decoração de natal gastando pouco

Decoração de Natal: 7 dicas para decorar a casa gastando pouco

O papai noel está quase chegando e você ainda não preparou a sua casa? Não se preocupe: nós vamos te ajudar a criar uma decoração de Natal incrível sem precisar gastar muito!
Ao longo deste post, vamos compartilhar com você algumas dicas para decorar a casa gastando pouco! Assim você pode receber a família e os amigos com uma decoração maravilhosa e totalmente personalizada.
Continue a leitura com a gente para se inspirar com essas 7 dicas especiais!

Saiba como fazer uma decoração de Natal gastando pouco!

1. Reaproveite enfeites de natais passados

Uma das melhores maneiras de economizar na decoração natalina é reaproveitar enfeites. Sabe aquele pisca pisca que você usou no ano passado ou aquela árvore que ficou guardada por aí? Tira tudo da caixa e verifique quais itens podem ser reutilizados.
Vale também restaurar os enfeites antigos, dando uma nova pintura ou adicionando detalhes especiais como glitter, laços ou miçangas, por exemplo: tudo que pode ser encontrado bem baratinho por aí. Assim você garante uma decoração totalmente diferente e ainda muito mais personalizada.

2. Se joga no DIY!

O famoso Do It Yourself – ou “faça você mesmo, em português –, conhecido pela sigla DIY, é um grande aliado para quem quer criar uma decoração única sem gastar muito. Hoje existem muitos tutoriais na internet com passo a passo bem fáceis de acompanhar, mas nós separamos algumas ideias para te inspirar, olha só:

  • Guirlanda personalizada: guirlanda é um daqueles itens que não podem ficar de fora da decoração natalina, não é mesmo? O que muita gente não sabe é que ela pode ser feita com materiais reaproveitados: cabides, papelão, rolhas e até mesmo CDs podem ser utilizados na criação.
  • Pinhas pintadas: as pinhas também são a cara do Natal e podem ser encontradas facilmente nessa época do ano por um preço bem acessível. Dependendo da região em que você mora, pode até ser possível encontrá-las caídas pelo chão.
    Para garantir um visual diferente, a nossa dica é pintar as pinhas e decorá-las como preferir: vale usar tinta, glitter, laços e tudo o que a criatividade permitir! Busque ideias na internet para inspirar e depois crie a sua própria composição.
  • Enfeites personalizados para a árvore: escolher os enfeites para a árvore de Natal é uma das tarefas mais divertidas dessa época do ano e a boa notícia é que você pode soltar a criatividade e colocar a mão na massa aqui também! É possível criar enfeites lindos com caixas de ovos, papel, tampinhas de garrafas e até mesmo retalhos de tecido: se joga nos tutoriais de DIY!
  • Dobraduras: as dobraduras também são uma ótima opção para quem deseja fazer uma decoração de Natal gastando pouco, já que você não vai precisar de materiais caros. Você pode fazer árvores, botas de Natal, anjinhos, estrelas e até mesmo um papai noel em origami!

3. Pesquise preços

Se você decidir comprar algum enfeite ou materiais para criar a sua própria decoração, não deixe de pesquisar os preços dos produtos antes. Procure na internet e em lojas da sua cidade para encontrar o melhor custo-benefício para você.
Não compre por impulso, pois você pode acabar pagando um valor alto sem necessidade, sendo que com um pouco de pesquisa pode ser que você encontre o mesmo produto por um preço bem mais acessível. Não esqueça de verificar a existência de promoções ou descontos para quem vai comprar vários produtos.

4.Utilize o que você já tem em casa

Você já pensou em procurar objetos que renderiam ótimas decorações aí na sua casa mesmo? Você pode ter itens incríveis para fazer aquela decoração de Natal gastando pouco e nem sabe disso!
Com um pouco de criatividade muitas coisas que seriam descartadas ou que parecem não ter uso transformam-se em lindos itens decorativos e podem dar aquele charme especial para a noite de Natal na sua casa.

Confira algumas dicas para se inspirar:

  • Garrafas de vidro: se você tem garrafas de vidros paradas por aí, saiba que é possível utilizá-las na decoração de Natal de formas bem simples e ainda garantir um resultado lindo.
    Você pode colocar algumas luzinhas de Natal dentro das garrafas ou até mesmo velas durante a ceia para trazer um toque mais aconchegante a mesa. Outra ideia é usá-las como vasos e colocar alguns arranjos de flores: amarre uma fita com um laço vermelho e dourado em volta da garrafa ou a pinte com cores típicas desta época do ano.
  • Caixas de sapato: as caixas de sapato também são uma ótima opção para decorar a casa gastando pouco. Elas podem ser embaladas com papel de presente para compor a árvore de Natal: coloque-as no pé da árvore e tenha ótimos presentes decorativos!
    Misture papéis com várias cores e estampas, e aproveite outras caixas que você tenha em casa para fazer presentes de tamanhos variados.
  • Garrafas pet: as garrafas pet podem render vários itens decorativos, desde enfeites para a árvore até uma guirlanda ou uma luminária. Vale também utilizar as embalagens como suporte para alguma coisa: customize-as para deixá-las com a cara do Natal.
  • Rolinhos de papel: sim, os rolinhos de papel podem render lindas decorações natalinas. Enfeites para a árvore ou para a mesa e uma guirlanda estão entre as nossas sugestões, mas você pode encontrar vários outros tutoriais pela internet.

5. Inove na árvore de Natal

Quem disse que você precisa ter uma grande árvore tradicional de Natal para compor a sua decoração? Hoje você tem várias ideias inovadoras para se inspirar e criar uma nova árvore com a sua cara.
Você pode montar uma árvore na parede com as fotos da família ou simplesmente posicionar o pisca-pisca em formato triangular com a ajuda de alguns preguinhos: acrescente alguns enfeites que você já tem em casa no espaço vazio do meio e pronto!
Se você gosta de um estilo mais rústico, montar uma árvore com galhos ou pedaços de madeira é uma ótima opção. Outras opções são montar uma árvore de frutas na mesa ou ainda empilhar alguns livros e colocar uma estrela na ponta. Bem fácil, não é mesmo?

6. Aproveite plantinhas que já fazem parte da casa

Se você já tem algumas plantinhas em casa, use-as a favor da sua decoração natalina! Enfeite os vasinhos com laços ou cachepôs temáticos, acrescente um pisca pisca ao redor ou coloque alguns itens natalinos.
A decoração fica incrível e única, mas é importante tomar cuidado: as plantas para ambientes internos costumam ser bem resistentes, mas lembre-se de manuseá-las com carinho e não faça nada que possa prejudicar o desenvolvimento da sua plantinha, ok?

7. Capriche na decoração da mesa!

Uma mesa bem montada faz toda a diferença na decoração de Natal e você não precisa gastar uma fortuna para criar uma bela composição. Utilize os itens que você já tem em casa e complemente com alguns detalhes personalizados.
Raminhos de cedro, alecrim ou as pinhas podem ser ótimos enfeites para a mesa, assim como as garrafas de vidro com velas. Bolas de Natal espalhadas pela mesa também criam um efeito interessante, já as árvores de Natal comestíveis vão deixar todo mundo com água na boca.

Ao longo te contamos que é possível fazer uma decoração de Natal gastando pouco e c00ompartilhamos várias inspirações, agora é a hora de colocar a mão na massa! Depois conta aqui nos comentários qual dessas dicas você colocou em prática aí na sua casa.


Rolar para cima