Economizar energia elétrica no verão 2023

Verão 2024: 5 dicas para economizar energia elétrica

Devido aos constantes aumentos na conta de luz dos brasileiros nos últimos anos, muitos têm buscado dicas de como economizar energia elétrica. Agora, com a chegada do verão 2024, certamente será preciso investir a maior parte da renda mensal com itens como ar condicionado e ventilador.

Acima de tudo, o verão é a estação mais quente do ano. Consequentemente, é comum as residências registrarem um significativo aumento no valor da conta de luz. Por isso, a equipe da Cataguá preparou este artigo com 5 dicas valiosas de como economizar energia elétrica. Continue a leitura!

Leia mais: Controle financeiro em 2024: veja 5 dicas para alcançar seus objetivos

Por que devemos economizar no consumo de energia?

Embora não esteja aos olhos da maior parte da população, o consumo de energia elétrica causa diversos impactos ambientais, assim como a maior parte das atividades humanas. E a soma das atitudes individuais de bilhões de habitantes reflete na natureza.

Nesse sentido, são desenvolvidos recursos sustentáveis cada vez mais eficientes que, além de favorecer o meio ambiente, vão ajudá-lo a economizar energia no verão. Uma dessas iniciativas são os condomínios sustentáveis.

Esse é o caso do Condomínio Reserva Taquaral II, empreendimento da Cataguá, que ficará localizado no município de Piracicaba e vai trazer um novo conceito do que é morar bem no interior de São Paulo. Clique aqui para saber mais!

Como economizar energia elétrica no verão?

Seja como for, apesar da necessidade de se refrescar nesta época, existem algumas práticas que podem ser adotadas para garantir maior economia, sem precisar abrir mão do conforto e do bem-estar durante a estação mais quente do ano. Por isso, separamos dicas fundamentais que vão ajudá-lo a economizar na conta de luz. Confira a seguir!

1. Utilize lâmpadas de LED

Os três tipos de lâmpadas existentes no mercado possuem suas diferenças notáveis, mas a principal está relacionada à voltagem de cada uma. Por exemplo, uma lâmpada incandescente (amarela) precisa de 60w para iluminar, enquanto uma fluorescente precisa de apenas 15w para atingir a mesma intensidade. Entretanto, as lâmpadas de LED necessitam de apenas 6W e iluminam com maior intensidade.

Ou seja, podemos dizer que quanto mais watts (w) necessários para iluminar, maior será o consumo de energia da sua residência. Sendo assim, vale a pena deixar o aconchego que as lâmpadas incandescentes oferecem de lado e optar pelas de LED. Além disso, as luzes amarelas aumentam a sensação de calor no ambiente, o que as torna ainda mais impróprias para esta época do ano.

2. Atenção na geladeira

Você sabia que a geladeira é um dos aparelhos que mais consome energia elétrica em casa? Quanto mais você abre a porta deste eletrodoméstico, maiores se tornam os gastos com a conta de luz. Isso porque o ar frio interno escapa e o ar externo, que está em uma temperatura mais elevada, entra, fazendo com que o motor tenha que trabalhar mais para voltar ao nível ideal.

Por outro lado, também é importante ficar atento à classificação energética na hora de escolher seus eletrodomésticos. Geladeiras com etiqueta A são as mais eficientes no consumo de energia.

3. Troque o ar-condicionado pelo ventilador

Para quem possui ar-condicionado em casa, o uso do aparelho nessa época do ano é muito grande. Sendo assim, para ajudar a economizar energia elétrica, o recomendado é que seja priorizado o uso dos ventiladores.

No entanto, se o ventilador não dá conta do recado sozinho, você pode utilizar o ar condicionado apenas até reduzir a temperatura do ambiente e, em seguida, voltar a usar o primeiro aparelho para manter o clima agradável. Outra opção é usar a ventilação natural, pois os aparelhos acumulam poeira e causam problemas respiratórios. Além de ser uma prática mais saudável, reduz ainda mais o consumo de energia.

4. Mantenha a manutenção dos eletrodomésticos em dia

Os aparelhos têm um prazo de vida útil e, com o mau uso, acabam quebrando e apresentando defeito com muito mais frequência. Esse contexto exige que sejam tomados alguns cuidados na hora de limpar e usar os aparelhos, para garantir o maior prazo de validade deles.

Equipamentos antigos ou com funcionamento prejudicado por algum defeito têm o seu rendimento reduzido. Dessa forma, eles consomem mais energia elétrica para efetuar a mesma tarefa. O recomendado, portanto, é que você realize manutenções periódicas, para que não precise substituí-los.

5. Use o chuveiro com responsabilidade

Se você utiliza o chuveiro elétrico, alguns truques são muito eficientes para poupar energia e economizar na conta de luz. Evitar banhos demorados, por exemplo, faz bem para o meio ambiente, para as despesas da casa e para sua saúde.

Com a chegada do verão 2024, utilizar o chuveiro elétrico no modo desligado pode economizar muito. Um banho fresquinho é tudo de bom para aliviar o calor daqueles dias intensos de sol. Além de proporcionar economia nas contas de luz, a ducha gelada melhora a circulação sanguínea e diminui o cansaço.

Conclusão

Por fim, vimos como economizar energia elétrica é uma solução simples e eficiente. Tanto para nós quanto para o meio ambiente!

Além disso, você também pode investir nas placas de energia solar para economizar ainda mais na conta de luz e receber créditos de energia, que poderão ser utilizados para abater o consumo da unidade nos meses subsequentes.

Os imóveis do Condomínio Jardim das Oliveiras, em Piracicaba, já contam com a infraestrutura seca para instalação de energia solar. Clique aqui e saiba mais!


Converse por Whatsapp
Rolar para cima