home office em apartamento

10 dicas para montar um home office em apartamento

Falta de espaço, privacidade, baixa iluminação, distrações constantes: montar um home office em apartamento pode parecer um desafio, mas a verdade é que você consegue criar um espaço incrível para estimular a produtividade com algumas ações bem simples.
Pensando nisso, separamos dicas exclusivas para quem deseja ter uma estação de trabalho funcional, prática, confortável e totalmente personalizada dentro do apartamento. É só seguir a leitura para conferir!

O crescimento do home office

Com o aparecimento do coronavírus, o isolamento social se tornou uma medida de saúde necessária para a proteção de todos. Como consequência, as empresas precisaram encontrar soluções para reestruturar a forma de trabalho e se adaptar ao novo cenário. Assim o home office ganhou espaço ao redor do mundo.
Antes mesmo da pandemia, a prática de trabalhar de maneira remota já começava a ser adotada por algumas empresas brasileiras, mas foi apenas com o COVID-19 que essa dinâmica de trabalho realmente se destacou. Além da proteção, a medida também se mostrou muito vantajosa, tanto para os empreendedores quanto para os funcionários.
O sucesso do home office aponta para a tendência de que o trabalho remoto chegou mesmo para ficar e inovar a estrutura organizacional das empresas. Uma pesquisa realizada pela Ampro (Associação de Marketing Promocional) apontou que grande parcela das empresas consultadas (56,7%) pretendem adotar um modelo híbrido após a pandemia, mesclando o home office com encontros presenciais.
Diante deste cenário, ter um espaço adequado para a prática do home office se torna cada vez mais necessário para garantir a produtividade, o conforto e o foco necessário para a realização das tarefas diárias. Para conseguir criar um ambiente assim no seu apartamento, não deixe de conferir as dicas compartilhadas a seguir.

Descubra como montar um home office em apartamento

1. Delimite o seu espaço

Quem mora com outras pessoas sabe que trabalhar em casa pode ser uma tarefa desafiadora, por isso é importante delimitar o espaço destinado para o trabalho. Se você tem um cômodo livre, pode usá-lo para montar o escritório, mas também é possível utilizar outras áreas para o home office.
Vale montar um espaço no quarto, na sala ou até mesmo na varanda: o importante é encontrar um local mais reservado e tranquilo do apartamento para que você possa focar nas tarefas diárias do trabalho. Para delimitar aquela área como o seu home office você pode utilizar algumas estratégias, como colocar um biombo para ganhar mais privacidade ou simplesmente pintar a parede com uma cor diferente, fazendo assim uma divisão visual dos ambientes.

2. Dê um novo uso para móveis que já tem em casa

Uma ótima maneira de economizar na hora de montar o seu home office em apartamento é aproveitar os objetos e móveis que você já tem em casa. Acompanhada por uma cadeira confortável, a penteadeira pode funcionar como uma mesa para o seu notebook e assim você não precisa ocupar mais espaço do quarto com um novo móvel.
Outra opção é dar um novo significado a peças antigas que estão paradas por aí ou que você pode encontrar por um preço bem acessível em lojas de móveis usados. Uma porta e dois cavaletes podem se transformar em uma moderna mesa e caixas de madeira podem ser pintadas e colocadas na parede para servir como prateleiras, por exemplo.

3. Invista em uma cadeira confortável

Como você vai passar boa parte do dia sentado, é fundamental ter uma cadeira confortável para que a sua saúde não seja prejudicada. Investir em cadeiras ergonômicas que ajudam a manter a postura são as melhores opções.
Caso o seu home office fique em uma área compartilhada da casa, como a sala, é importante garantir uma cadeira que não atrapalhe a circulação dos outros moradores. Para isso, lembre-se de verificar as medidas do móvel antes de comprá-lo para não adquirir uma cadeira grande demais para o espaço disponível. Essa dica se estende também para a aquisição de outros móveis, como mesas e estantes: saiba quanto espaço você tem disponível e confira as medidas das peças para fazer a escolha certa.

4. Tenha espaço de armazenamento

Para garantir um espaço de trabalho produtivo, é essencial manter o ambiente sempre organizado e tornar prático o acesso aos itens necessários para a realização das suas tarefas diárias, otimizando assim o tempo de produção. Muito além de manter a casa limpa, é preciso ter locais para armazenar documentos, anotações e itens de papelaria, por exemplo.
Baús, gaveteiros e caixas organizadoras são ótimas opções de armazenamento para deixar tudo bem acessível e aumentar a praticidade no home office. Se tiver pouco espaço disponível, aposte em prateleiras ou nichos nas paredes.

