5 coisas que voce precisa saber sobre financiamento imobiliario

5 coisas que você precisa saber sobre financiamento imobiliário!

O sonho de comprar um imóvel pode parecer muito distante para grande parte dos brasileiros, mas o financiamento imobiliário é um ótimo atalho para realizar esse desejo.

Quer entender melhor como funciona o financiamento de imóvel? Neste post nós contamos tudo para você! Continue a leitura para entender o que é financiamento imobiliário e conferir 5 informações essenciais para realizar o sonho da casa própria com tranquilidade.

O que é financiamento imobiliário?

O financiamento imobiliário é uma linha de crédito destinada à compra de imóveis. Oferecido por bancos públicos e privados, esse benefício pode te ajudar a realizar o sonho da casa própria com condições de pagamento que cabem no seu bolso.

Os pacotes oferecidos pelas instituições financeiras costumam ter juros mais baixos e permitem o parcelamento em longo prazo, podendo chegar a até 30 anos, o que facilita muito o pagamento.

Existem diversas modalidades desse financiamento e é importante ficar atento às normas e requisitos de cada um deles para fazer o cadastramento de forma correta. Quando for decidir a melhor opção para você, leve em conta o valor do imóvel, a sua renda mensal e faça as contas para não se enrolar financeiramente.

Normalmente o valor concedido pelo financiamento não pode comprometer mais que 30% da sua renda nas parcelas mensais, por isso é importante fazer uma simulação e verificar seu orçamento.

Como funciona o financiamento de imóvel?

É importante entender como funciona o financiamento de imóvel antes de fazer o seu, pois é uma decisão importante e, uma vez fechado o acordo, você terá um compromisso mensal com o banco.

Para conseguir o seu financiamento, você precisará preencher alguns pré-requisitos e entregar a documentação solicitada pela instituição. O processo é burocrático, mas torna a compra de imóvel muito mais simples.

Nós listamos 5 detalhes importantes do processo que merecem uma atenção especial, olha só:

1. Pré-requisitos

Alguns requisitos podem mudar de uma instituição financeira para outra, mas outros são gerais. Ser maior de 18 anos, não ter restrições em órgãos de proteção ao crédito e a comprovação de renda são itens necessários.

2. Documentos necessários

Se você preenche os requisitos acima, já pode fazer uma simulação do financiamento através do próprio site do banco de sua preferência. Depois disso é hora de apresentar a sua documentação, confira o que é necessário:

  • RG e CPF
  • Comprovante de endereço
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de renda (pode ser imposto de renda, holerite ou extrato bancário, por exemplo)
  • Certidão negativa de débitos

Se você optar por utilizar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou financiar o imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida alguns outros documentos serão necessários, mas nós já vamos falar sobre isso.

3. Cadastramento

Ao entregar esses documentos, o banco fará uma análise e para verificar se a sua renda é suficiente para quitação da dívida e se você cumpre os pré-requisitos estabelecidos.

Após a análise, outros documentos podem ser solicitados pela instituição financeira, inclusive documentação do imóvel e do proprietário atual.

4. Uso do FGTS

Você já deve saber que é possível utilizar o seu saldo do FGTS na compra do imóvel, não é mesmo? Pois é, essa ajudinha extra pode fazer toda a diferença no processo.

É claro que existem algumas condições para o uso desse saldo, mas é possível abater até 80% do valor das prestações do seu financiamento em um período de 12 meses consecutivos. Lembre-se de consultar todas as condições de uso com o seu banco.

5. Minha Casa Minha Vida

Outra opção de financiamento que pode tornar a aquisição de imóvel muito mais simples é o programa Minha Casa Minha Vida. Para conseguir esse benefício é preciso ter uma renda mensal bruta de até R$9 mil, não ter nenhum imóvel no seu nome ou restrições em instituições de proteção ao crédito.

Essa é uma das melhores opções de financiamento por oferecer uma taxa de juros bem abaixo do mercado.

Já deu para entender bem mais sobre o processo de financiamento imobiliário, não é mesmo? Aqui na Cataguá você pode conseguir o seu novo lar por um preço que cabe no seu bolso e ainda com o auxílio do Minha Casa Minha Vida.

Para conhecer nossos empreendimentos com infraestrutura completa e metragem diferenciada, acesse a página Imóveis.


Rolar para cima