casa em condomínio fechado

Você conhece as vantagens de escolher uma casa em condomínio fechado?

Ainda está em dúvida se uma casa em condomínio fechado é a melhor opção de imóvel para você? Então você chegou ao post que vai te ajudar a tomar essa decisão de uma vez por todas!
O condomínio fechado pode oferecer inúmeros benefícios a você e a sua família, mas muita gente ainda acredita que o acesso a uma casa dentro do condomínio vai exigir um alto investimento. Na verdade, a realidade mudou muito ao longo dos anos e hoje é possível encontrar condomínios com excelentes infraestrutura por um preço atrativo!
Ao longo deste post você vai descobrir que esse tipo de imóvel apresenta um ótimo custo-benefício e ainda vai conferir algumas das muitas vantagens garantidas a quem decide morar em condomínio fechado. Pronto para começar? Então boa leitura!

Apartamento ou casa em condomínio fechado: qual é o melhor?

Essa é uma dúvida muito comum para quem está em busca de um novo lar. Decidir o tipo de imóvel que deseja morar é uma das decisões mais importantes, afinal é preciso escolher um local capaz de atender às suas necessidades diárias e de proporcionar bem-estar a você e a sua família.
Neste contexto, trouxemos algumas dicas extras para te ajudar a identificar o seu perfil antes de compartilharmos as vantagens de morar em um condomínio fechado. Assim você pode colocar tudo na balança e, ao final do post, encontrar o imóvel perfeito para chamar de lar!
Para decidir entre apartamento ou casa em condomínio fechado, considere os seguintes pontos:

  • Analise o seu estilo de vida e entenda as suas necessidades;
  • Defina suas prioridades: o que você deseja ter na nova casa? Mais espaço? Mais privacidade? Segurança? Lazer? Praticidade?;
  • A partir dessas prioridades, faça uma lista dos quesitos que você não abre mão nesse novo imóvel;
  • Saiba quanto pode gastar na compra do imóvel.

Tire um tempo para pensar em cada uma dessas questões com calma e não deixe de considerar também as vantagens de optar por uma casa em condomínio fechado. Vamos compartilhar algumas delas com você a seguir, então siga atento até o final deste conteúdo!

As vantagens de morar em um condomínio fechado de casas

Com a análise daqueles pontos que nós listamos acima, fica muito mais fácil definir suas necessidades e encontrar um caminho mais claro, não é mesmo? Mas se você ainda está indeciso, pode ficar tranquilo: para te ajudar ainda mais e facilitar o processo de escolha e encontrar o lar perfeito para você e sua família, listamos aqui 10 principais vantagens do condomínio fechado de casas. Confira:

1. Muito mais liberdade para você

Ao contrário dos apartamentos, as casas oferecem muito mais liberdade para você e para a sua família no dia a dia. Isso porque a grande maioria dos apartamentos têm regras mais rígidas, exatamente para garantir a boa convivência entre os moradores, já que os imóveis são mais próximos uns dos outros.
Horário para barulho, restrições com relação a animais de estimação e até mesmo regras para realização de obras são alguns exemplos de normas que podem limitar mais a sua autonomia. Apesar de também poder ter regras, o condomínio fechado de casas é bem mais tranquilo, já que as unidades ficam mais distantes uma da outra e as chances de incomodar os vizinhos é bem menor.

2. Privacidade e bem-estar

Diretamente ligado ao item anterior, temos mais uma vantagem importante: a sua privacidade. Como falamos logo no primeiro tópico, um condomínio fechado de casas oferece terrenos mais amplos, o que permite uma distância maior entre um imóvel e outro.
A consequência disso é a garantia não apenas da sua liberdade, mas também da sua privacidade, algo que também é mais limitado em apartamentos, por exemplo. Outro ponto relacionado à privacidade é a vantagem de não receber visitas indesejadas: no condomínio fechado todo mundo precisa passar pela portaria e ser anunciado para o morador, que tem total controle para decidir quem pode ou não entrar.

3. Economia no dia a dia

O custo-benefício de um condomínio fechado é muito atrativo atualmente por diversos motivos. Além de ser um excelente investimento com alto potencial de valorização, as casas em condomínios oferecem muitos benefícios que vão te fazer economizar no dia a dia.
Um exemplo de economia está na área de segurança: como o condomínio já vem com toda essa estrutura pronta, você não precisa tomar nenhuma medida ou ter um custo adicional para garantir a sua proteção no dia a dia. Além disso, as áreas de lazer – cada vez mais completas nos condomínios – oferecem opções para todos os gostos e idades, desde academias até espaços exclusivos para o seu pet, o que evita gastos com essas atividades em locais externos.

