dar o primeiro passo.

Dica 3 – Combine com a decoração:

Incorporar plantas no ambiente não é apenas pegar um vaso e colocar, você precisa ter uma estratégia e pensar como ela pode combinar com o ambiente, decoração e elementos que já existem no ambiente.

Quer um exemplo? Não faz sentido você colocar uma planta que precisa de muito Sol no meio da sala, por dois motivos: um, ela não vai sobreviver nessa condição e dois, ela pode ser um pouco grande demais para o ambiente.

Saber como adaptar a planta no ambiente fará toda a diferença na sua decoração, por isso invista em cachepôs e vasos nas cores dos seus móveis. Isso ajuda na harmonização e no resultado visual bem legal.

Caso não queira algo tão combinadinho, aposte em vasos cor de barro e cachepôs de sisal, esses são elementos curinga que vão combinar qualquer ambiente, qualquer tipo ou cor de móveis e até com ambientes como banheiro, cozinha e área de serviço.

Dica 4 – Faça jardins verticais:

O jardim vertical é uma solução para muitos proprietários de apartamentos ou de casas modestas. Contudo, vale lembrar que um jardim vertical precisa de cuidados e da escolha certa das plantas que pertencerão a ele.

Neste caso não dispense uma boa e longa pesquisa sobre quais são as plantas que podem compor esse tipo de jardim, sem que você perca espaço.

Então, quando for escolher a planta que terá na sua casa pense em todos os detalhes, pois se você optar por uma que seja ao estilo trepadeira, poderá ter problemas futuros com seus vizinhos também.

Dica 5 – Escolha plantas com folhagens:

Colocar plantas que tenham mais folhas que flores também pode ser uma forma de decorar o ambiente e torná-lo ainda mais agradável. Plantas como palmeira ráfia, zamioculca e lança de São Jorge são plantas completamente verdes, sem flores e sem frutos, mas que deixarão a sua casa maravilhosa.

A utilização de mais folhas pode ser uma excelente saída para ocupar pouco espaço, ter uma planta linda e não muito pequena na sua decoração para não precisar se preocupar com a sujeira.

Plantas como essas ficam perfeitas em vasos, grandes ou pequenos, em diversos ambientes como: sala, escritório, varanda ou até mesmo no seu banheiro. Por crescerem para cima e apenas até um limite de poda elas são ideais para ambientes internos.

Apesar de precisarem de água e sol, elas são plantas facilmente adaptáveis e podem sim tornar seu lar ainda mais aconchegante.

Dica 6 – Aposte em flores à moda antiga:

Quem nunca foi a casa da vó viu aquele vasinho lindo com flores pequenas e roxas? Sim, estamos falando das violetas. Essa flor de aparência nostálgica conta com uma boa variação de cores e pode ser a solução para decorar sua mesa de jantar ou de centro.

Muitas pessoas gostam inclusive de colocá-las na janela, em vasos cor de barro combinando com ar meio retrô. Essa é uma flor pequena e que exige um pouco mais de cuidados, mas pode ser dar muito bem em uma sacada mais modesta ou até em uma área de serviço.

Portanto, apostar nesta florzinha tão linda e singela pode trazer aos ambientes da sua casa uma aparência mais delicada e muito vintage.

Conclusão:

Como vimos, as opções de como adequar as plantinhas no seu apartamento ou em um espaço muito modesto da sua casa são variadas e dependerão muito da sua escolha. Pesquisar um pouco sobre cada uma das plantas que você pretende escolher também é importante.

Além disso, podemos afirmar que cada planta, cada forma de decoração e cada tipo de vaso trazem uma sensação diferente para o ambiente. Por esse motivo, você deve analisar bem como será a implementação dessa planta no ambiente escolhido, pois ela precisará da sua atenção e cuidado.

Por fim, sempre lembre-se de que você tem vizinhos, então aquilo que te incomoda pode incomodar o próximo. Buscar flores e plantas que se limitem ao seu espaço pode evitar muitos problemas futuros e até desconforto permanente dentro do seu condomínio.

Seguindo essas dicas com toda certeza você terá várias plantinhas na sua casa e muita alegria e aconchego com toda certeza!


Rolar para cima