home office favorece oportunidade de morar no interior e trabalhar na capital

Home office facilita morar no interior e trabalhar na capital

Já imaginou unir o melhor entre dois mundos, viver na tranquilidade do interior e aproveitar as oportunidades de trabalhar para grandes empresas da capital? Essa realidade poderia parecer distante até pouco tempo atrás, mas com o aumento da prática do home office este pode ser o seu novo estilo de vida.

O home office ganhou destaque nos últimos meses como uma alternativa de trabalho em meio ao isolamento social, uma consequência da pandemia do novo coronavírus. Apesar de surgir em um momento difícil, essa modalidade de trabalho pode ser vantajosa em muitos pontos.

Um deles é a possibilidade de trabalhar para empresas grandes mesmo distante delas geograficamente. Pois é, o home office pode ser aquele empurrãozinho que você estava esperando para morar no interior!

Então vamos conversar sobre a nova dinâmica de trabalho remoto? Ao longo deste conteúdo vamos entender como ela pode ajudar neste momento, as transformações que ela pode trazer nos métodos de trabalho e como o home office permite morar no interior e trabalhar na capital.

Vamos entender o conceito de home office

Apesar de ter como tradução literal “escritório em casa”, o home office vai muito além de trabalhar em casa. O conceito se estende para qualquer forma de trabalho remoto, realizado fora da empresa, portanto não se limita apenas à casa.

O trabalho remoto pode ser realizado em uma cafeteria, em um aeroporto, no parque, em um coworking (espaço criado especialmente para profissionais que trabalham de forma remota) ou até mesmo em meio a uma viagem. Basta um computador e uma boa conexão com a internet e pronto: o home office está ativo.

Essa estrutura se tornou realidade graças ao avanço da tecnologia, que permite o compartilhamento de arquivos e informações de forma rápida e prática. Assim, os colaboradores podem trocar qualquer tipo de dados – desde uma simples planilha até um vídeo ou imagens – e realizar suas tarefas mesmo a distância.

É importante ressaltar que o home office pode ser realizado de duas maneiras:

  1. Home office 100% remoto: nessa modalidade o trabalho é feito de forma totalmente remota, ou seja, não é preciso ir até a empresa em nenhum momento.
  2. Home office híbrido: a modalidade híbrida mistura um pouco dos dois mundos, oferecendo dias de trabalho remoto e encontros eventuais na empresa.

Antes da pandemia, o modelo híbrido já ganhava destaque e o home office 100% remoto também crescia com os freelancers, mas foi com a determinação do isolamento social que as empresas se viram obrigadas a adaptar suas estruturas para seguir com os trabalhos.

Como o coronavírus impulsionou o home office?

Em março, o Brasil deu início ao isolamento social como forma de combater a disseminação do coronavírus. A partir daí, o trabalho de forma remota foi a alternativa encontrada para dar continuidade ao funcionamento das instituições.

Apesar disso, dados já apontavam um crescimento dessa estrutura organizacional antes do coronavírus. Isso porque muitos negócios já haviam adotado o home office como forma de aumentar o bem-estar dos colaboradores e até mesmo aumentar a produtividade.

Agora, mesmo em um momento difícil, as empresas que antes tinham receio deste modelo estrutural podem testá-lo e conhecer os benefícios do home office para o desenvolvimento do negócio.

Mesmo limitado a “home” agora – uma consequência do isolamento social – a tendência é de que essa estrutura de trabalho torne-se uma realidade cada vez mais frequente. A previsão é de que o trabalho por home office deve crescer 30% após a crise do coronavírus, segundo estudos realizados pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Essa nova dinâmica não está apenas de passagem: ela veio para ficar e renovar as culturas organizacionais das empresas. Muitos benefícios podem surgir com ela também, olha só:

