Veja como fazer um jardim gastando pouco dinheiro

Como fazer um jardim gastando pouco dinheiro? Confira 8 dicas para se inspirar

À primeira vista, fazer um jardim gastando pouco dinheiro pode parecer um grande desafio, mas é totalmente possível. Basta reunir um pouco de criatividade e planejamento para idealizar seu espaço, seja numa casa com quintal ou apartamento com varanda.

De qualquer forma, é normal que você faça buscas na internet para obter uma ajuda extra. Portanto, resolvemos criar este conteúdo com algumas dicas super valiosas para montar um jardim gastando pouco. Vamos lá?

Leia também: Rede de descanso no apartamento é possível? Veja dicas para aplicar no seu apartamento também

O que é necessário para criar um jardim?

Para criar um jardim, é necessário considerar alguns elementos fundamentais para o seu planejamento, instalação e manutenção.

1. Planeje com antecedência

Em primeiro lugar, é preciso que você faça um esboço do seu jardim e decida o que quer plantar, onde colocar as plantas, caminhos e outras estruturas. Isso ajudará a evitar gastos desnecessários e compras por impulso.

Além disso, é importante saber a dimensão do espaço destinado ao tão sonhado jardim. Se você mora em um apartamento, pode reservar parte da varanda para as plantas.

2. Escolha plantas adequadas ao clima e solo

como fazer um jardim gastando pouco dinheiro confira 8 dicas para se inspira foto 1r
Depois, é importante que você opte por plantas nativas da sua região, pois elas geralmente são mais adaptadas ao clima e solo local, exigindo menos cuidados e gastos com fertilizantes e pesticidas.

Desse modo, cidades interioranas costumam dispor de solos mais férteis para montar um jardim no quintal, por exemplo. Por falar nisso, se você busca por uma casa em um condomínio fechado no interior paulista, a Cataguá Construtora está aqui para realizar o seu sonho!

Para conferir o nosso catálogo de imóveis, clique aqui!

3. Propague plantas por meio de sementes e mudas

Comprar sementes e mudas é mais econômico do que adquirir plantas adultas. Você pode propagar algumas espécies facilmente a partir de sementes ou cortes, como ervas, flores e hortaliças.

Nesse sentido, ter uma horta caseira é excelente para quem deseja diminuir o consumo de alimentos com agrotóxicos e alimentos industrializados sem comprometer parte do orçamento mensal com essa mudança de dieta.

4. Use materiais reciclados

como fazer um jardim gastando pouco dinheiro confira 8 dicas para se inspira foto 2
Do mesmo modo, reaproveite materiais, como pneus, caixotes de madeira, garrafas plásticas, latas, entre outros, para criar vasos e estruturas para o jardim. Uma casa sustentável envolve também encontrar formas de minimizar a produção de resíduos.

Por falar em casa sustentável, você já ouviu falar em condomínio sustentável? Esta nova modalidade do mercado imobiliário vem ganhando cada vez mais preferência entre os compradores de imóveis.

Se deseja saber mais sobre a novidade, clique aqui para conhecer os condomínios sustentáveis da Cataguá Construtora no interior de SP!

5. Compre em época de promoções

Aproveite promoções em viveiros, lojas de jardinagem ou supermercados para adquirir plantas e insumos com desconto. Comprar itens para sua dispensa dentro do próprio condomínio, sem ter que ir de carro e se locomover até um comércio, é um super diferencial de alguns condomínios. Este é mais um investimento da Cataguá para seus empreendimentos!

6. Compostagem

como fazer um jardim gastando pouco dinheiro confira 8 dicas para se inspira foto 3
Nesse ínterim, criar uma composteira doméstica é fundamental para produzir adubo orgânico rico em nutrientes para suas plantas. Isso reduzirá a necessidade de comprar fertilizantes.

7. Crie espaços multifuncionais

como fazer um jardim gastando pouco dinheiro confira 8 dicas para se inspira foto 4
Planeje seu jardim para servir a múltiplos propósitos, como área de lazer, horta, espaço para relaxamento, etc. Isso permitirá um melhor aproveitamento dos recursos investidos. Escolha um local adequado para o jardim, considerando a disponibilidade de luz solar, o tipo de solo e a proteção contra ventos fortes, se possível.

8. Cuide bem das plantas

Manter suas plantas saudáveis ​​e bem cuidadas garantirá que você não precise gastar dinheiro substituindo-as frequentemente. Isso significa que você deve regá-las e deixar com que peguem sol.

Lembre-se de que um jardim bonito é o resultado de paciência e dedicação ao longo do tempo. Comece com o que você pode pagar no momento e vá incrementando conforme seu jardim se desenvolve e suas possibilidades aumentam.

Conclusão

Por último, ressaltamos que é importante respeitar a distância entre as plantas, assim elas podem se desenvolver e crescer corretamente. Esperamos que essas dicas tenham te ajudado e estimulado a fazer um jardim gastando pouco dinheiro em sua casa!

Gostou do texto? Confira outros como esse no blog da Cataguá!


Converse por Whatsapp
Rolar para cima