compra de apartamento, parcelamento, casa nova

Como saber o momento certo de comprar um apartamento?

Escolher um apartamento novo nem sempre é missão fácil, mas, além disso, precisamos saber qual o momento certo de fazer essa compra. Considerar fatores como: condições de pagamento, inflação, números de membros da família, falta de espaço, entre outras coisas podem ser os motivadores dessa nova escolha.

Nosso artigo hoje irá colocar em pauta todos esses pontos para você ficar em alerta e saber qual o momento ideal para fazer essa mudança e realizar o seu sonho da casa própria. Então pegue papel e caneta e anote todas essas dicas.

Posso comprar como investimento?

Sim, pode! Inclusive no ano de 2022 o mercado imobiliário vem crescendo muito e com o apoio da inflação os rendimentos estão cada vez maiores. Várias pessoas que não apostavam na renda fixa como aluguel, começaram a investir por conta das condições do mercado.

Outro ponto interessante é que os imóveis dificilmente desvalorizam, bem pelo contrário. Comprar um apartamento em um condomínio com lazer completo, pode significar uma venda garantida e bem valorizada no futuro.

A aposta em imóveis tem crescido muito e movendo várias pessoas para este objetivo. O imóvel funciona como uma forma de renda fixa vitalícia, pois você sempre terá pessoas interessadas em alugar ou até mesmo comprar, caso essa seja a sua vontade.

Vida financeira estabilizada:

A vida financeira é um grande motivador ou desmotivador para aquisição de bens como: apartamentos, carros, entre outros. Portanto, ter uma vida financeira estável pode ser o seu gatilho para procurar um imóvel, seja para sair do aluguel ou até mesmo mudar para um espaço maior.

O parcelamento de um imóvel pode ser um fator determinante nesta estabilidade financeira, por isso, muitas pessoas pensam muito antes da aquisição de um apartamento. Esse processo de escolha envolve cálculos e muitos cortes de gastos.

A vida financeira estabilizada impacta positivamente na aquisição de um apartamento, pois será com base no valor recebido mensalmente que as parcelas serão pagas. Portanto, saiba que com a certeza e segurança financeira esse pode ser um passo interessante a ser dado.

Família aumentando:

Muitas vezes com o aumento de pessoas na família pode também contribuir para escolha de uma nova moradia. Casais com filhos optam por se mudarem para um apartamento em condomínio, por ter muito mais lazer e segurança.

Portanto, o espaço físico conta bastante para esse processo decisivo. Comprar um apartamento com cômodos amplos, excelente distribuição do espaço e boa circulação faz sim, toda a diferença na vida das pessoas que estão atrás de uma casa nova.

Para pessoas que buscam mais espaço, o mercado imobiliário é vantajoso no ato da disponibilidade de parcelamento para apartamentos maiores e mais equipados, trazendo mais liberdade e lazer para todos os membros da família.

Difícil acesso ao centro ou retorno para casa:

Quando compramos uma casa sempre devemos considerar o acesso à ela e a rotina de ir e vir do trabalho. Além disso, facilidades como: bancos, escolas, hospitais, entre outros podem ser motivadores para você se mudar.

O difícil acesso pode colocar um limite de permanência em uma determinada residência. Praticidades como transporte, bancos, hospitais e escolas também idealizam o seu momento de escolher uma moradia.

Quanto mais próxima à residência de locais como esses, mais fácil será o acesso a ela. Isso também pode influenciar no momento da escolha, por isso uma boa localização fará toda a diferença na sua vida.

Esse fator pode colocar um limite na sua permanência em locais muito reservados e até mesmo locais bem distantes do centro.

Análise de custo benefício a longo prazo:

Poucas pessoas pensam que o valor do aluguel, atualmente, pode ser o mesmo de um parcelamento de imóvel. Portanto, escolher pagar mensalmente o que já será seu, pode ser mais vantajoso do que pagar aluguel.

Se hoje você passar para fazer as contas e chegar a conclusão que o valor do seu aluguel é o mesmo valor do parcelamento, pode ser que a substituição possa funcionar bem melhor. Isso porque no parcelamento você irá pagar algo seu e que ficará para os seus filhos no futuro.

Já no aluguel, você paga apenas para permanecer no espaço de outra pessoa, isso mensalmente, tendo como reajuste anual o proporcional de inflação e outras tantas taxas. Neste caso, a longo prazo, compensa você investir no seu apartamento e sair de uma vez do aluguel.

Por fim vale dizer que o momento certo de comprar um apartamento será determinado pela sua necessidade como pessoa, os fatores que te levarão a selecionar o apartamento ideal também.

Lembrando que quanto maiores as facilidades de acesso às escolas, transporte, hospitais, entre outros ajuda na sua escolha. Uma área de lazer também pode ser fundamental neste mesmo quadro de família grande ou até famílias com pets.


Rolar para cima