condomínio com energia sustentável

Motivos para você escolher um condomínio com energia sustentável

À primeira vista, um condomínio com energia sustentável é um novo tipo de empreendimento construído em harmonia com o meio ambiente. Em tempos de altos gastos com a conta de luz, a redução de custos com a energia elétrica é apenas um dos fatores que melhoram a qualidade de vida dos moradores de um edifício sustentável.

A sustentabilidade em um condomínio envolve a conscientização sobre o uso dos recursos naturais, que podem ser preservados através do uso da energia renovável. Essa é uma tendência que só tende a aumentar ao longo dos anos. Juntamente com isso, os moradores desses condomínios só têm a ganhar.

Leia este artigo e confira o que é, como funciona e quais são as vantagens de morar em um condomínio sustentável.

Vantagens de comprar a sua casa em um condomínio com lazer completo

Quais vantagens da energia sustentável?

A energia sustentável, também conhecida como energia renovável, é aquela obtida a partir de fontes naturais que são praticamente inesgotáveis e têm pouco ou nenhum impacto negativo sobre o meio ambiente. As vantagens da energia sustentável são diversas e desempenham um papel importante na busca por um futuro mais limpo, seguro e economicamente viável.

  • Redução de emissões de gases de efeito estufa;
  • Recursos renováveis e inesgotáveis;
  • Menor impacto ambiental;
  • Criação de empregos verdes;
  • Descentralização da energia;
  • Estabilidade de preços;
  • Autossuficiência energética;
  • Melhoria da qualidade do ar e da saúde;
  • Estímulo à inovação tecnológica.

Por que escolher um condomínio sustentável?

Valores elevados

Como falamos anteriormente, as contas de luz alcançaram valores altos nos últimos anos, e isso se deve à falta de chuvas no Brasil. A maior parte da nossa energia vem das usinas hidrelétricas, que dependem da água para gerar eletricidade. Simultaneamente, para suprir esse quadro, as termelétricas passam a produzir a maior parte da energia, mas precisam queimar combustíveis fósseis.

Qualidade de vida

Você pode utilizar a energia solar térmica para o aquecimento da água do chuveiro ou da torneira. Sobretudo, respirar um ar puro, fazer piquenique com a família, praticar esportes em ambientes verdes ou simplesmente ler um bom livro no solário. Certamente, sua qualidade de vida apresenta significativa melhora quando você escolhe morar em um condomínio sustentável.

Agora, se você procura por casas no interior de São Paulo, o Condomínio Reserva Taquaral II será uma ótima oportunidade de você comprar seu imóvel em um condomínio sustentável. Clique aqui para saber mais!

Seu imóvel mais valorizado

Segundo cartilha do Ministério do Meio Ambiente (MMA), imóveis que possuem maneiras eficientes de minimizar os impactos ambientais valorizam, em média, de 10% a 30%. Você sabia que as casas do Condomínio Reserva Taquaral II, breve lançamento da Cataguá Construtora, terão infraestrutura seca para instalação de painéis fotovoltaicos? Isso significa que você poderá economizar nos gastos com a instalação das placas de energia solar.

Pois bem, ao comprar uma casa na fase de lançamento, você pode financiar um imóvel por um valor de mercado abaixo do que poderá vender futuramente. Entretanto, nem sempre vender é a melhor opção. E no próximo tópico explicaremos porque.

Deixar um legado para seus filhos

Costumamos dizer que nossos filhos aprendem com os exemplos, não é mesmo? Portanto, morar em um condomínio sustentável é uma ótima maneira de educar as crianças e mostrar a importância de preservar o meio ambiente.

O Condomínio Reserva Taquaral II será entregue com paisagismo projetado aos moradores. O contato com o verde traz benefícios para toda a família. Por esse motivo, sua casa será valorizada com o passar dos anos, mas você poderá deixá-la como herança para seus filhos e netos.

O que é um condomínio sustentável?

Um condomínio sustentável é um ambiente onde diversas famílias moram e, nele, são praticadas diversas ações cujo objetivo principal é minimizar os impactos ambientais. Existem diferentes técnicas para reduzir os efeitos, desde projetos de paisagismo e preservação das áreas verdes até a economia da água.

Além disso, uma opção bem conhecida é o uso da energia solar por meio de placas fotovoltaicas que realizam a sua captação e as transformam em eletricidade para uso doméstico, ou mesmo para aquecimento da água. Dessa forma, um condomínio sustentável contribui para a construção de uma sociedade melhor que se preocupa com os jovens e as futuras gerações. Incrível, não é mesmo?

Leia também: 5 dicas poderosas para comprar um imóvel sem se endividar

Como funciona um condomínio sustentável?

Essa é a dúvida de muitas pessoas que não aguentam mais despender valores absurdos com a energia elétrica. Nesse sentido, a Resolução Normativa ANEEL 687/2015 garante que empreendimentos com várias unidades consumidoras possam gerar de sua própria energia. Em outras palavras, se tornou possível instalar placas solares nos condomínios para diminuir consideravelmente os gastos de seus moradores no fim do mês.

Conclusão

Sabe qual é o melhor? Ao mesmo tempo, caso a energia captada pelo condomínio seja superior à consumida, cria-se um “crédito de energia” que não pode ser revertido em dinheiro, mas pode ser utilizado para abater o consumo da unidade consumidora nos meses subsequentes ou em outras unidades de mesma titularidade.

Gostou do texto? Então fique ligado no blog da Cataguá para saber mais!


Converse por Whatsapp
Rolar para cima