No momento de escolher uma boa construtora para comprar o nosso imóvel é fundamental seguir alguns passos. Portanto, separamos um artigo completo sobre como você pode escolher uma boa construtora e quais são esses passos.
Prepare o papel e caneta para escolher corretamente quando estiver pronto para sair do aluguel. Veja abaixo!
Porque a construtora faz tanta diferença?
Escolher uma construtora de procedência é fundamental para que o seu imóvel seja entregue no prazo e que ele esteja exatamente como foi apresentado na planta. A construtora pode fazer toda a diferença no resultado da compra.
Após o fechamento do contrato de compra a construtora deve fornecer um planejamento das obras e sempre prestar contas sobre como essas estão caminhando.
Acompanhar as obras e ter transparência durante todo o processo de construção é por parte da construtora, assim, conhecer antigos compradores e saber a experiência deles faz toda diferença.
Uma boa construtora sempre entrega as obras no prazo e permite ao proprietário acompanhar tudo que está acontecendo neste processo. Além disso, a construtora deve envolver os clientes neste processo e deixar claro tudo que ele deve esperar do seu novo imóvel.
Veja abaixo os passos para você escolher uma construtora com excelência!
1. Busque ajuda profissional:
Primeiramente é fundamental você buscar ajuda profissional e conversar com alguém que possa te ajudar, que te dê detalhes sobre como é o processo de compra de um apartamento na planta e como acompanhar a construção do imóvel.
Agora também será interessante tirar algumas dúvidas quanto a burocracia da construção de um imóvel, quais documentos são necessários para uma construção regularizada, quais são as formas de construção e os prazos para que as obras sejam entregues.
É necessário alguém com conhecimentos específicos, como um corretor, que saiba o valor de mercado e como observar os detalhes no processo de finalização de contrato. Além disso, saber quais são as etapas da construção e quais seriam os principais motivos de atrasos, caso houvesse.
2. Converse com outros clientes:
Ter uma opinião diretamente do cliente é muito importante para que novos clientes possam ter segurança para fechar o negócio, por isso, converse com outras pessoas que já adquiriram um imóvel com essa construtora.
Conversar com amigos e parentes pode ser uma boa saída para saber como foi essa experiência. Vale lembrar que quanto mais conhecida a construtora, maior a possibilidade de estar em compra mais segura e assertiva.
Portanto, pesquise! Pesquise na internet, veja os comentários sobre a empresa em sites de opinião e até mesmo no Google. O processo de reconhecimento da empresa depende da avaliação das experiências dos clientes, sendo assim, pesquisar é fundamental.
Quer uma dica, separe uma listinha de dúvidas que você tenha e ao conversar com um cliente, siga esse roteiro para sanar todas elas e fechar o negócio com bastante firmeza na sua escolha.
3. Saiba qual o tempo de mercado da construtora:
O tempo de mercado de uma empresa pode dizer muito sobre ela e sobre a evolução de mercado que ela teve, quais foram os resultados alcançados e quantos imóveis ela teve entregue.
Saber também sobre os projetos e parcerias que ela tem faz toda a diferença, pois será assim que você conhecerá a história da empresa. Por isso, siga a construtora nas redes sociais, acompanhe as novidades dela no site e veja sobre o que eles falam por lá.
O tempo de mercado é muito importante também para gerar autoridade para empresa, pois trabalhar com imóveis é uma missão bem mais intensa do que parece. Portanto, saiba se a empresa tem mais de 10 anos de mercado e quantos projetos ela já esteve envolvida e quantos ela está envolvida neste momento.
4. Pesquise sobre a saúde financeira da construtora:
Saber como andam os projetos de uma construtora pode falar bastante sobre a sua saúde financeira. Empresas que já tiveram problemas financeiros por longos períodos não trazem segurança para uma nova compra.
Buscar estabilidade e segurança é o principal objetivo da compra de um imóvel, portanto buscar uma empresa estabilizada financeiramente, que não tenha processos, multas ou demais pendências financeiras é muito importante.
Vale dizer que quanto mais certa com a saúde financeira a empresa está, maior será a possibilidade dela cumprir com as promessas feitas no fechamento de contrato. Além disso, é importante ver se a construtora trabalha com financiamento imobiliário com bancos conhecidos do mercado.
Esse tipo de parceria só é permitido para construtoras consolidadas no mercado, que tenham um bom conhecimento de onde e como investir em novos projetos.
5. Analise o projeto da incorporação:
Empresas que possuem um bom reconhecimento de mercado andam corretamente com a lei. Por isso, verifique o projeto de incorporação, valide se ele foi aprovado na prefeitura e se existe o registro em algum Cartório de Registro de Imóveis do local.
As informações para verificar a incorporação são simples de ser encontradas, pois são informações públicas da empresa. Com essas confirmações você pode saber se a empresa anda corretamente com a justiça e se não tem nenhuma irregularidade com relação à viabilidade do empreendimento.
6. Confira a maquete e os detalhes do projeto:
Vale dizer que uma boa construtora sempre compartilha com seus clientes todos os detalhes do empreendimento e como ele ficará assim que as chaves forem entregues. Saber todos os detalhes é fundamental para que o comprador saiba o que esperar no momento que entrar no seu apartamento.
Detalhes não apenas do imóvel, mas também do condomínio, da área de lazer e como serão os espaços externos do empreendimento como: localização, proximidades, escolas, hospitais e transporte público.
A maquete pode ser física, pode ser na versão digital 3D ou até mesmo um tour 360. Todas essas formas de “visitação” são importantes para que o cliente saiba muito do projeto.
Além disso, visitar um decorado poderá dar uma boa noção de espaço e como ficará seu imóvel, portanto esses detalhes fazem a diferença no processo de reconhecimento da construtora e na certeza da aquisição de bom negócio.
Por fim, seguir esses passos pode possibilitar uma escolha mais segura, sem dores de cabeça posteriores e sem atrasos. Se você está inseguro na escolha, a melhor opção é seguir esses passos para saber por onde começar a pesquisar e saber como escolher.