bairro planejado

Bairro planejado: entenda o que é e por que você deve morar em um!

Você sabe o que é um bairro planejado? Se a resposta foi não, fique tranquilo: muita gente ainda não conhece este conceito, por isso decidimos contar tudo sobre ele neste post!
Os bairros planejados são uma excelente opção para quem busca conforto e qualidade de vida por um preço mais acessível. Se esse é o seu caso, siga a leitura com a gente para descobrir as vantagens do bairro planejado!

O que é um bairro planejado?

Imagine só um time de especialistas reunidos para desenvolver um projeto com foco no seu bem-estar, segurança e nas suas necessidades diárias: seria incrível morar em um lugar projetado dessa maneira, não é mesmo? É assim que um bairro planejado surge. Com detalhes cuidadosamente pensados, esses bairros são perfeitos para quem busca comodidade e qualidade de vida!
Toda a parte de infraestrutura é projetada do zero por arquitetos, engenheiros e construtoras, por isso o espaço já é entregue totalmente pronto para você com instalações modernas e otimizadas. Rede elétrica, sistema de esgoto, distribuição de água e ruas asfaltadas são alguns dos itens inclusos nos bairros planejados.
Esses serviços nem sempre são encontrados em novos bairros e a falta deles pode trazer problemas ou até mesmo gastos extras após a mudança. Neste contexto, um bairro planejado pode trazer diversas vantagens para você – e elas vão muito além da infraestrutura, como veremos mais à frente neste post.

Entenda a diferença entre bairro planejado e condomínio fechado

Muita gente confunde o conceito de bairro planejado com o condomínio fechado, mas eles apresentam diferenças importantes entre si. A principal delas é que os bairros planejados não são fechados, por isso oferecem oportunidades e vantagens mais amplas aos moradores.
Ao contrário dos condomínios fechados, os bairros planejados são espaços públicos pensados para proporcionar soluções eficientes não apenas aos moradores, mas também à região em que se encontra, ampliando assim seus benefícios para a cidade como um todo. Isso influencia diretamente na qualidade de vida de quem decide morar em um bairro planejado.
A seguir vamos conhecer algumas vantagens do bairro planejado, assim você vai entender melhor sobre as diferenças em relação a infraestrutura oferecida pelos condomínios fechados.

7 motivos para morar em um bairro planejado

1.Infraestrutura completa

Um dos grandes destaques do bairro planejado sem dúvidas é a infraestrutura oferecida aos moradores. Como ele é projetado do zero, cada detalhe é pensado com o intuito de trazer mais comodidade a vizinhança, por isso serviços urbanos são entregues totalmente prontos para uso.
Com o crescimento acelerado dos centros urbanos, muitos bairros se desenvolveram sem nenhuma idealização e por isso sofrem com estruturas ineficazes e problemas como enchentes, falta de asfalto ou de saneamento básico adequado. Isso não acontece com os bairros planejados, que oferecem rede elétrica, sistema de distribuição de água, esgoto e asfalto a pleno funcionamento quando os moradores se mudam para o local, ao contrário do que acontece em muitos bairros comuns.
Além disso, vale destacar que toda a infraestrutura é planejada para ser eficiente e evitar problemas como esses citados acima. Isso significa que o projeto envolveu pessoas capacitadas para trazer soluções que visem a funcionalidade, a sustentabilidade e a qualidade de vida.

2.Localização cuidadosamente escolhida

Nós sabemos que existem diversos fatores a serem analisados quando se busca um novo lar, mas a localização com certeza está entre os principais cuidados ao comprar uma casa. Encontrar uma região agradável, que ofereça uma estrutura de acordo com as suas necessidades e boa acessibilidade nem sempre é fácil, mas os bairros planejados chegam para acabar com mais esta dificuldade.
Não só a infraestrutura é pensada com todo cuidado, como também a localização do bairro é selecionada considerando uma série de aspectos. Normalmente, os bairros planejados são construídos em áreas estratégicas, com grande potencial de crescimento e com fácil acesso aos principais pontos de interesse na cidade.
Além disso, o próprio bairro oferece uma ampla gama de comodidades para garantir que você tenha tudo o que precisa bem pertinho de casa. Todo esse cuidado é essencial para o seu conforto e ainda contribui para a valorização do seu imóvel.