5. Luminárias ajudam na realização de tarefas

O ideal é escolher uma área do apartamento com boa iluminação natural para que você possa trabalhar com tranquilidade e sem forçar a visão. Apesar disso, as luzes artificiais sempre são úteis no home office e podem ajudar em diversas situações, principalmente para quem não tem ambientes tão bem iluminados.
Ter uma luminária de mesa ou um abajur ao lado da sua estação de trabalho é essencial para quem trabalha a noite e até mesmo para reforçar a iluminação naqueles momentos do dia em que o sol se esconde. Este é um ponto de cuidado com a sua saúde e ainda pode trazer um charme especial para o home office.

6. Alguns acessórios podem deixar o ambiente mais confortável

Existem vários itens que podem ajudar a tornar o home office em apartamento muito mais confortável. Além da cadeira ergonômica, um mouse pad com descanso para o pulso e um apoio para os pés pode combater as dores no corpo e garantir um dia a dia mais saudável.
Escolher uma mesa de tamanho adequado também é um ponto importante, mas você pode tornar tudo ainda mais funcional com apoios para o antebraço, mouses ergonômicos e até mesmo monitores com iluminação ajustável para evitar o cansaço da visão. É possível encontrar suportes para notebooks e monitores para adaptar o espaço de acordo com as suas necessidades.

7. Tapetes e cortinas trazem sensação de aconchego

As cortinas são um bom complemento decorativo, mas, muito mais do que a sensação de aconchego, o item traz funcionalidade para o home office, permitindo adaptação de iluminação, conforto térmico e até mesmo trazendo mais privacidade ao ambiente.
Já os tapetes são excelentes para trazer conforto e dar um charme para a decoração do seu home office. Além de aconchegantes, é possível encontrar vários modelos que podem contribuir na otimização do espaço: modelos lisos e mais claros ajudam a clarear e ampliar o ambiente, já os coloridos dão mais vivacidade para o seu local de trabalho.

8. Faça um mural para anotações

Uma boa forma de organizar as tarefas da semana é utilizar murais de anotações no home office e a boa notícia é que você pode fazer um em casa mesmo: vale usar um pedaço de cortiça, de isopor ou um rolo de papel mesmo. Outra opção interessante é utilizar a tinta lousa para pintar um pedaço da parede e criar o seu mural.
Se não quiser colocar a mão na massa, é possível encontrar modelos com valores bem acessíveis na internet. Murais aramados ou com superfícies magnéticas são ótimas opções para deixar o ambiente funcional e ainda trazer um toque mais moderno ao home office, já as lousas ou murais de madeira combinam bem com uma decoração mais rústica.

9. Móveis multifuncionais otimizam o espaço

Os móveis multifuncionais são grandes aliados para quem tem uma área mais limitada no home office e precisa otimizar o espaço. É possível encontrar mesas dobráveis para deixar a área livre enquanto não estiver trabalhando ou ainda mesas e pufes baús, que trazem mais local de armazenamento.
Outras peças interessantes são as móveis, aquelas com rodinhas ou desmontáveis, que podem ser facilmente movimentadas pela casa: esses modelos são ideais para quem gosta de mudar um pouco de ambientes no home office. Além disso, esse tipo de móvel facilita o dia a dia de quem não tem muito espaço em casa e trabalha em um cômodo compartilhado.

10. Escolha itens de decoração para personalizar o ambiente

Por último, mas não menos importante: é hora de deixar o home office com a sua cara! Além dos itens necessários para o conforto e também funcionalidade do espaço, acrescente alguns objetos que você gosta para personalizar a sua estação de trabalho remoto.
As nossas dicas são colocar fotos de momentos especiais na parede ou na mesa para dar um gás naqueles momentos em que o cansaço bate, trazer algumas plantinhas para dar mais vida ao espaço (cactos são ótimos para a mesa, já as plantas pendentes dão um charme ao home office) e espalhar alguns quadros com imagens ou frases inspiradoras na parede.
Para complementar, vale também trazer algum cheirinho especial para deixar o espaço mais aconchegante: aromatizadores, incensos e até mesmo as plantinhas podem fazer isso para você.

Pronto para transformar o seu modo de trabalhar em casa? Então escolha as suas dicas preferidas para criar um home office incrível no apartamento e ter ainda mais produtividade nas tarefas diárias do trabalho!


Rolar para cima