Cuidados ao comprar uma casa

Cuidados ao comprar uma casa: dicas para escolher o imóvel certo!

Para encontrar o seu imóvel ideal é necessário saber o que sua família busca, quais são as suas condições para tornar esse sonho realidade e como será feito o pagamento desta mais nova conquista.

Além disso, precisamos verificar os detalhes para fazer a escolha perfeita do imóvel certo, portanto, separamos as principais dicas para você escolher a opção ideal para você e sua família. Acompanhe.

Visite o imóvel e tire todas as suas dúvidas

Visitar o imóvel trará mais segurança para saber como exatamente ele é, além de fornecer uma impressão bem interessante sobre o espaço disponível. Vale dizer que uma fita métrica e um bloquinho de mão com uma caneta são indispensáveis.

Se você estiver comprando um imóvel ainda na planta, visite um decorado, assim você saberá como serão as acomodações em cada um dos cômodos, ter uma noção da metragem dos móveis e como decorar os ambientes.

Caso você opte por uma casa pronta, mas nova, sem histórico de moradores anteriormente, converse com o seu consultor e peça para conhecer a casa ou apartamento.

Algumas administradoras de imóveis disponibilizam aplicativos para uma visita online, explore esse momento ao máximo e procure todos os detalhes do imóvel. Em caso de dúvidas, chame o consultor e pergunte, para que nada fique para trás no processo de aquisição.

Outro ponto importante, não se esqueça de solicitar a vistoria do imóvel, essa etapa é fundamental para que tudo esteja perfeito quando a mudança acontecer. Peça a verificação das tomadas, energia elétrica e instalação hidráulica.

Visite o imóvel mais de uma vez:

Visitar o imóvel mais de uma vez vai te mostrar como funciona a comunidade, o acesso ao condomínio ou a casa nos horários de pico e como o local fica durante as chuvas. Conhecer todos esses pontos é fundamental até para saber o tempo de deslocamento que você pode ter da casa para o trabalho.

Além disso, conversar com outros moradores do condomínio e da vizinhança mostrará quais são as coisas mais próximas, por exemplo, um bom supermercado, uma padaria, ou até mesmo o centro mais próximo da sua localização.

Essa parte do reconhecimento do imóvel fará toda a diferença até para conhecer a localização da casa e como funcionam os horários do transporte público, por exemplo. Portanto, não descarte visitar 2 ou 3 vezes o imóvel em diferentes dias e horários.

Fotografe o imóvel:

Fotografar os ambientes do imóvel permitirá uma comparação dele com outros da mesma categoria, assim você poderá ver o espaço disponível, localização, acabamento e até as mudanças que você pode fazer depois da sua escolha.

Com toda certeza as fotos possibilitam uma avaliação mais detalhada do imóvel e essa etapa não pode ser pulada, pois, será agora que as dúvidas podem surgir e você questionar o consultor quanto a essas questões.

Pense que quanto mais conseguir verificar os detalhes mais certeza terá da sua opção, incluindo tudo, imóvel, decoração, espaço e localização. Até porque esses são os fatores fundamentais de uma excelente escolha.

Análise a metragem completa não apenas os ambientes

Sabe-se que a metragem do lote é uma e a área construída é outra, assim, analisar a área completa é algo importante. Se for um apartamento, pense na distribuição dos ambientes e na amplitude de cada um deles, pois tudo conta, sacada, área de serviço e toaletes.

Tudo isso compõe a área que você adquiriu, ou seja, saber a metragem possibilita uma melhor utilização do espaço disponível.

Inclusive compreender que vários ambientes podem ser coligados e trazer aquela sensação de conceito aberto. Por isso, visite cada centímetro da sua nova aquisição, conheça tudo e tire suas dúvidas.

Defina o seu tipo imóvel

Definir o tipo de imóvel quer dizer saber exatamente o que você busca, como um apartamento de 2 ou 3 quartos, um condomínio com lazer ou mais simples e ainda verificar se prefere próximo do centro da cidade ou não.

Definido esse objetivo é a hora de definir se você prefere um imóvel na planta, próximo da entrega ou até mesmo já pronto! Ambas oferecem as melhores condições de compra de imóvel atualmente, ajudando até mesmo no planejamento dos valores das parcelas, condições de pagamento da entrada e a possibilidade de conhecer os ambientes de forma mais clara.

Definindo isso, você deve iniciar suas pesquisas sobre quais são os imóveis disponíveis mais próximos de você e assim, verificar com o consultor quais são as suas possibilidades de financiamento e de entrada para compra deste imóvel.

Fazer a simulação de pagamento também está nesta etapa, pois será na definição do imóvel que você vai entender quais são as reais possibilidades de parcelamento e até mesmo subsídios para o seu perfil de comprador.

Conclusão:

Não é difícil escolher um imóvel ou saber como escolher o imóvel certo para você e sua família, basta apenas se preocupar com os detalhes e tirar todas as dúvidas possíveis. Pense que essa será a sua casa, o seu lar e você precisa se sentir bem nela. Assim, saber tudo é tão importante.

Por fim, os imóveis novos são os mais indicados para uma primeira aquisição, isso porque são regularizados, têm melhor possibilidade de parcelamento e podem ser comprados ainda na planta, deixando uma boa margem para você escolher a melhor forma de decorá-lo.

A última dica é escolher o que mais te agrada, saber que estamos em casa e se sentir assim é o mais importante. Chegar depois de um dia cansativo e sentar no sofá que escolhemos com cuidado é uma sensação maravilhosa, torna isso maravilhoso e você não se arrependerá jamais da sua escolha.


Rolar para cima