4. Praticidade na rotina

O item anterior, nós traz a nossa próxima vantagem: praticidade no dia a dia. Com toda essa estrutura dentro do condomínio, fica muito mais fácil realizar as suas atividades diárias e até mesmo aproveitar momentos de lazer com quem você ama sem nem precisar sair do condomínio para isso!
Qualquer tempo é precioso no meio da correria da semana, não é mesmo? Por isso contar com essas comodidades à disposição tão pertinho de você é muito vantajoso. Assim você gasta muito menos tempo do seu dia se locomovendo e pode viver uma vida mais tranquila, além de economizar com transporte também.

5. Segurança e tranquilidade a qualquer hora

Como já citamos aqui na nossa lista, segurança é um ponto com o qual você não precisa se preocupar quando mora em um condomínio fechado: a estrutura já é projetada com portaria e sistema de segurança para garantir a sua proteção no dia a dia. Com isso, o local conta com controle total sobre quem entra e quem sai da propriedade, tudo sempre passando pelo seu aval.
Essa segurança aliada a infraestrutura de lazer garantem uma vida muito mais tranquila a você e a sua família, que podem aproveitar todas as áreas do condomínio em qualquer horário sem aquela sensação de insegurança.

6. Contato mais próximo com a vizinhança

Apesar de manter a sua privacidade, o condomínio fechado ainda oferece a oportunidade de ter um contato maior com a vizinhança, algo que normalmente não acontece em casas dentro de bairros. Aqui é possível manter uma interação social nas áreas comuns do condomínio, por exemplo.
É uma excelente maneira de criar laços de amizade e até mesmo ter uma rede de apoio para casos de necessidade. Se você vai viajar e não tem com quem deixar seu pet ou precisa de ajuda em uma emergência, por exemplo, pode contar com o apoio do seu vizinho. Além disso, vocês podem combinar um almoço ou jantar para aproveitarem os momentos de lazer, é claro.

7. Localização Privilegiada

Outro ponto que marca os condomínios fechados é a localização privilegiada.
Para executar o projeto, as construtoras estudam toda a região, considerando seu potencial de crescimento, a facilidade de acesso e a oferta de serviços nas proximidades. Tudo isso garante um imóvel muito bem localizado, em uma área com grandes chances de valorização.

8. Infraestrutura de lazer completa

Já falamos que optar por uma casa em condomínio fechado pode te garantir uma estrutura de lazer completa, lembra? Pois é, vamos voltar a este ponto agora para falar sobre algumas opções encontradas nos condomínios atuais.
Partindo dos itens básicos, hoje é muito comum encontrar condomínios com academia, salão de festas, churrasqueira, piscinas e playground para os pequenos. Muito além disso, diversos imóveis já contam também com grandes áreas verdes com espaços para relaxar, brinquedoteca e até mesmo espaços exclusivos para os animais de estimação. Incrível, não é mesmo?
Tudo o que você precisa vai estar a apenas alguns passos de casa, dentro da segurança do condomínio: é muito mais tranquilidade, economia e comodidade para você!

9. Sem estresse com manutenção

Falamos muito sobre as vantagens de ter uma área de lazer, mas os condomínios fechados oferecem outro benefício neste quesito: você não precisa se preocupar com a manutenção desses espaços! Essa parte de reparos e limpeza fica toda por conta de equipes contratadas pelo condomínio.
Se você optasse por uma casa em um bairro comum, todos os gastos e tempo gasto com manutenções seriam por sua conta. Além disso, muitos imóveis não oferecem metade dessas opções de lazer, portanto se você quisesse alguma deles, teria mais um custo extra para construí-las.

10. Qualidade de vida garantida

Bom, com todos os itens citados até aqui já deu para perceber que a sua qualidade de vida pode aumentar muito morando em um condomínio fechado de casas, não é mesmo? Todas as comodidades, a segurança e o bem-estar proporcionado pelas opções de lazer, pelo sentimento de pertencer a uma comunidade e pela proteção oferecida são essenciais para que você e sua família possam viver com tranquilidade.

Ufa, são muitas vantagens! Não há dúvidas de que morar em condomínio fechado é uma ótima escolha, agora você precisa considerar todas as informações deste post para encontrar o cantinho perfeito para você!


Rolar para cima