7 Vantagens De Investir Na Casa Propria

7 vantagens de investir na casa própria

Investir ou não investir na casa própria? Se essa dúvida também já passou pela sua cabeça, você veio ao lugar certo: nós sabemos que a compra de um imóvel é um grande passo na sua vida, por isso é importante analisar a decisão com calma. 

Ao longo deste post você vai conhecer as vantagens da casa própria, além de conferir algumas dicas exclusivas para assegurar uma compra mais fácil e tranquila. Então vamos checar tudo isso?

Boa leitura!

Por que investir na casa própria?

A casa própria é um bem muito desejado, mas o investimento ainda gera dúvidas para muita gente. Afinal, é mesmo vantajoso comprar um imóvel? A resposta é sim!

O imóvel próprio apresenta inúmeras vantagens pessoais e financeiras, que vão muito além de ter um lugar para chamar de seu. Apesar de ser um investimento mais alto, é também o mais seguro e pode trazer benefícios a longo prazo.

Além disso, vale destacar que existem agentes facilitadores para comprar um imóvel sem ter dinheiro guardado, tornando a aquisição muito mais simples, tranquila e próxima da realidade. 

Vantagens da casa própria

1. Adeus aluguel!

O primeiro item dessa lista não poderia ser outro, afinal, quem nunca sonhou em comprar um imóvel e sair do aluguel, não é mesmo? A oportunidade de conquistar a casa própria significa dar adeus aquele valor extra nos gastos mensais que nunca terá um retorno para você. 

Quando você paga o aluguel está pagando pelo tempo que já utilizou o imóvel e não pelo tempo futuro ou presente, por isso essa cobrança não agrega nenhum valor para você. Ao contrário disso, o imóvel próprio é um investimento que se torna um excelente patrimônio pessoal e garante mais segurança financeira para toda a família.

Além disso, alugar um imóvel envolve muito mais burocracia e menos previsibilidade, já que o valor pode sofrer reajustes inesperados e afetar ainda mais a sua renda mensal. 

2. Mais liberdade

Dar adeus ao aluguel e adquirir a casa própria também é sinônimo de mais liberdade. Ao comprar um imóvel, o espaço será todo seu e você pode fazer o que quiser com ele, o que não acontece em imóveis alugados. 

Quem mora de aluguel precisa seguir as regras estabelecidas e costuma ter restrições para grandes mudanças ou reformas. Por isso é mais difícil adaptar o imóvel para deixá-lo com a sua cara.

Por outro lado, a casa própria te dá total liberdade para ajustar cada cômodo para que tudo fique do jeito que você sempre sonhou. Seja pintar paredes, aumentar espaços ou construir novos cômodos: você pode transformar o imóvel como preferir, fazendo dele o seu verdadeiro lar. 

3. Maior previsibilidade e segurança para você

Como falamos no primeiro item dessa lista, o aluguel traz uma imprevisibilidade maior, já que os reajustes ficam por conta do proprietário. Já com o imóvel próprio, você sabe exatamente quanto vai gastar, mesmo quando opta por um financiamento imobiliário.

Antes de fechar o contrato para crédito imobiliário é possível fazer uma simulação dos seus gastos para ter uma ideia sobre o valor das parcelas e o tempo de pagamento. Além disso, você também sabe todas as taxas a serem pagas e pode escolher a melhor linha para você.

Existem financiamentos com juros mais baixos, fixos, parcelas crescentes ou decrescentes: basta encontrar aquele que melhor se encaixa ao seu perfil. Ainda neste post vamos compartilhar algumas dicas para te ajudar com isso também. 

4. Construção de patrimônio financeiro

Quando você compra um imóvel está fazendo um investimento e também construindo um patrimônio financeiro que pode trazer retornos excelentes no futuro. Ao contrário do aluguel, aqui o seu dinheiro é investido exclusivamente para você e se torna um patrimônio pessoal.

Se no futuro você decidir vender ou alugar este imóvel, por exemplo, o dinheiro será todo seu e provavelmente vai gerar um lucro acima do valor investido para compra. Isso também significa ter muito mais segurança financeira não apenas para você, mas para toda a família.

O imóvel próprio pode passar por diversas gerações e serve como uma garantia financeira caso a família precise. Já deu para perceber que esse investimento pode trazer frutos a longo prazo, certo?