  • Economia: sem precisar se locomover até o local de trabalho você pode economizar com transporte e também com as refeições que precisaria fazer fora de casa diariamente. Essa economia pode trazer um respiro para a vida financeira e até te ajudar a fazer novos investimentos.
  • Maior liberdade e autonomia: em casa você tem maior autonomia para organizar seus horários e suas tarefas – desde que entregue tudo dentro dos prazos, claro. É você quem vai gerenciar seu tempo, mas vale lembrar que isso também demanda disciplina e organização.
  • Conforto: estar em casa proporciona um conforto maior, com mais tempo para realizar tarefas pessoais e mais flexibilidade. Isso não significa deixar o profissionalismo de lado, ok? É importante equilibrar as coisas e dividir bem o momento de trabalho e de descanso.
  • Maior produtividade: muitos estudos já mostraram que o home office é capaz de aumentar a produtividade dos funcionários. Com mais tempo para cuidar de você mesmo, menos interferências e longe do estresse da locomoção diária, trânsito e transporte público, é possível realizar as tarefas com mais calma e tranquilidade.

E, claro, o home office ajuda a manter o isolamento social neste momento em que sofremos com uma pandemia, contribuindo assim para o combate do vírus e para a saúde dos brasileiros.
Infelizmente não são todos os setores que podem realizar o trabalho remoto, mas não há dúvidas de que essa nova dinâmica vai trazer muitas mudanças para o modelo convencional de trabalho ao qual estamos acostumados.

Por que morar no interior e trabalhar na capital?

Ok, entendido as vantagens do home office e seu papel fundamental em meio a pandemia do coronavírus, fica a reflexão se morar no interior é realmente a melhor opção para sua vida e de sua família, certo?

Bom, nós sabemos que esse é um grande sonho para muitos brasileiros, mas o medo de deixar uma empresa renomada ou não conseguir uma perspectiva de carreira tão boa no interior quanto nas grandes metrópoles impede a mudança. A boa notícia é que tudo está mudando com este novo cenário.

Com o home office, viver no interior pode se tornar uma realidade sem que você precise perder um trabalho em uma grande empresa para isso. Essa nova dinâmica é uma ótima oportunidade para quem deseja morar no interior e trabalhar para uma empresa que a sede fique na capital.

A possibilidade de criar a carreira de sucesso que você sempre sonhou vivendo em um local tranquilo pode estar mais próxima de se tornar realidade do que você imagina!

Vantagens de morar no interior

Se você ainda está com dúvidas, não se preocupe: a gente te ajuda. A decisão de mudança é muito importante e vai alterar toda a sua rotina, mas nesse caso é para muito melhor e nós vamos compartilhar agora as vantagens dessa escolha com você, confira:

1. Qualidade de vida

Morar no interior traz mais qualidade de vida para você e sua família por muitos fatores. Além de ter mais tranquilidade no seu dia a dia longe da agitação e do estresse da cidade grande, você também pode levar uma vida mais saudável.
Menos poluição e mais natureza: essa é a combinação perfeita para cuidar da sua saúde. Tudo isso com a grande vantagem de trabalhar de forma remota e ter mais tempo para cuidar de si mesmo e da família.

Outro ponto positivo com relação a qualidade de vida é a interação social, pois o convívio costuma ser bem mais próximo no interior do que nos grandes centros urbanos.

2. Segurança

A busca por mais segurança, longe dos altos níveis de criminalidade, é um dos maiores motivos que levam as pessoas a mudarem-se para o interior. As chances de sofrer um assalto em uma cidade pequena são bem menores do que nas metrópoles, por isso a segurança costuma ser destaque nesses locais.

Além disso, você pode curtir os momentos de lazer com amigos e familiares sem aquela correria dos grandes centros, sem o estresse do trânsito e com muito mais segurança.

Isso te permite viver com mais tranquilidade e desfrutar dos momentos com calma, sem medo e muito mais seguro. É mais um fator determinante para uma boa qualidade de vida.

3. Melhor mobilidade urbana

Não há dúvidas de que o trânsito nas cidades pequenas é bem mais tranquilo do que o trânsito nas grandes metrópoles, não é mesmo? Apesar de muitas cidades do interior terem um tráfego de veículos constante, principalmente nos horários considerados de pico, o volume nem se compara a realidade dos grandes centros.