3.Preços que cabem no bolso

Outro ponto a ser considerado quando buscamos um novo lar é o preço. O investimento imobiliário é uma grande conquista na vida, mas exige pesquisa para que você não acabe gastando mais do que pode.
Encontrar um imóvel com tudo o que você precisa por um preço que cabe no bolso nem sempre é uma tarefa simples, mas os idealizadores do bairro planejado levam isso em conta também. É por isso que os bairros planejados oferecem preços muito mais acessíveis e condições de pagamento muito mais atrativas, mesmo com todas essas vantagens que estamos compartilhando aqui com você.
Isso acontece porque imóveis mais antigos já tem um valor inflacionado, já no caso dos bairros planejados você está adquirindo um imóvel totalmente novo em um bairro construído do zero! Dessa forma o seu dinheiro é muito mais valorizado e você pode conquistar um excelente imóvel por um preço muito mais baixo, principalmente se comprá-lo ainda na planta, quando o bairro estiver em fase de construção.

4. Sem taxa de condomínio

Aqui temos outra grande diferença entre um bairro projetado e um condomínio fechado: as taxas. Quando você muda para um condomínio fechado você também conta com uma infraestrutura planejada e diversas comodidades, mas é preciso pagar um valor extra por esses benefícios.
Ao adquirir um imóvel em condomínio fechado, você precisa ter em mente de que uma taxa de condomínio deverá ser paga mensalmente. Esse custo extra vai cobrir a manutenção da infraestrutura oferecida pelo espaço, mas pode acabar pesando nas contas no final do mês.
Os bairros planejados não cobram essa taxa: você recebe um bairro novinho em folha, cuidadosamente projetado com uma infraestrutura moderna e funcional sem pagar nenhum valor extra por isso! Como o bairro é público, você também não vai precisar arcar com custos de manutenção no futuro: uma grande economia para o bolso, não é mesmo?

5.Mais tranquilidade na parte burocrática

Mais um ponto positivo de adquirir um imóvel novo é a tranquilidade garantida no processo burocrático. Essa parte pode ser muito estressante na transação para a conquista da casa própria, principalmente quando se trata de um imóvel antigo.
Isso porque proprietários anteriores podem ter deixado pendências burocráticas relacionadas ao imóvel, já com imóveis novos toda a documentação é feita do zero e com processos bem mais simples.
Além disso, vale destacar que as empresas envolvidas no desenvolvimento dos bairros planejados oferecem todo o apoio durante o processo para garantir uma transação tranquila e segura.

6.Boa convivência com a vizinhança

Sabe aquela sensação de pertencimento tão sonhada quando buscamos um lugar para chamar de lar? Com o bairro planejado ela se transforma em realidade! Além de toda a comodidade oferecida pela infraestrutura projetada, o estímulo a boa convivência com os vizinhos é muito presente nesses espaços.
O bairro é projetado para funcionar como um “mini centro”, disponibilizando tudo o que você e sua família precisam para viver bem, assim a oportunidade de interação social, de criar novos laços e despertar o sentimento de comunidade é muito maior nesses bairros.
Neste contexto, você pode morar em uma vizinhança muito mais tranquila, unida e ainda ganhar amizades para a vida toda! Sua família estará segura e tudo isso conta muito para uma qualidade de vida melhor.

7.Fácil acesso a diversos serviços

Como te falamos lá no item 2 desta lista, a localização dos bairros projetados é escolhida a dedo para que você possa ter tudo o que precisa bem pertinho de você. Por isso, a região onde os bairros são construídos costumam apresentar uma excelente oferta de serviços.
A ideia é facilitar o seu dia a dia, garantindo que você passe mais tempo com a família do que preso no trânsito – um sonho de muita gente, não é mesmo? Serviços como supermercados, farmácias, hospitais e escolas normalmente estão bem próximos desses empreendimentos, mas não é só isso.
Muitos bairros planejados oferecem lotes comerciais além dos lotes residenciais, proporcionando assim ainda mais comodidade aos moradores. Outro ponto positivo é que você tem a oportunidade de adquirir um desses lotes comerciais e trabalhar bem pertinho de casa, já imaginou que incrível?

Ufa, a lista de vantagens é longa e não acaba por aqui não, viu? Os bairros planejados podem oferecer ainda mais benefícios para você, por isso não deixe de pesquisar as suas opções com bastante atenção na hora de escolher o seu novo lar.
Aproveite para conferir algumas dicas sobre como conquistar a casa própria e escolher o melhor imóvel para a sua família aqui no blog da Cataguá!


Rolar para cima