condomínio fechado de casas ou apartamento

Condomínio fechado de casas x apartamento: qual escolher?

Quando decidimos investir em um novo lar, precisamos considerar uma série de questões para garantir um imóvel capaz de suprir as nossas necessidades, atender aos nossos desejos e trazer comodidade no dia a dia. Dentre as decisões a se tomar neste momento, a dúvida entre optar por um condomínio fechado de casas ou apartamento pode surgir.
Se isso aconteceu com você, não se preocupe: hoje vamos focar nestes dois tipos de imóveis e compartilhar as vantagens de cada um para que você possa analisar de maneira mais clara a melhor opção para você.
Pronto para descobrir qual será o seu novo lar? Então siga a leitura com a gente!

Condomínio fechado de casas ou apartamento: como escolher?

Ao longo deste post, vamos compartilhar as vantagens de cada um desses tipos de imóvel, mas é importante destacar que você deve considerar outros fatores na hora de escolher o seu novo lar.
Para decidir qual é a melhor opção entre condomínio fechado de casas ou apartamento, você precisa ter alguns pontos bem definidos. Confira quais são os principais pontos que você precisa colocar na balança no momento da escolha:

  • Considere seu estilo de vida e suas necessidades

    Seu lar deve ser um espaço voltado para o seu bem-estar, proporcionando conforto e aconchego, por isso é essencial entender suas necessidades. Faça uma reflexão bem simples consigo mesmo: o que é preciso para você viver bem neste novo imóvel?
    Considere as comodidades que você deseja ter como supermercados próximos, padarias, escolas, distância até o trabalho ou outros pontos relevantes no seu dia a dia. Além disso, pense no seu estilo de vida atual e busque imóveis dentro dessa realidade: famílias com crianças pequenas podem priorizar segurança e áreas de lazer, já jovens que vão morar sozinho podem buscar praticidade e espaços mais compactos, por exemplo.
    A partir daí será mais fácil definir qual tipo de imóvel você busca e assim buscar as opções que melhor atendam suas expectativas e necessidades.

  • Defina um orçamento

    Depois de entender o que você procura para o novo lar, é hora de pesquisar e organizar as finanças. O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado para descobrir a média de preço nas regiões de sua preferência.
    Para isso, tenha em mente o tamanho de imóvel e as comodidades desejadas no condomínio. Consulte imobiliárias e construtoras para encontrar as melhores opções.
    Além disso, é preciso organizar as suas finanças e definir um orçamento para a compra da casa nova. Fique por dentro dos valores de mercado e busque pela melhor opção de custo x benefício.

  • Visite os espaços

    Orçamento definido, é hora de buscar imóveis dentro dessas possibilidades e analisar cada uma das opções de pertinho para saber qual delas pode se tornar o seu novo lar. Procure fazer as visitas pessoalmente sempre que possível.
    Apesar de muitas imobiliárias e construtoras oferecerem diversas ferramentas online para conhecer o imóvel, a visitação permite uma análise complementar às fotos e aos vídeos. Assim você pode verificar todos os detalhes tanto do imóvel em si, quanto das instalações do condomínio – seja ele vertical ou horizontal.
    O objetivo durante essas visitas é analisar as condições do imóvel e a infraestrutura oferecida pelo condomínio, como área de lazer, portaria e outros espaços comuns. Quanto aos imóveis comprados na planta, não se preocupe: visite o decorado e tire todas as dúvidas sobre as áreas comuns do condomínio com a construtora.

  • Analise o potencial de valorização do imóvel

    Essa dica pode parecer irrelevante agora, mas no futuro pode fazer toda a diferença. Comprar um imóvel é também um investimento, por isso não deixe de considerar o potencial de desenvolvimento da região na qual ele se encontra.
    Isso vai impactar diretamente na valorização do imóvel ao longo dos anos e pode oferecer uma segurança financeira para a família. Seu novo lar será um patrimônio pessoal com grandes chances de gerar bons lucros no futuro.

Vantagens do condomínio fechado de casas

Ao considerar os fatores listados acima, você pode encontrar bons imóveis, tanto entre os condomínios fechados de casas quanto em apartamentos, por isso é importante considerar também a vantagem de cada modelo de imóvel.
Para começar, vamos te contar os principais benefícios para quem escolhe morar em um condomínio fechado de casas. Confira:

1. Privacidade

Uma das principais vantagens do condomínio fechado de casas é a privacidade. Enquanto os apartamentos ficam mais próximos uns aos outros, o condomínio residencial conta com o benefício de construções e terrenos mais amplos, garantindo maior distância entre você e o seu vizinho.
Se você prefere locais mais silenciosos e preza por uma privacidade maior no dia a dia, o condomínio de casas pode ser a melhor opção para você. Além disso, vale destacar que o controle de acesso a visitantes fica sob seu critério: você sabe quem chega e pode decidir quem entra, sem o risco de receber visitas indesejadas, como pode acontecer em casas comuns.

