Qual é a melhor opção entre comprar ou alugar um apartamento? A princípio, a escolha da nossa moradia é uma das mais importantes na vida. Afinal, o sonho da casa própria é uma questão de segurança e estabilidade.
Contudo, muitas pessoas ainda encontram certa dificuldade nessa busca, o que as leva a confrontar um dilema. Uma decisão importante como essa deve ser pensada com um bom planejamento financeiro de longo prazo.
Sendo assim, a Cataguá preparou este post com os principais tópicos a serem considerados quando o assunto é comprar ou alugar uma casa. Boa leitura!
Leia mais: Chá de panela: como fazer e criar lista de presentes
Economia
Hoje em dia grande parte dos imóveis são adquiridos por meio de financiamentos, mediante a determinado valor de entrada e parcelas fixas acordadas no ato da compra, com a tendência a diminuírem ao longo dos meses de financiamento.
Embora o aluguel possa parecer mais atrativo por seu valor mais baixo, ele sofre reajustes anuais, que tendem a sempre aumentar, enquanto o valor do financiamento será fixo e ao contrário do aluguel irá sempre diminuir.
Os juros do financiamento costumam assustar à primeira vista, mas se levarmos em conta que a especulação imobiliária é cíclica, ao terminar o seu financiamento, sua casa valerá mais do que o valor inicial e juros pagos, gerando em caso de venda, liquidez.
Outra coisa a se considerar se tratando de economia é que o dinheiro gasto com o aluguel nunca retorna e todo seu investimento de anos só enriquecerá o proprietário do imóvel. Ao comprar um imóvel, embora o valor possa ser maior que o do aluguel, a casa ou apartamento comprado será para sempre seu e dos seus descendentes.
Possibilidade de uma nova fonte de renda
A possibilidade de poder alugar o imóvel, seja ele quitado ou financiado, permite que você tenha uma possível fonte de renda ou caso resolva se mudar, adquirir outra casa ou viajar a trabalho.
Embora muito seja argumentado que o aluguel traga como vantagem a flexibilidade, com a facilidade da internet e o grande crescimento de negócios focados no gerenciamento do aluguel de casas, ter um imóvel próprio, quitado ou não, passa a ser uma vantagem.
Por exemplo, o Airbnb permite que você alugue sua casa ou apenas os quartos por dias ou temporadas, permitindo que você consiga morar em outro lugar ou fazer viagens prolongadas e ainda ganhar dinheiro com sua residência, que a princípio ficaria vazia.
Liberdade
Ao assinar um contrato de aluguel, embora você tenha um teto, pelo tempo de contrato pré estabelecido, você não tem verdadeiramente um lar, tendo em vista que você precisará seguir as regras estabelecidas pelo proprietário do imóvel além de não poder reformar ou deixar a casa de acordo com as necessidades ímpares de cada família.
Ao comprar um imóvel, você ganha total liberdade para alterar o mesmo, sendo essa uma das principais vantagens de realizar o sonho da casa própria. Sendo assim, ter seu próprio lar abre um leque maior de opções para o futuro.
Aliás, se você procura imóveis na planta no interior de São Paulo, a Cataguá Construtora também possui um leque de opções de casas e apartamentos para você.
Clique aqui para conhecer nossos imóveis!
Segurança e estabilidade
Levando em conta o último tópico, além de liberdade, ter um imóvel próprio traz estabilidade, não só ao proprietário mas também a seus familiares, que poderão contar com um teto garantido não só ao longo da vida, como também além dela.
Como já dito, o mercado imobiliário é um ramo de investimentos seguro devido às grandes possibilidades de valorização, tornando o imóvel uma reserva financeira. Além disso, em caso de imprevistos ou emergências, o imóvel será uma fonte de renda concreta, seja na venda ou aluguel.
Realização de um sonho
Ter seu próprio imóvel é acima de tudo uma realização pessoal. Ter um espaço seu, que pode e vai ser decorado da forma que quiser e lhe traga a sensação de segurança, aconchego e pertencimento.
Dessa forma, ao ter sua casa, vínculos únicos serão ali criados. Afinal, nosso lar é onde planos e relações se tornam realidade, famílias nascem e as conquistas são celebradas e compartilhadas.
Ao morar de aluguel, existe uma constante preocupação com questões financeiras, além da incerteza sobre as decisões do seu senhorio sobre o imóvel, o que pode deixar seus moradores sob constante tensão, dificultando a formação de vínculos e diminuindo os momentos de qualidade familiares.
Conclusão
Por fim, agora que apresentamos as principais diferenças entre comprar ou alugar um imóvel, não restam dúvidas que adquirir a casa própria é a opção com mais benefícios, não é mesmo?
Então consulte já nossas opções de imóveis em Piracicaba e Limeira, e dê o primeiro passo em direção a conquistar seu lar e assegurar um futuro para você e sua família!