O coworking no condomínio é um espaço de trabalho que pode ser compartilhado pelos moradores que trabalham em home-office.
A evolução da indústria imobiliária tem um papel fundamental na construção dessa cultura. Consequentemente, o impacto que esses espaços compartilhados podem gerar é bem maior do que se poderia imaginar.
A seguir, leia o artigo que preparamos e confira quais são as vantagens que esse tipo de espaço traz para a vida dos moradores. Aliás, se você está aqui, você vai gostar muito desse conteúdo.
Área de lazer no condomínio: sinônimo de qualidade de vida!
O que é coworking?
Em resumo, o coworking, espaço compartilhado de trabalho, se tornou comum no Brasil nos últimos anos. Atualmente, existem mais de 1500 espaços desse tipo no país, sendo mais comum nas grandes cidades.
Em primeiro lugar, São Paulo é o município com mais coworkings registrados no país, com mais de 300 espaços, de acordo com o Censo Coworking Brasil. No entanto, o modelo já é tendência em outras cidades como Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Mas o que leva as pessoas a procurarem esses espaços? Quais são as suas principais vantagens? Segundo o levantamento, a estrutura física e a possibilidade de networking são os principais motivos apontados pelos usuários desse serviço.
O coworking é uma nova forma de pensar o ambiente de trabalho. Seguindo as tendências do mercado, os coworkings reúnem diariamente milhares de pessoas a fim de trabalhar em um ambiente inovador, como muitas startups fazem. Existem diversos motivos para o crescimento constante desse mercado no Brasil.
Se você é adepto a essa prática e procura por imóveis em Limeira,o Condomínio Ibiza é uma ótima oportunidade para morar em um empreendimento com coworking para moradores.
Tendo o coworking no seu prédio, você terá um ambiente especialmente pensado para trabalhar e pode contar com a possibilidade de networking com pessoas de diversas áreas.
Encarar horas de trânsito já não é mais uma opção muito bem-vinda e morar perto do trabalho é um grande benefício, mas chegar ao trabalho pegando apenas um elevador é um grande diferencial para o dia-a-dia.
Alternativa ao home-office
Uma nova forma de trabalhar vem se difundindo cada vez mais nas organizações, o home office. Este modelo vem se consolidando como uma importante alternativa tanto para as empresas como para seus funcionários.
O modelo de trabalho remoto é o sonho de muita gente. Uma pesquisa realizada pelo Buffer no final de 2019 mostrou que 98% dos funcionários e trabalhadores entrevistados gostaria de trabalhar remotamente ao menos uma vez na vida.
Além disso, de acordo com uma pesquisa feita em agosto de 2020 pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), mais de 20 milhões de pessoas podem utilizar o modelo de home office para o trabalho. É o que chamamos de novo normal.
Aumento da produtividade
O clima de espontaneidade de um escritório colaborativo melhora o networking e o rendimento profissional. Os coworkings ampliam as possibilidades, uma vez que o usuário tem a oportunidade de definir sua própria rotina.
Em suma, isso significa que os profissionais que trabalham em espaços de coworking desenvolvem melhor suas atividades porque têm mais controle sobre suas demandas. Agora você consegue imaginar os benefícios de comprar um imóvel em um condomínio com coworking?
De acordo com um estudo da Harvard Business Review e levantamento do Coworking Brasil, 92% dos entrevistados ficam mais satisfeitos com o ambiente de trabalho. Além disso, 68% revelam ter mais foco no trabalho.
Conforto e estrutura
Os empreendimentos imobiliários estão em constante evolução para atender às suas necessidades. Como já falamos aqui, a compra de um apartamento em um condomínio com coworking é bastante vantajosa, mas os benefícios não ficam apenas na produtividade.
É possível ter privacidade em um coworking?
A princípio, quando falamos sobre escritório compartilhado com outras pessoas, é natural que essa preocupação apareça. Trabalhar em um local que valoriza a integração entre os profissionais não elimina a necessidade de privacidade para algumas equipes ou pessoas. E é completamente possível ter privacidade no ambiente de trabalho coworking. Pois todos estão lá para a mesma finalidade: trabalhar.
Como funciona a estrutura do coworking?
A estrutura de um coworking é estrategicamente pensada para oferecer um bom local de trabalho e possibilitar o network. Você pode fazer a reserva/ agendamento, dependendo do formato que for definido pela empresa administradora do condomínio, e trabalhar em um lugar que tem a estrutura que precisa, pois nos empreendimentos da Cataguá Construtora, as áreas comuns são entregues equipadas e decoradas.
Conclusão
Contar com um espaço de trabalho dentro do seu condomínio sem a necessidade de enfrentar o trânsito pode trazer mais qualidade de vida, principalmente se o seu emprego aderir de vez ao home office. Além de economizar espaço em seu apartamento, você não precisará ter uma área reservada para trabalhar.
Contudo, se você optar por um apartamento em um condomínio com coworking em sua área de lazer, é bem provável que você poderá vender por um valor bem acima do qual esse imóvel foi comprado.
Se você leu e gostou deste texto, fique atento às novidades aqui no blog da Cataguá para acompanhar mais dicas sobre o mercado imobiliário.