confira as vantagens de se morar em condomínio fechado

Confira as vantagens de morar em condomínio fechado!

Está em busca de um novo lar, mas ainda não decidiu o melhor tipo de imóvel para você? Hoje nós vamos te contar todas as vantagens de morar em condomínio fechado e te mostrar por que essa escolha pode fazer uma grande diferença na sua qualidade de vida.
Investir em um imóvel dentro de condomínio fechado é sinônimo de conforto, segurança e praticidade, e a melhor parte é que você pode encontrar tudo isso por um preço que cabe no seu bolso!
Quer conhecer todos os benefícios de morar em condomínio fechado? Então siga a leitura com a gente!

Por que morar em condomínio fechado?

Quando falamos em condomínio fechado, é comum pensar na necessidade de desembolsar muito dinheiro para conseguir morar neste tipo de imóvel, mas a realidade não é bem assim. Comprar uma casa em um condomínio fechado tem um ótimo custo-benefício e pode ser até mais acessível do que comprar outros tipos de imóveis.
Seja em um condomínio residencial ou de apartamentos, a praticidade e a segurança são indiscutíveis, mas as vantagens não acabam por aí. A seguir vamos te contar outros benefícios do condomínio fechado, então continue com a gente.

Conheça as vantagens!

1. Infraestrutura completa

Ao investir em um imóvel dentro de condomínio fechado, você não está apenas adquirindo seu novo lar, mas também uma infraestrutura completa que vai muito além da sua propriedade.
Os condomínios são entregues com estruturas cada vez mais completas, incluindo sistemas de segurança e opções de lazer com decorações modernas e prontas para o uso. Nos próximos tópicos vamos falar mais sobre esses dois pontos e os benefícios de contar com essas comodidades no dia a dia.

2. Opções de lazer inclusas

Para atender a todos os públicos e promover ainda mais conforto aos moradores, as construtoras têm apostado em opções de lazer cada vez mais completas e variadas. Piscinas, playground, salão de festas e churrasqueira, academias, espaços exclusivos para os pets (os chamados pet places) são apenas algumas das estruturas mais comuns, mas é possível encontrar muito mais!
Tudo isso traz muito mais praticidade para o seu dia a dia, já que você nem precisa tirar o carro da garagem para aproveitar um dia na piscina com a família ou se divertir com os pequenos no playground. Ainda dá para ter muito mais flexibilidade e cuidar mais da saúde em um condomínio com academia, por exemplo: você pode contratar um personal trainer ou se reunir com os vizinhos para motivar os treinos.

3. Segurança garantida

A segurança com certeza é um diferencial que merece destaque nos condomínios fechados. Ao contrário de uma casa em que você precisaria investir em sistemas de segurança para reforçar a proteção, um imóvel dentro do condomínio já vem com tudo isso incluso, gerando muito mais tranquilidade para você.
Além de ter a comodidade de uma portaria com segurança 24 horas, muitos condomínios contam com sistemas cada vez mais modernos para controlar a entrada e saída de visitantes, permitindo o acesso apenas após a autorização de moradores e mantendo registros da circulação.

4. Mais qualidade de vida para você e para a família

Morar bem é sinônimo de qualidade de vida e este é um item garantido quando o assunto é condomínio fechado. Com toda a comodidade, praticidade, conforto e segurança, você pode apreciar o dia a dia com muito mais leveza.
Nessa lista, a privacidade também ganha destaque: no condomínio você não precisa se preocupar em construir muros ou instalar portões para ter mais liberdade e privacidade em relação aos vizinhos. Muito mais tranquilidade, não é mesmo?
Outro ponto que contribui muito para uma qualidade de vida mais elevada é a diminuição de tempo no trânsito. Sabe todas aquelas horas gastas para chegar até a academia? Ou até uma churrascaria? Ou ainda ao parquinho? Com a área de lazer disponível no condomínio você não precisa mais se preocupar com nada disso e pode usar esse tempo para fazer coisas que você ama com pessoas especiais.

5. Excelente custo-benefício

Muita gente acredita que é preciso gastar uma fortuna para morar em um condomínio fechado com toda essa infraestrutura, mas se você também pensa assim, pode ficar tranquilo: hoje, morar em um condomínio pode apresentar um custo-benefício muito maior do que comprar uma residência, por exemplo.
Isso porque você paga um preço bem acessível do imóvel e toda aquela estrutura de lazer e segurança já está inclusa neste valor. Nada de gastos extras com construção de piscina ou churrasqueira em casa: é só entrar e aproveitar cada detalhe do condomínio!
Ah, vale lembrar também que os gastos com combustível e transporte diminuem significativamente, uma vez que você pode encontrar uma variedade de atividades dentro do próprio condomínio. Quem não gosta de economizar, não é mesmo?

