Financiamento imobiliário, financiamento caixa, imóveis

Caixa Habitação: o que é e quem pode usufruir?

Você sabia que a Caixa Econômica Federal tem uma linha de crédito especializada para o financiamento de imóveis para famílias de renda mais modesta? Então, saiba como funciona o Caixa Habitação.

Neste artigo vamos explicar como funciona e quem pode usufruir deste benefício do parcelamento simplificado.

O que é Caixa Habitação?

Caixa Habitação consiste em programa de moradia social que facilita o acesso à moradia para família de baixa renda. O crédito do Caixa Habitação pode ter mais destinos além da compra de um imóvel.

Este programa possibilita que o valor seja usado para reformas, construção, imóvel comercial e para o parcelamento de imóveis novos, na planta ou usados. Além disso, o programa funciona em parceria com o programa Casa Verde e Amarela.

Ele abrange 4 modalidades de financiamento e o objetivo é ajudar a maior quantidade de pessoas possível a realizar o sonho da casa própria. Para você entender melhor as 4 modalidades de financiamento trouxemos a definição de cada uma aqui abaixo, veja:

Crédito Imobiliário Poupança CAIXA

Nesta modalidade de financiamento o juros do seu financiamento imobiliário irá acompanhar a porcentagem de rendimento da poupança. A taxa que será acrescida será fixa e pode variar de valor de acordo com o perfil do cliente.

O Crédito Imobiliário Poupança Caixa é pós-fixado e corrigido pela TR, neste caso o valor não é composto ou atualizado de acordo com os juros mensalmente.

Crédito Imobiliário com TR

Essa é uma das modalidades mais tradicionais do mercado, onde o valor de contrato pode ser atualizado de acordo com a taxa de juros referencial.

Crédito Imobiliário com Taxa de Juros Fixa

Neste modelo de financiamento o cliente terá acesso aos valores de parcela do começo ao final do financiamento. Sendo assim, vale dizer que neste caso a taxa de juros é fixa e fornece um parcelamento de valor previamente estipulado.

Crédito Imobiliário com IPCA

Neste modelo de financiamento a atualização do valor mensal será sempre pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Pode-se dizer que o valor do saldo devedor também pode ser atualizado de acordo com essa atualização de taxa.

O valor de prestação apresentado nas simulações será sempre modificado de acordo com essa taxa, por esse motivo o valor não pode ser pré-definido.

Posso financiar um lote residencial com o Caixa Habitação

Sim, o financiamento pode ser usado em lotes residenciais e a Caixa Habitação possibilita que o crédito também seja usado na construção do imóvel.

Neste caso, será necessária uma conferência inicial das condições e regularidades do lote para aquisição e início da construção como planta, certidões, entre outros documentos importantes para a disponibilidade deste financiamento.

O FGTS também pode ser utilizado durante o pagamento do Lote autorizado pelo Caixa Habitação. O FGTS pode ser utilizado em 3 casos: quitação de parcelas, abatimento na entrada do imóvel ou lote e quitação ou diminuição do valor da dívida.

A Caixa ainda trabalha com linhas de crédito específicas para cada perfil de cliente, para analisar este perfil é necessário visitar o site e fazer uma simulação respondendo às perguntas e a melhor linha de crédito será indicada conforme as suas condições de pagamento, renda e valor de entrada.

Como posso fazer a comparação entre as modalidades de financiamento?

A comparação pode ser feita no próprio site da Caixa no local de simulação de crédito. Lá você poderá verificar quais são os juros e os valores trabalhados por cada uma das modalidades de crédito imobiliário da Caixa.

Quando você acessa o link de simulação e preenche com seus dados, você tem acesso a todas as modalidades de crédito, os valores de parcela de cada uma delas atualizadas com os juros atuais e as condições de taxas de cada uma.

Assim, você também conseguirá uma definição da melhor linha de crédito para o seu perfil de comprador, por exemplo, uma pessoa que possui poupança na Caixa pode ter mais vantagens em uma modalidade de financiamento atualizada de acordo com os rendimentos da poupança, enquanto outro perfil pode ser mais vantajoso as parcelas decrescentes.

Desta forma você pode fazer as comparações e analisar qual delas é melhor para o seu tipo de compra e formato de pagamento como cliente.

Quais pessoas podem ter acesso ao Caixa Habitação?

Todos podem ter acesso ao Caixa Habitação, contudo, é preferencial lotes, apartamentos, imóveis na planta ou imóveis usados todos regularizados com documentação, impostos e plantas em dia.

Além do acesso ao financiamento ser facilitado de acordo com essa documentação também trará mais segurança no ato da compra para você. Vale lembrar que a Caixa não aceita o financiamento imobiliário se faltar qualquer documentação da lista deles.

O processo de entrada no Caixa Habitação pode ser feito pelo site ou aplicativo da Caixa, onde primeiramente você faz uma simulação, depois uma análise de crédito, entrega da documentação e por fim a habilitação de crédito de acordo com o objetivo.

Além disso, no valor da parcela pode ser agregado seguro e encargos, por isso, a importância de fazer uma simulação e uma análise aprofundada das condições e valores do financiamento.

Como essa linha de crédito pode ser usada de diferentes formas, ela também conta com a possibilidade de amortização no valor de contrato com o FGTS ou até mesmo com o valor da poupança. Assim, você poderá diminuir cada vez mais o valor restante a ser pago do contrato de financiamento.

Por fim, atente-se aos detalhes de escolha do seu imóvel para que a decisão certa seja tomada e que você consiga realizar o sonho da casa própria também.


Rolar para cima