O ramo imobiliário traz mais uma novidade para te ajudar: a portabilidade de crédito imobiliário. Ela pode te ajudar a migrar de um financiamento para outro com condições melhores.
Quer entender melhor como funciona a portabilidade para crédito imobiliário? Então continue a leitura para descobrir tudo sobre a novidade!
Como funciona a portabilidade para crédito imobiliário?
O mercado imobiliário está repleto de novidades que podem te deixar ainda mais perto da conquista da casa própria em 2020. Além de taxas de juros mais baixas e novas linhas de financiamento, você também poderá escolher uma nova portabilidade de crédito imobiliário.
A novidade começa a valer em abril e permite a quem tem um financiamento imobiliário pelo SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário), a transferência de contrato para o sistema SFH (Sistema Financeiro da Habitação).
A grande vantagem da portabilidade é a diferença entre as taxas de juros: enquanto no sistema SFI elas são livres, no sistema SFH elas são bem mais baixas por utilizar recursos da caderneta do FGTS e da poupança. Outro benefício é a possibilidade de conseguir condições de pagamento e negociação mais atrativas.
Saiba como pedir a portabilidade
A portabilidade de crédito imobiliário ainda pode ajudar quem não conseguiu se encaixar no sistema SFH antes por algum motivo, como valor do imóvel acima do limite, por exemplo.
Para se ter uma ideia, há 2 anos o valor máximo do imóvel era R$1 milhão e hoje já passou para R$1,5 milhão. Com a portabilidade, será possível fazer transferência e contar com taxas bem mais baixas: enquanto a taxa do SFI registrou 8% em 2019, a taxa do SFH ficou em 7,2%.
Confira algumas dicas para avaliar se a portabilidade de crédito imobiliário é a melhor opção para você:
• Verifique as suas condições atuais de financiamento: análise taxa de juros nominais e custo efetivo total com seguros e tarifas embutidos.
• Esteja em dia com o seu financiamento imobiliário.
• Compare as taxas entre as instituições para encontrar a melhor para você. É possível utilizar plataformas online de comparação para isso.
• Verifique se existe alguma opção mais atrativa dentro do próprio banco em que você já possui financiamento.
Uma vez aprovado o seu crédito, basta pedir seu saldo atualizado ao banco atual, que deve migrá-lo para a nova instituição. Viu só como é simples? Agora é só utilizar as nossas dicas e avaliar a situação para verificar se a portabilidade é realmente vantajosa para você.