As taxas de crédito são uma das maiores preocupações no momento de adquirir um imóvel: existem várias opções oferecidas pelo banco e é preciso estar atento para identificar a mais vantajosa para você. Dentre as linhas de financiamento imobiliário da Caixa Econômica Federal você encontra uma opção com juros fixos, ideal para quem deseja uma negociação mais estável e livre de surpresas.
Essa modalidade de crédito apresenta diversas vantagens, por isso criamos este post para te contar tudo o que você precisa saber sobre a linha de financiamento da Caixa. Continue a leitura para entender como funciona o benefício e descobrir se ele é a melhor opção para você.
Como funciona o financiamento imobiliário com juros fixos?
Agora você tem mais um motivo para investir em imóveis: se o que você busca é um financiamento sem surpresas e sem aumento nas parcelas ao longo do caminho, a nova linha de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal é a solução ideal.
Atualmente, a maioria das linhas de financiamento imobiliário disponíveis têm taxa de juros variável. Algumas variam conforme a TR (Taxa Referencial) e têm juros a partir de 6,5% ao ano, enquanto outras são corrigidas de acordo com a inflação, tendo juros a partir de 2,95% ao ano.
Ao contrário delas, a linha de crédito anunciada pela Caixa no início de 2020 não sofrerá nenhuma alteração na taxa de juros ao longo do pagamento das parcelas de financiamento. Você pode financiar a casa própria e garantir uma taxa fixa que varia de 8% a 9,75% ao ano, conforme o perfil de cada cliente.
Além dela, você ainda pode optar por financiamentos com parcelas baseadas na TR, que registram juros de 6,5% ao ano, ou corrigidas pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que registram taxa de 2,95% ao ano. Vale lembrar que essas taxas podem sofrer alterações a qualquer momento, por isso é importante sempre checar como elas estão antes de fechar negócio, assim você consegue garantir a melhor escolha para o seu perfil financeiro.
Vantagens da taxa de juros fixa
Depois de anunciar uma redução na taxa de crédito imobiliário, a Caixa trouxe mais uma opção para você finalmente conquistar o sonho da casa própria. O grande ponto positivo da linha de crédito com juros fixos é o fato de que a taxa se mantém a mesma do início ao fim do financiamento, sem surpresas ao longo do caminho.
Confira outras vantagens de optar pelo financiamento com taxa de juros fixa:
1. Mais previsibilidade no Planejamento
Apesar de marcar percentuais um pouco mais altos, a linha de financiamento imobiliário com juros fixos apresenta um risco bem menor. Isso porque as parcelas permanecem com o mesmo valor do início ao fim, sendo assim você sabe exatamente quanto vai precisar reservar todo mês para realizar o pagamento.
Essa certeza permite que você faça um planejamento mais assertivo, o que nem sempre acontece em linhas de crédito com taxas de juros corrigidas por índices como a TR ou o IPCA, por exemplo.
A dica é ficar atento ao CET (Custo Efetivo Total), que reúne todos os gastos do financiamento e demonstra o valor total a ser pago por você pelo empréstimo. Esse dado vai além das taxas de juros e aponta cada um dos fatores que impactam no valor do financiamento imobiliário.
2. Atende vários tipos de imóveis
Um ponto importante desta linha de crédito é a sua capacidade de atender os mais variados públicos, possibilitando o investimento em diversos tipos de imóveis. O financiamento imobiliário da Caixa é válido para imóveis residenciais usados e novos.
Ou seja: você pode escolher entre comprar um apartamento ou uma casa usados, ou ainda investir em um imóvel totalmente novo para começar um novo capítulo da sua vida! Caso você opte por unidades novas, vale a pena checar oportunidades de imóveis na planta, que costumam oferecer excelentes condições de pagamento e preços muito atrativos – é a chance de comprar um imóvel novinho sem precisar pagar uma fortuna por ele.
3. Excelente percentual de financiamento do valor do imóvel
Cada linha de crédito oferece um percentual referente a quantia que você pode financiar na compra do imóvel. Esse percentual é o valor emprestado pelo banco para que você possa adquirir o seu novo lar.
A modalidade de juros fixos da Caixa permite o financiamento de até 80% do valor total do imóvel, um dos melhores índices do mercado. Isso ajuda a reduzir significativamente o valor necessário para entrada, aliviando o peso no bolso e garantindo mais tranquilidade no pagamento das parcelas.
