Vantagens De Morar Em Condominio Residencial

Descubra as vantagens de morar em condomínio residencial!

A grande maioria dos brasileiros sonha em conquistar a casa própria, não é mesmo? Seja para sair da casa dos pais e ganhar mais independência, começar uma vida em família ou mesmo para ter um investimento seguro: poder comprar uma casa para desfrutar de toda a tranquilidade de viver bem em lugar seu é sempre o objetivo final!

Nesse sentido, morar em um condomínio residencial tem sido uma opção muito atraente para todos os perfis de pessoas. Isso acontece porque esse tipo de investimento geralmente vem acompanhado por um combo de vantagens além do apartamento ou casa. Um bom exemplo disso são os condomínios residenciais com área de lazer completa que você com certeza já viu, certo?

Se você acha que é o momento certo para finalmente investir na sua casa própria, mas ainda está em dúvida se vale realmente a pena morar em um condomínio residencial, não tem problema! Neste post vamos mostrar a você algumas vantagens que esse tipo de moradia oferece. Vem com a gente saber mais!

1) Estrutura de lazer completa

É claro que o primeiro item da nossa lista de vantagens  tem que ser a estrutura de lazer completa, afinal, esta é uma característica praticamente indispensável e muito encontrada em condomínios residenciais de qualidade.

Dependendo do condomínio residencial, você pode encontrar atrações que vão muito além dos parquinhos infantis, como piscinas em tamanhos e profundidades diferentes para adultos e crianças – algumas até mesmo com regulagem de temperatura –, churrasqueira, área gourmet, sauna, pet place, academia, área de descanso e muitas outras.

Morar em um condomínio residencial é poder se divertir e cuidar da saúde todos os dias, no horário que você quiser e sem ter que pagar a mais por isso ou ter que tirar o carro da garagem para se deslocar até outro local! 

Pode acreditar: ter uma estrutura de lazer completa do lado de casa faz muita diferença para o bem-estar da família e, especialmente, na correria do dia a dia.

2) Mais segurança e tranquilidade

Para morar bem, especialmente hoje em dia, é mais do que necessário escolher com cuidado e atenção a sua futura casa. Afinal, basta ler o jornal diário, ligar a televisão ou acessar um portal de notícias para ver que os índices de violência, infelizmente, estão altos.

Escolher viver em um condomínio residencial é escolher ter mais segurança diariamente, pois a grande maioria dos condomínios investe em um forte monitoramento que conta com câmeras, alarmes, portões automáticos e até mesmo portaria 24 horas, o que significa que o acesso ao interior do local será monitorado, garantindo ainda mais segurança aos moradores.

E a melhor parte disso é que você tem acesso a toda essa segurança sem ter que pagar sozinho por ela – o que aconteceria se morasse em um local comum – pois em condomínios residenciais todo o custo com portaria e segurança é dividido entres todos os condôminos, garantindo um valor acessível e justo para todos.

3) Menos gastos desnecessários

Outra grande vantagem de morar em um condomínio residencial é a economia, afinal, você não terá que se deslocar de carro ou utilizar outros meios de transporte, como uber ou ônibus, por exemplo, para ir até outro local da cidade fazer atividades físicas ou levar seu filho para brincar. Você terá toda uma área de lazer disponível a poucos metros de distância da sua casa!

Além disso, em um condomínio residencial todas as despesas das áreas comuns, como os já citados custos com segurança e também a manutenção da área de lazer do condomínio, por exemplo, são divididas entre os moradores todos os meses. 

Inclusive, em alguns condomínios é bastante comum que a água e o gás entrem nessa divisão, o que acaba gerando uma fatura mensal bastante baixa para todos – e consequentemente gera economia!

4) Mais privacidade no dia a dia

Já pensou poder escolher se quer receber uma visita na sua casa ou não? Morando em um condomínio residencial, isso é possível, pois a maioria dos condomínios residenciais mais novos já disponibilizam portaria 24 horas!

Quando você escolhe morar em um condomínio residencial, ganha mais privacidade no sentido de que pode escolher quando quer e quando não quer atender alguém, sem ter que lidar com visitas inesperadas à sua porta, afinal, terá a comodidade de uma portaria que liga para avisar quando chega alguém – dando a você a opção de receber ou não a pessoa.

5) Experiência de vida em comunidade

Apesar de oferecer mais privacidade, morar em um condomínio residencial também aumenta a experiência de viver em contato com novas pessoas através dos espaços internos. Com isso, novos contatos podem ser feitos e, a partir daí, vínculos de amizade, auxiliando no crescimento do seu círculo social.

Além disso, as amizades feitas dentro do condomínio residencial podem ser muito úteis em momentos em que você precisa passar mais tempo fora de casa e não pode cuidar do seu pet ou receber uma encomenda importante, por exemplo, podendo recorrer a alguém de confiança que mora perto de você. Ah, e você terá companhia para praticar exercícios físicos e poderá, também, revezar com outros pais na hora de cuidar das crianças brincando na área de lazer! 

6) Menos barulho

 E por fim, mas não menos importante, outra grande vantagem de escolher morar em um condomínio residencial é a tranquilidade e o silêncio oferecido por esse tipo de moradia.

Especialmente para pessoas que aderiram ao home office, têm crianças pequenas ou simplesmente gostam de silêncio para poderem descansar em casa, os condomínios residenciais são excelentes escolhas.

Por serem locais fechados, os condomínios residenciais possuem muito menos barulho de carros, motos e outros ruídos comuns da rua, tornando o lugar realmente quieto, especialmente durante a noite.

E tem mais: diferente das residências comuns onde o horário da Lei do Silêncio – que estabelece que antes das 8 horas e depois das 22 horas não pode haver barulho alto que incomode os vizinhos – muitas vezes só é cumprido com auxílio da polícia, em condomínios residenciais você tem o regimento interno ao seu lado.

O regimento interno de um condomínio é bastante rígido quanto às regras a serem seguidas, por isso, os moradores que descumprirem algum regimento, inclusive a Lei do Silêncio, poderá ser multado, caso continue descumprindo as regras.

Além disso, não é preciso criar uma situação ruim com nenhum vizinho em casos de descumprimento de regras ou incômodo, basta contatar o síndico do condomínio ou a portaria e avisar que o barulho está atrapalhando e incomodando você.

O que você achou sobre as vantagens de morar em um condomínio residencial? Já se decidiu sobre qual é o melhor lugar para você? Aproveite para conferir nosso blog completo, temos muitas dicas e informações esclarecedoras para ajudar você a conquistar o imóvel perfeito!


Rolar para cima