O financiamento imobiliário é a principal ponte entre os brasileiros e o sonho da casa própria, e se mostra a melhor opção para quem deseja investir, mas não tem condições de pagar um imóvel a vista.
As condições diferenciadas de pagamento tornam o investimento bem mais acessível, por isso a adesão a financiamentos cresce cada vez mais. Neste post contamos um pouco mais sobre as vantagens dos programas disponíveis.
Quer saber como o financiamento imobiliário pode te ajudar a conquistar a casa própria? Então continue a leitura com a gente!
Conheça as opções de financiamento imobiliário disponíveis
Normalmente, os financiamentos imobiliários são oferecidos pelos bancos, que disponibilizam a quantia necessária para que você possa adquirir o seu imóvel. Eles funcionam como um empréstimo, portanto você precisará devolver o valor em um prazo determinado e com uma correção de juros.
A grande vantagem é que você parcela este valor e pode ter um prazo bem maior para quitar o pagamento total: alguns financiamentos permitem um período de até 360 meses, o que diminui bem o valor das parcelas.
Na maioria dos casos, as parcelas tendem a ficar menor ao longo do tempo, mas tudo vai depender do tipo de financiamento e das regras da instituição escolhida por você.
Tipos de parcelamento e financiamento imobiliário
Para saber qual é a melhor escolha para você, listamos os principais tipos de parcelamento e financiamento imobiliário disponíveis no mercado. Olha só quais são eles:
Parcelamento direto com a construtora
Se você quer mais flexibilidade na negociação em curto prazo, essa é a melhor opção para você. Ao firmar um parcelamento direto com a construtora responsável pelo empreendimento, o cenário mais comum é fechar um imóvel na planta, o que já ajuda na economia.
Avalie com a Construtora os requisitos necessários.
Programa Minha Casa Minha Vida
O programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do Governo Federal e tem ajudado muitos brasileiros a conquistar o sonho da casa própria. Ele é um dos principais tipos de financiamento imobiliário e também um dos mais vantajosos.
Os diferenciais de taxa de juros reduzida e prazo estendido para pagamento das parcelas atraem muitos compradores, além de outras facilidades nas condições do financiamento.
Financiamento pelo SBPE
Outra opção de financiamento é por meio do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo). Com ele, você não tem um limite de renda e nem do valor do imóvel que irá adquirir, e os juros em média de 8,5% ao ano.
É importante ressaltar que o crédito aqui possui garantia por alienação fiduciária, ou seja: se você não pagar suas parcelas, o banco pode tomar o seu imóvel. Por isso, faça as contas e se planeje antes de fazer seu investimento.
Financiamento com FGTS
Dentre os tipos de financiamento imobiliário, o uso do saldo do FGTS pode ser uma ótima opção para quem não tem muito dinheiro em mãos. Você pode usar o valor para dar entrada em um imóvel e amortizar ou quitar parcelas do seu financiamento, por exemplo.
Para optar por este modelo, você terá algumas alternativas de programas habitacionais: carta de crédito individual ou associativa, pró-cotista, pró-moradia ou programas como o Minha Casa Minha Vida.
São muitas opções para facilitar o seu caminho até a conquista da casa própria, agora é só escolher o melhor financiamento imobiliário para você e construir lindas histórias no seu novo lar!