Mesmo assim, as cidades costumam apresentar uma mobilidade urbana bem melhor, por isso o deslocamento entre um ponto e outro é mais prático e rápido, facilitando assim a sua rotina de deslocamento.

Se você optar por viver no interior, pode dar adeus às horas perdidas no trânsito e passar muito mais tempo com quem você ama!

4. Menor custo de vida

Morar um pouquinho mais afastado da capital também é vantajoso do ponto de vista financeiro. Isso porque os imóveis costumam ter preços mais atrativos com ótimas localizações, ao contrário do que acontece nas cidades grandes.

A realidade é diferente porque os imóveis são mais disputados nas metrópoles,por isso os preços costumam ser mais elevados para acompanhar a demanda e nem os imóveis com valores mais acessíveis normalmente ficam em localidades não tão atrativos.

Muito além dos imóveis, gastos gerais também costumam ser mais baixos no interior, desde as compras no supermercado até as mensalidades das escolas e transporte.

5. Tranquilidade

Longe da agitação, longe da correria, longe do estresse: a calmaria é um ponto positivo que você com certeza vai encontrar se escolher mesmo viver no interior e trabalhar para empresas da capital de forma remota.

A tranquilidade foi um item recorrente ao longo deste conteúdo, não é mesmo? Não é a toa que este é um dos principais motivos que fazem o investimento valer a pena e tornam a vida no interior ainda mais atrativa.

Nenhum dinheiro vale a tranquilidade de ter mais segurança e a oportunidade de passar mais tempo com a família. É um estilo de vida totalmente diferente, mas com certeza muito mais saudável para você.

Conheça as melhores cidades para morar no interior de São Paulo!

O melhor de tudo isso é que você nem precisa ir para tão longe assim da cidade grande. O interior de São Paulo, por exemplo, tem diversas cidades com excelentes índices de qualidade de vida e ótimas oportunidades para você e para sua família.

Se você precisar resolver alguma coisa diretamente na empresa ou tiver algum evento para participar, por exemplo, a distância não irá atrapalhar. A viagem até a capital pode ser feita de forma muito tranquila e com agilidade.

Confira algumas opções das melhores cidades para se morar no interior de São Paulo:

  1. Piracicaba
    Com quase 400 mil habitantes, Piracicaba fica a apenas 155 km de São Paulo, menos de 2 horas de carro. A cidade conta com diversas opções de lazer, grandes empresas e ótimas escolas, inclusive com universidades renomadas como a ESALQ-USP.
  2. Limeira
    Com pouco mais de 250 mil habitantes, Limeira está a 145 km de São Paulo, uma viagem de pouco mais de uma hora e meia de carro. O município também conta com excelentes opções de educação e ganhou a 8ª posição no ranking das 100 cidades que oferecem mais qualidade de vida aos moradores.
  3. Santa Bárbara D’Oeste
    Com pouco mais de 190 mil habitantes, Santa Bárbara D’Oeste está entre as 10 melhores cidades para se viver no país e entre as 25 melhores do estado de São Paulo. A qualidade de vida é indiscutível e a cidade fica a apenas 137 km da capital, uma viagem de pouco mais de uma hora e meia de carro.
  4. Rio das Pedras
    Também muito próxima às cidades listadas acima, Rio das Pedras pode proporcionar uma excelente qualidade de vida para você e sua família. Com quase 30 mil habitantes, o município fica a 167 km da capital, cerca de 2 horas de carro.

Essas cidades ficam bem próximas da capital e tem fácil acesso pelas principais rodovias, o que te permite chegar até São Paulo bem rápido e com total segurança. Seja por necessidade de trabalho ou para se divertir com a família, você pode usufruir de todos os benefícios do interior sem ficar longe de um grande centro urbano.

Agora que você já conferiu todas essas vantagens de morar no interior e trabalhar na capital fazendo home office, que tal investir nessa ideia? Se planeje e pesquise a melhor cidade para você.


Rolar para cima