Vale destacar ainda que essa linha de financiamento da Caixa disponibiliza um prazo de até 360 meses (30 anos) para pagamento do crédito.
4. Vantagens para quem já é cliente Caixa
É muito comum que as instituições financeiras ofereçam benefícios para quem já é cliente da empresa e com essa linha de juros fixos criada pela Caixa não foi diferente. Aqui, a grande vantagem para quem já é cliente é a possibilidade de fazer o financiamento com taxas mais baixas.
O banco oferece uma redução de quase 2% para quem já tem uma conta na instituição. As taxas disponíveis para quem já é cliente da Caixa Econômica Federal ficam entre 8% e 9,50% ao ano, já para quem não tem conta no banco, as taxas são de 9,75% ao ano.
Para analisar se a nova linha de crédito é a melhor opção para você, é possível acessar um simulador no site da Caixa. Lá, você vai conseguir ter uma ideia de como serão as condições de pagamento do financiamento de acordo com o seu perfil, assim fica bem mais fácil identificar as opções mais vantajosas.
Vale lembrar que você também pode simular o financiamento com outras linhas de crédito da Caixa e comparar com a modalidade de juros fixos. Analise as opções com cuidado para decidir a que melhor se encaixa no seu perfil, garantindo assim o negócio mais vantajoso para você.
Como financiar um imóvel?
Você já sabe como funciona a linha de financiamento com juros fixos da Caixa, mas quanto mais você entende sobre o processo, mais fácil fica identificar o negócio mais vantajoso para você. Por isso, decidimos responder algumas das principais dúvidas sobre financiamento de imóveis antes de finalizar este post especial, olha só:
-
Quais documentos preciso apresentar?
A documentação pessoal é um dos itens mais importantes no processo, pois servirá como base para que o banco possa analisar os seus dados e definir se você tem o perfil necessário para a aprovação do crédito. Confira os principais documentos necessários:
- Documento de identidade com foto (RG ou CNH)
- CPF
- Comprovante de estado civil: certidão de casamento, se for casado ou certidão de nascimento, se solteiro.
- Comprovante de endereço
- Comprovante de renda (holerite, extratos bancários, declaração do Imposto de Renda, Decore, entre outros)
- Documentos do imóvel (IPTU, matrícula do imóvel)
A falta de documentos pode atrasar o processo, portanto procure separar tudo com antecedência. Vale lembrar ainda que outros documentos podem ser solicitados pelo banco, por isso atente-se a lista e tire suas dúvidas com o atendente para não esquecer de nada.
-
Quem não pode financiar pela Caixa?
Existem alguns pontos que podem levar à reprovação do seu financiamento da Caixa. Confira quais são eles:
- Nome negativado;
- Renda insuficiente ou comprometimento da renda (normalmente, as parcelas não podem ultrapassar 30% da sua renda mensal);
- Problemas com a sua documentação ou com a documentação do imóvel;
- Inadimplências com o INSS ou com a Receita Federal.
Para evitar atrasos ou até mesmo a reprovação do seu pedido de financiamento, procure resolver tudo antes de dar início ao processo.
-
Quanto tempo demora para aprovar o financiamento?
Assim que você entrega os seus documentos, a Caixa fará uma análise de todos os dados e, se estiver tudo certo, a aprovação do financiamento e liberação do crédito para compra do imóvel costuma ser feita em até 10 dias. Vale lembrar que alguns fatores podem atrasar o processo e estender esse prazo, como problemas ou a falta de documentação, por exemplo.
-
Qual o valor necessário para entrada do financiamento?
Como falamos ao longo deste conteúdo, será necessário dar um valor de entrada para o financiamento com taxa de juros fixos, já que a linha cobre 80% do valor do imóvel. O valor exato da entrada vai variar de acordo com o preço do imóvel, mas, no caso dessa linha de crédito, tenha em mente que será necessário pagar pelo menos 20% do valor total do imóvel como entrada.
Vale lembrar que quanto maior o valor de entrada, menores serão os valores das parcelas a serem pagas no financiamento. Faça os cálculos considerando o preço do imóvel de sua preferência e planeje-se para não acabar no aperto: uma boa organização financeira faz toda a diferença neste momento.
Agora você já tem todas as informações que precisa para conseguir um bom financiamento imobiliário e garantir um processo muito mais ágil, seguro e tranquilo! Aproveite para conferir outras dicas sobre o processo aqui no blog da Cataguá.