limpeza da casa

10 truques simples para deixar a casa sempre limpa

Está difícil manter a casa sempre limpa e arrumada? Então você veio ao lugar certo: a limpeza é vista como uma tarefa chata e demorada, mas nós vamos te mostrar que ela pode ser muito mais simples e tranquila do que você imagina.
Neste post, vamos compartilhar com você algumas dicas de limpeza para deixar a casa sempre limpa e arrumada sem a necessidade de passar horas na faxina. Continue a leitura para conferir!

Dicas de limpeza: 10 passos para uma casa sempre limpa!

1. Use e guarde

Um dos principais motivos que geram aquela sensação de desleixo é exatamente a falta de arrumação dos ambientes. Essa desorganização na maioria dos casos nada mais é do que um conjunto de objetos fora do lugar.
Sabe aqueles copos de suco ou de água que você bebeu durante o dia e foi deixando na mesinha da sala? O visual seria bem diferente se você os levasse para a cozinha após usar. O mesmo raciocínio vale para as roupas, sapatos, carregadores, chaves, controles e qualquer outro item: crie o hábito de utilizar objetos e guardá-los em seu lugar de origem em seguida, sem adiar a organização.

2. Crie uma rotina de limpeza

Sim, o planejamento é muito importante quando o assunto é limpeza da casa também. Criar uma rotina de limpeza pode parecer besteira, mas faz toda a diferença no processo e te ajuda a economizar o tempo gasto com essa tarefa.
O ideal é fazer uma limpeza rápida em um cômodo por dia, assim você consegue manter os ambientes limpos sem precisar investir muito tempo com uma faxina mais pesada. Aspire ou varra os espaços e procure tirar alguns minutinhos do dia para a arrumação.

3. Nada de acumular bagunça!

Falamos logo no primeiro item dessa lista sobre como o acúmulo de itens fora do lugar pode trazer aquela sensação de ambiente bagunçado, lembra? Pois é, a organização é a maior aliada da limpeza, por isso você não pode deixar de adquirir o hábito de organizar os espaços da casa.
Seguir a dica número um dessa lista já ajuda muito, mas você também pode inserir outras ações bem simples no seu dia a dia para evitar a bagunça: arrumar a cama todos os dias, não acumular aquela pilha de roupas no quarto ou de papéis na sala e no home office já faz uma grande diferença.

4. Evite adiar o que pode ser feito agora

Um ponto muito importante para a organização funcionar é não adiar as tarefas. É normal sentir aquela preguiça de lavar a louça após o almoço, não é mesmo? Mas é assim que a louça do almoço se junta a louça utilizada no restante do dia e de repente a pia tem uma pilha de utensílios para lavar e a preguiça só aumenta.
Isso não acontece se você criar o hábito de lavar a louça logo após utilizá-la. Se você não tem tempo, determine um horário do seu dia para realizar essa tarefa, sem deixá-la para o dia seguinte, pois a limpeza da casa vai exigir muito mais de você: a louça vai se acumular e a sujeira dos utensílios pode ficar mais difícil de limpar.
A mesma dica vale para a limpeza do fogão, da pia, do banheiro e de outros cômodos. Muitas vezes, uma tarefa que pode ser feita em cinco minutos acaba ocupando horas do seu dia porque você a deixou para depois, portanto nada de adiar o que pode ser feito agora!

5. Tenha um espaço para guardar cada item

Pode parecer difícil adquirir o hábito de usar uma coisa e guardá-la em seguida, mas uma boa maneira de facilitar essa tarefa é definir um espaço para cada item. Assim você sabe exatamente onde guardar e os objetos não ficam jogados pela casa.
Você pode determinar uma gaveta para guardar as contas da casa e outros papéis ou ainda um pote para guardar aquelas moedas que sobraram do troco e as chaves da casa, por exemplo. Essa atitude simples vai contribuir para que a organização flua facilmente no dia a dia e ainda vai fazer com que você não perca mais tempo procurando as coisas pela casa.

6. Desapegue!

Outro grande vilão da arrumação é o acúmulo de coisas que não usamos mais. Com o passar do tempo, nossos gostos e necessidades mudam, e alguns itens deixam de fazer sentido em nossas vidas: nesse momento é hora de desapegar!
Lembre-se que o que não faz mais sentido para você pode ser muito útil para outra pessoa, então por que não dar um novo sentido aquela peça que está parada na sua casa? Isso vale para roupas, móveis e qualquer outra coisa que esteja apenas ocupando espaço aí na sua casa, ok?
Faça uma limpa algumas vezes ao ano e separe objetos para doação. Uma boa dica é ter uma caixa em algum lugar da casa para juntar esses itens ao longo do tempo: quando a caixa estiver cheia, leve-a até uma instituição ou uma família que precise da doação.

7. Divida as tarefas

Se você mora com mais pessoas dividir as tarefas é um passo essencial para manter a organização da casa. Separe o que cada um vai fazer na parte de limpeza dos cômodos e procurem, juntos, desenvolver todos os hábitos citados até aqui.
Por outro lado, se você mora sozinho e não tem com quem dividir as tarefas, a dica é se organizar para encontrar a melhor rotina de limpeza para você. Como já falamos aqui, fazer um pouquinho a cada dia vai facilitar muito o processo e te ajudar a manter a casa sempre arrumada.

8. Aposte em aromatizadores de ambiente

Quem não gosta de entrar em um lugar e sentir aquele cheirinho de limpeza, não é mesmo? Os aromatizadores de ambiente são uma ótima forma de manter os espaços sempre perfumados e a casa mais aconchegante.
Ter esses perfumes em pontos estratégicos da casa como a sala e o banheiro é um truque simples que ajuda a garantir ambientes muito mais agradáveis para você e para as visitas. Escolha seus aromas preferidos e espalhe pela casa!

9. Tenha bons espaços de armazenamento

De nada vai adiantar seguir essas dicas se faltam espaços de armazenamento na sua casa para guardar as coisas, certo? Por isso é muito importante se certificar de que você tem espaço para armazenar tudo sem problemas, caso contrário os objetos vão voltar a se acumular.
Aposte em caixas organizadoras, armários e prateleiras. Se você mora em um imóvel pequeno, invista em móveis multifuncionais que contam com esse lugar extra de armazenamento para otimizar o espaço da casa, como um sofá ou uma cama baú, por exemplo.

10 .Faça da limpeza um momento divertido

Sim, a limpeza da casa pode ser um momento divertido e até mesmo relaxante! Para fazer isso, coloque a sua música preferida ou aquele podcast inspirador para tocar enquanto realiza as tarefas: assim você vai fazer tudo com um muito mais ânimo.
Se você mora com mais pessoas, envolva todo mundo no processo e faça deste um momento de conexão entre vocês. Vale até mesmo criar brincadeiras para incentivar a criançada a ajudar em tarefas mais simples, como a organização dos brinquedos ou das caminhas, por exemplo.

Gostou das nossas dicas de limpeza? Agora é hora de colocar tudo em prática e trabalhar os hábitos para ficar bem longe da bagunça!


Rolar para cima