2. Comodidades e lazer

Os condomínios fechados são conhecidos pela sua ampla oferta de comodidades e opções de lazer, por isso também levam a fama de apresentarem preços elevados. Apesar disso, o que pouca gente sabe é que, hoje, é possível adquirir uma casa em condomínio fechado com valores atrativos e tudo isso sem perder a infraestrutura de lazer.
As construtoras buscam cada vez mais proporcionar imóveis acessíveis aos brasileiros, criando projetos incríveis com condições de pagamento facilitadas e preços mais atrativos. Com foco e um bom planejamento, você pode investir em um condomínio com tudo o que sempre sonhou: piscina, área gourmet, academia e playground são alguns dos espaços mais comuns.
Com o tempo, os condomínios tendem a oferecer cada vez mais comodidades aos seus moradores. Para se ter uma ideia, a Cataguá Construtora incluiu um mercado conveniência 24h, piscinas com temperatura regulável, quiosques com forno de pizza e lareira externa, área para piquenique e muito mais em seu lançamento na cidade de Piracicaba: o condomínio fechado de casas Reserva Taquaral. Impossível não se apaixonar, não é mesmo?

3. Segurança

Outra grande vantagem dos condomínios fechados é a segurança. Além de ter o controle sobre quem pode ou não ter acesso a sua casa, você ainda pode viver tranquilo sabendo que mora dentro de um espaço totalmente privado e bem protegido.
Os condomínios de casas costumam contar com excelentes sistemas de segurança na portaria, garantindo assim o controle de quem entra e quem sai da propriedade – tanto veículos, quanto pedestres.
Além disso, muitos espaços contam com monitoramento por câmeras e outras ferramentas tecnológicas para aumentar a segurança dentro do condomínio e garantir a tranquilidade dos moradores no dia a dia. Essa tranquilidade resulta também em mais liberdade, pois você vai conseguir aproveitar toda a estrutura do condomínio em qualquer horário e sem aquela sensação de insegurança.

4. Imóveis mais amplos

Quando o assunto é tamanho, as casas levam vantagem sobre os apartamentos. Com mais espaço disponível, as construções podem ser maiores e a área externa livre também pode ser mais ampla.
A opção de contar com cômodos mais amplos e um espaço privativo que nem todos os apartamentos oferecem pode ser um fator decisivo para algumas pessoas. Se você tem uma família grande ou um pet de grande porte, por exemplo, sabe o quanto essa metragem extra é importante, não é mesmo?
Por outro lado, se você mora sozinho, talvez esse espaço extra não seja tão uitilizado. Nestes casos, talvez seja muito mais prático e funcional morar em um apartamento, como veremos a seguir.

Vantagens do apartamento

Agora que você já conhece os benefícios do condomínio de casas, é hora de conferir as vantagens do apartamento para colocar tudo na balança depois. Preparado? Então, vamos descobrir os pontos positivos deste tipo de imóvel:

1. Localização

Os condomínios fechados de casas normalmente costumam ficar em regiões um pouco mais afastadas. Já os apartamentos podem ser encontrados em áreas mais próximas a pontos de interesse da cidade.
Esse ponto pode ser relevante para algumas pessoas por questões de trabalho, escola ou proximidade com parentes e amigos, por exemplo. Por isso é sempre importante verificar se isso é uma prioridade para você e ponderar sobre o que você deseja ter por perto.

2. Segurança

Assim como nos condomínios de casas, a segurança é destaque nos apartamentos. Com portaria 24 horas, controle de acesso de veículos e pedestres, sistemas de segurança e monitoramento cada vez mais avançados, estes dois tipos de imóveis oferecem muito mais tranquilidade a você.
Neste ponto, os dois são bem parecidos e oferecem características similares, sempre com o objetivo de proporcionar o máximo de segurança aos moradores. Vale a pena verificar como funciona o sistema de segurança em cada condomínio para encontrar as opções que te fazem sentir mais confortável.
Ainda em relação a segurança, a maioria dos condomínios de apartamentos conta com sistemas capazes de acompanhar a movimentação em todas as áreas do prédio, assegurando a sua tranquilidade.

3. Plantas funcionais

Mesmo que menores, os apartamentos estão cada vez mais funcionais. As plantas são projetadas para proporcionar conforto, praticidade e comodidade aos moradores, por isso possuem cômodos cuidadosamente planejados.
O conceito de ambientes integrados é uma grande tendência neste tipo de imóvel, trazendo mais modernidade aos espaços e ainda garantindo um layout com excelente distribuição.

E então, já decidiu qual é a melhor opção para você? Esperamos ter facilitado essa escolha tão importante, mas se precisar de mais uma ajudinha é só conferir outros conteúdos aqui no blog da Cataguá: nossos posts estão cheios de dicas exclusivas feitas especialmente para você!


Rolar para cima