6. Possibilidade de fazer novas amizades

Um condomínio fechado consegue promover privacidade sem deixar de lado a possibilidade de interação com os vizinhos. A convivência com outros moradores pode criar novos laços de amizade, aumentando a sensação de aconchego e ainda garantindo uma rede de apoio bem pertinho de você.
Ter pessoas com quem você sabe que pode contar por perto é essencial, principalmente em casos de emergência. Se você precisar de ajuda para cuidar das crianças, do pet ou até mesmo das suas plantinhas, já sabe que tudo ficará em ótimas mãos com pessoas de sua confiança.
Mas é claro que não é apenas para os perrengues que os novos laços de amizade servem, não é mesmo? Você ainda pode aproveitar a área de lazer com os vizinhos ou fazer aquele jantarzinho especial em casa, por exemplo.

7. Menos preocupação com manutenções

Quando você tem uma piscina em casa, por exemplo, é preciso se preocupar não apenas com a construção do espaço, mas também com toda a parte de manutenção e limpeza. Caso algum reparo seja necessário, os custos são totalmente de sua responsabilidade, o que não acontece nos condomínios fechados.
A limpeza e manutenção das áreas comuns normalmente é feita por uma equipe terceirizada contratada pela administração do condomínio e você não precisa se preocupar com nada! Em alguns condomínios, taxas para reparos ou reformas podem ser cobradas, mas mesmo assim os serviços saem muito mais baratos, pois os custos são divididos entre todos os moradores.

O que avaliar na hora de escolher um condomínio fechado?

Bom, agora que você já conferiu essas vantagens incríveis do condomínio fechado, é hora de anotar algumas dicas para encontrar o lar ideal para você. Este é um investimento muito desejado por grande parte dos brasileiros, mas pode não ser satisfatório caso alguns pontos deixem de ser avaliados.
A compra de um imóvel sempre exige atenção aos detalhes e muita pesquisa, por isso listamos fatores indispensáveis que devem ser analisados no momento de escolha. Confira:

  • Considere a localização

As construtoras costumam considerar a região como um todo antes de decidir a localização do condomínio, por isso é comum que esses imóveis fiquem em áreas com grande potencial de crescimento e ótima oferta de serviços ao redor. Ainda assim, você não pode deixar de avaliar este ponto.
Uma boa localização vai garantir muito mais qualidade de vida para você, por isso certifique-se de que o condomínio oferece acesso fácil a serviços básicos e pontos chaves, como o seu trabalho, faculdade ou a escola das crianças. Ah, a localização também agrega muito valor ao imóvel: isso significa que a sua casa vai valorizar ao longo dos anos e poderá render ótimos lucros no futuro.

  • Veja se o tamanho do imóvel atende suas necessidades

Hoje o acesso as informações e detalhes do imóvel está cada vez mais simples: do conforto da sua casa você pode conferir cada espaço do condomínio por vídeos e imagens de alta qualidade por meio da internet. Ainda no universo online você pode encontrar dados técnicos, como a metragem do imóvel, quantidade de quartos e acabamentos – pontos essenciais a serem observados antes de fechar negócio.
Tirar as suas dúvidas e visitar o imóvel pessoalmente, se possível, são passos que fazem toda a diferença. Para se sentir em casa, é preciso escolher um espaço funcional e aconchegante para você, com a estrutura adequada à sua realidade e gosto pessoal.
Até mesmo na compra de imóveis na planta é possível visitar um decorado para visualizar como a sua casa ficará quando estiver pronta, por isso não tem desculpa. Faça tudo com calma, analise os detalhes e pesquise bastante mesmo antes de comprar o seu futuro lar.

  • Analise a infraestrutura oferecida

É claro que nem todos os condomínios fechados oferecem a mesma infraestrutura de lazer e segurança, por isso é importante conhecer não apenas a estrutura do imóvel, mas também do condomínio.
Verifique se as opções disponíveis atendem às suas necessidades e aos seus desejos. Procure um condomínio capaz de trazer mais conforto e praticidade para a sua vida: se você tem filhos, contar com playground, salão de jogos ou uma quadra podem ser diferenciais interessantes, por exemplo.

  • Pergunte sobre o sistema de segurança

Não resta dúvidas de que a segurança é um dos itens mais importantes para garantir a qualidade de vida, certo? Então é necessário conhecer as medidas oferecidas pelo condomínio para a segurança dos moradores.
Procure saber se existe uma portaria 24 horas ou algum sistema especial de segurança e pergunte como funciona a entrada de visitantes no espaço. Ter essas informações vai te deixar mais tranquilo, além de ajudar a definir qual é o melhor condomínio para você.

  • Leve em conta todas as suas necessidades pessoais

A escolha de um imóvel é muito pessoal, já que cada um tem necessidades e gostos específicos. Por isso vale lembrar que todas as nossas dicas devem ser colocadas em prática de acordo com o que você precisa.
Antes de começar a sua busca, tire um tempinho para listar o que você procura em uma casa e qual estrutura seria um diferencial importante para você no condomínio. Isso vai ajudar a ter uma visão mais ampla das suas necessidades, assim ficará mais fácil encontrar o condomínio ideal para você.

Gostou das nossas dicas? Um imóvel no condomínio fechado pode contribuir muito para a sua qualidade de vida, por isso não deixe de colocar nossas dicas em prática: logo você estará criando momentos incríveis no novo lar!


Rolar para cima