5. Investimento seguro

Você sabia que a aquisição da casa própria é considerada como o investimento mais seguro do mercado? Além de ser uma garantia financeira é um patrimônio que pode ser passado entre gerações, o imóvel oferece alta valorização e boa liquidez, caso você precise deste dinheiro com urgência. 

Isso acontece porque o mercado imobiliário é mais previsível do que a maioria dos investimentos e o bem adquirido pode gerar alta lucratividade a longo prazo. Diferente do que acontece com ações, por exemplo, os riscos do investimento imobiliário são muito pequenos.

Muita gente tem receio de investir por se tratar de valores mais altos, mas quando colocamos na balança esse retorno financeiro e a possibilidade de construir um patrimônio pessoal é possível enxergar os benefícios da compra da casa própria. 

6. Valorização do imóvel 

Já falamos um pouco sobre isso no item anterior, mas vale a pena aprofundar o assunto. Com o passar dos anos, os imóveis tendem a valorizar cada vez mais, por isso podemos enxergá-los como um grande investimento e não um gasto. 

Uma boa localização, um imóvel bem preservado, manutenções e reformas para melhorar o espaço podem aumentar ainda mais a lucratividade a longo prazo. Além disso, ele pode se transformar em uma fonte de renda com aluguel da unidade no futuro, por exemplo. 

7. Realização pessoal

Quem nunca sonhou em conquistar a casa própria, não é mesmo? A ideia de se livrar do aluguel e garantir um espaço todo seu faz parte dos objetivos de grande parte dos brasileiros, por isso a conquista pode significar uma grande realização pessoal.

Isso também é sinônimo de qualidade de vida, afinal, o local em que moramos afeta muito o nosso dia a dia. Morar em um imóvel que realmente te faça se sentir bem é essencial para despertar aquele sentimento de acolhimento e satisfação.  

Dicas para conquistar a casa própria

Já deu para perceber quantas vantagens a casa própria pode trazer para a sua vida, não é mesmo?  Na prática essa conquista exige alguns cuidados para que o processo de aquisição seja tranquilo.

Pensando nisso, decidimos compartilhar algumas dicas que vão te ajudar na caminhada de compra de imóvel. Anote aí:

  • Organização financeira em primeiro lugar

Você vai precisar investir seu dinheiro na compra da casa própria, por isso organizar as finanças é o primeiro passo para a conquista deste sonho. Para manter o controle financeiro, anote todos os seus gastos – mesmo que seja apenas um cafezinho na padaria. 

Procure também eliminar gastos supérfluos para conseguir investir mais dinheiro e defina um orçamento para a compra do imóvel, assim você não gasta mais do que pode e fica longe das dívidas.

  • Se planeje!

Relacionado a dica anterior, temos o planejamento: é necessário se planejar para comprar a casa própria e isso envolve muito mais do que a organização financeira. Antes de comprar um imóvel é importante pesquisar muito e analisar detalhes como localização, estrutura e o tipo de imóvel em questão.

Você pode escolher entre casa ou apartamento e ainda optar por comprá-lo pronto para morar ou na planta – o que dá um fôlego financeiro maior e apresenta mais flexibilidade na negociação. Coloque suas necessidades na balança e decida com calma. 

  • Faça um financiamento imobiliário

Independente da sua escolha, existem formas de facilitar a compra da sua casa própria e uma delas é o financiamento imobiliário. Aqui você “empresta” o dinheiro do banco e vai pagando a instituição aos poucos de acordo com as suas possibilidades. 

Existem diversas linhas de crédito e você também precisa pesquisar bastante para comparar taxas de juros e as condições de pagamento. Nos últimos tempos, muitas novidades foram anunciadas para facilitar ainda mais o acesso aos financiamentos.

A Caixa, por exemplo, anunciou juros fixos para financiamento imobiliário, além de redução de taxas em algumas linhas e portabilidade de crédito. A dica é fazer uma simulação e tirar todas as suas dúvidas para encontrar a opção ideal para o seu perfil. 

Gostou das dicas? Então agora é hora de parar de adiar o sonho da casa própria e colocá-las em prática para encontrar seu novo lar!


Rolar para cima